Durante o programa Caiado ao vivo, transmitido via Facebook em 21 de setembro, o candidato foi questionado a respeito do término das obras do Hospital de Uruaçu. Trata-se do Hospital Estadual Geral e Maternidade de Uruaçu (Hemu) Maria Pires Perillo (nome definido pela atual gestão estadual).
Entusiasta da proposta de regionalização da saúde em Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas), que também é médico, afirmou que vai entregar a unidade à população de Uruaçu. “Eles prometem, recomeçam a construção e depois do período eleitoral encerram as atividades. Vou terminar as instalações do Hospital e colocar em funcionamento rapidamente. Estarei no centro cirúrgico para fazer a primeira cirurgia da unidade”, se comprometeu o senador.
Caiado acusou os adversários de inventarem mentiras para, de forma desleal, tentar atingir a campanha da coligação A mudança é agora. “Ao invés de apresentarem propostas ou cumprirem com a palavra daquilo que prometeram ao Estado, eles ficam inventando mentiras. Vou fazer a regionalização da saúde e colocar o Hospital de Uruaçu para funcionar”, afirmou o senador. De acordo com o parlamentar, não existe Hospitais em nenhuma região do Estado, o que sobrecarrega Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia, que concentram as principais unidades de saúde de Goiás.
Propostas ousadas de Caiado
Caiado tem propostas ousadas para descentralizar e regionalizar as ações e serviços de saúde, com o intuito de levar médicos e atendimento especializado ao interior do Estado. Além da casa de saúde da cidade nortense (que teve a primeira etapa inaugurada em 6 de julho último, de obras em andamento neste setembro, mas sem jamais funcionar), Caiado vai concluir e colocar para funcionar também outras unidades regionais, como o Hospital de Santo Antônio do Descoberto, em construção e, o de Águas Lindas de Goiás, que foi inaugurado incompleto. Assumindo o Governo de Goiás, o democrata idealizou implantar 17 Policlínicas, unidades que prestarão serviços básicos, como consultas, exames e tratamento ambulatorial.
Caiado também ampliará a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e construir o Hospital do Coração e o Hospital do Câncer. Pensando na saúde da mulher, o governadoriável pretende criar uma Rede voltada para atendimento especializado, que contará com sete unidades de Diagnóstico e Prevenção de doenças. Cada unidade fixa trabalhará de forma integrada a duas Unidades Móveis de Exame (que percorrerão as cidades fazendo exames de mamografia digital e papanicolau).
Outros concorrentes ao Palácio das Esmeraldas também têm reservado boa parte do tempo para temas que versam sobre a área da saúde.
(Informações, com adaptações: Comunicação/Ronaldo Caiado)
Pediria ao governador que mostrasse sua intenção de apoiar o Hospital de Uruaçu atualmente, o que tenho feito, defendendo o governador.