Fauna nas imediações da Usina Uruaçu é monitorada

Todos os exemplares capturados foram identificados e passaram pelo processamento usual de biometria, registro fotográfico e pesagem. Em seguida, foram soltos na área de coleta. Moradores da região foram ouvidos sobre visualização de serpentes, crocodilianos e tartarugas.

 

Foram estabelecidos seis pontos de coleta de amostras, em raio de aproximadamente um quilômetro – Fotos: Divulgação

 

 

A fauna das imediações da Usina Uruaçu – que inclui todos os animais vertebrados terrestres e aquáticos, além de insetos –, foi monitorada. O trabalho visou mensurar os possíveis impactos a estes animais advindos da operação da unidade.

Durante seis dias de atividades, uma equipe especializada avaliou a fauna na área de influência direta da Usina. Foram realizadas varreduras com coletas de algumas espécies de répteis e de anfíbios nas margens de rios e córregos, lagoas e brejos da região, que é composta por propriedades rurais com lavouras e pastagens e também por áreas de vegetação original.

Foram estabelecidos seis pontos de coleta de amostras, em raio de aproximadamente um quilômetro. Todos os exemplares capturados foram identificados e passaram pelo processamento usual de biometria, registro fotográfico e pesagem. Em seguida, foram soltos na área de coleta.

 

Moradores ouvidos

Além disso, a equipe de monitoramento de fauna da Usina Uruaçu verificou com os moradores da região sobre a visualização de serpentes, crocodilianos e tartarugas.

“O monitoramento da fauna tem como objetivo avaliar a fauna na área de influência das atividades da Usina, visando minimizar os impactos e as possíveis alterações que possam afetar os padrões ecológicos na área, principalmente ambientes naturais e nos recursos hídricos”, explica a técnica de meio ambiente da Usina, Renata Batistela Lopes.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!