Eventos homenageando as mulheres se sucedem

Entre as opções da extensa programação especial em comemoração ao mês da mulher, eventos com entradas francas.

Com acesso gratuito ao público, o Flamboyant Shopping oferecerá apresentação do coral Musical Clave de Sol em homenagem às mulheres – Foto: Divulgação

 

Milhares de eventos versando sobre o Dia Internacional da Mulher ganharam, ganham e ganharão praticidade dentro de março nas cidades brasileiras. Em Goiás, são centenas.

Nas atividades das iniciativas pública, privada e do Terceiro Setor, reconhecimento relevante em favor delas, com a presente reportagem abordando algumas poucas.

 

Prefeitura da capital

A Prefeitura de Goiânia, segundo informações de distintas Pastas Municipais, realiza eventos em todas as semanas de março. Via Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), contendo palestras, cursos profissionalizantes e atendimentos especiais para o público feminino. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) oferta quatro eventos musicais especiais, todos sem cobrança de ingressos. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) preparou blitz educativa, com a Patrulha Mulher Mais Segura

Isso, desde a data inicial do mês, quando da promoção de um aulão de defesa pessoal para as mulheres na sede do Paço Municipal. Em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), foi oportunidade para as alunas aprenderem a ficar atentas em situações perigosas e a como agir em caso de ataques.

Na sexta 8, o Residencial Buena Vista sediou programação envolvendo atendimentos jurídicos e psicológicos, terapias complementares e serviços de saúde – vacinas, aferição de pressão arterial, prevenção de saúde bucal, eletrocardiograma, orientações sobre saúde, entre outros.

Indo até dia 28 de março, quando a Secretaria da Mulher, em parceria com a Guarda GCM), fará panfletagem na sede da rodoviária de Goiânia, visando combater a importunação sexual durante viagens de ônibus.

O Executivo da capital antecipa que será lançada na conta da Secretaria da Mulher na Rede social Instagram a série Mulheres inspiradoras’, sobre mulheres que, alguma forma, inspiram outras.

A Secult preparou quatro eventos especiais e gratuitos para celebrar a data neste fim de semana. Sobre o sábado, às 14h, a edição pioneira de 2024 do Encontro Clássicos Goiânia na praça do Sol, onde estarão expostos carros antigos (à tarde, show com Cida Araújo e Banda. No domingo 10, às 11h, tem Tenda Cultural da Feira de Antiguidades com a banda Best Remember. “Uma data muito especial que merece ser comemorada em grande estilo”, celebra Zander Fábio, secretário municipal de Cultura.

 

Secult Goiás

Domingo no mesmo horário, Concerto Especial Dia da Mulher, com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, no Teatro Goiânia. Na regência, a maestrina convidada Katarine Araújo, com execução de melodias de compositores que marcaram a história, a exemplo de Amy Beach, que enfrentou o conservadorismo do próprio País e da época vigente, para desenvolver sua arte. Ela é licenciada em piano e mestre em regência pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

A iniciativa, com entrada gratuita (sujeita a lotação da unidade da Secretaria de Estado da Cultura [Secult Goiás]), propõe mostrar a força crescente das mulheres na cena da música clássica. De modo especial nas orquestras, universo que as mulheres têm ocupado cada vez mais.

 

Flamboyant

Também na capital, vozes femininas celebram tais dias de homenagens, no piso 3 do Flamboyant Shopping. O público que visitar sua sede no domingo, poderá conferir gratuitamente o coral Musical Clave de Sol, sob trilha sonora comandada por mulheres a partir das 18h e entrada franca.

A organização pontua se tratar de celebração a vozes femininas impecáveis e seleção de canções que marcaram épocas, escritas ou eternizadas por vozes femininas icônicas.

As dez vocalistas mulheres interpretarão repertório com músicas das décadas de 1950-2020. Clássicos atemporais, como Tico Tico No Fubá, hits definindo gerações tipo Estúpido Cupido/Banho De Lua (anos 1950), Garota de Ipanema (década de 1960) e Dancing Queen, mais I Will Survive (anos 1970). Mais? Maria Maria, Say A Little Prayer For You e Diamonds, fora outras pérolas.

Da Comunicação do espaço: o evento tem a proposta de emocionar e interagir. Presença de personagens caracterizadas de mulheres notáveis em suas áreas: Carmem Miranda, Rita Lee e Golden Woman, outros, resultando em experiência inspiradora, capaz de tocar diferentes gerações e relembrar nomes que marcaram época. Gerente de marketing do Flamboyant, Maíra Garcia frisa ser uma honra celebrar a “data tão importante com uma apresentação que reconhece e valoriza o papel fundamental das mulheres na música e na sociedade ao longo de décadas. Este tributo é uma expressão de nosso respeito e admiração por todas as mulheres”.

 

Correios

Na sexta-feira, 8 de março, ápice das comemorações do Dia Internacional da Mulher, os Correios lançaram ferramenta de combate à violência contra a mulher: um canal de denúncia em seu APP, possuindo conexão direta via WhatsApp ou ligação para o Ligue 180, serviço de utilidade pública do governo federal que recebe denúncias de violações contra as mulheres e encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes, monitorando o andamento dos processos. “Como empresa pública presente em todo o País e proprietária de Canais que registram milhões de acessos por dia, decidimos transformar o aplicativo Correios em mais uma ferramenta de combate à violência contra a mulher”. Palavras de Fabiano Silva dos Santos, presidente da estatal.

A ação possibilita que as mulheres em situação de violência possam pedir ajuda sem chamar a atenção do agressor por meio do APP Correios, hoje agrupando 3,7 milhões de usuários ativos mensais e 320 milhões de acessos por mês.

O auxiliar do presidente da República Lula (PT) arremata: “Essa iniciativa importante dos Correios se alinha com a Agenda Transversal de Mulheres no Plano Plurianual de 2024 a 2027, que foi lançada pelo governo federal no início do mês e prevê, entre outras metas, a redução de mortes violentas de mulheres nas residências em 16% até 2027”.

A nova versão do aplicativo, que está disponível para download na App Store e na Google Play, também detém outras novidades, como a possibilidade de compra de certificado digital.

Em Uruaçu, cidade do Norte de Goiás e sede da filial do JORNAL CIDADE, a sexta 8 foi marcada pela realização de atividades especiais da parte da Prefeitura (por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o ônibus do Programa Saúde em Movimento, projeto empreendido pelo casal de deputados/do PDT Flávia Morais [federal] e doutor George Morais [estadual]).

Contabilizando mais de 800 atendimentos, a organização se vê satisfeita por ajudar tantas pessoas com os serviços gratuitos, entre os quais exames de ultrassonografias gestacionais, abdominais, mamárias e endovaginais. A Pasta da Saúde disponibilizou, ao mesmo tempo, o Espaço da Saúde, com atendimento médico especializado, realização de exames e aplicação de vacinas. Ainda, o Espaço da Beleza, Moment Dance e sorteio de vários brindes diversos, além de deliciosa galinhada pantaneira.

Entre os presentes, também: o prefeito Valmir Pedro, a primeira-dama Anne Lígia, secretários municipais, vereadores e centenas de populares e usuários, especialmente mulheres de baixo poder aquisitivo.

 

(Reportagem [com informações das áreas da Comunicação das representações listadas na publicação]: José Marcelo, estagiário do JORNAL CIDADE em convênio com a UniAraguaia [Goiânia-GO.])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!