‘Vamos construir 17 Policlínicas para cobrir todas as regiões de Goiás’, diz Caiado em primeiro debate digital com governadoriáveis

Aproxima-se a data da eleição para governador e, no terceiro debate entre candidatos ao Governo de Goiás, Ronaldo Caiado firmou compromisso de construir 17 Policlínicas para atender todas as regiões do Estado com realização de exames e diagnóstico de pacientes. O democrata ainda se comprometeu com a construção de dois Hospitais especializados. Se manifestando sobre melhor infraestrutura, antevê que seria sem a cobrança de mais impostos.

 

Ronaldo Caiado: “Vamos construir 17 Policlínicas no Estado capazes de fazer vários exames com diagnósticos e a triagem direcionada para que possam ser atendidos” – Foto: Comunicação/Ronaldo Caiado

 

O evento, o primeiro focado nas plataformas digitais e, que reuniu presença de outros embatedores, foi realizado na quinta-feira 30 de agosto, pelos Portais Mais Goiás, A Redação e Diário de Goiás. No debate, o governadoriável enfatizou a urgência da regionalização da saúde, assim como a de se acabar com a dependência de uma regulação para o cidadão ter assistência no Estado. Ainda explicou sua atuação e suas propostas para valorização dos professores e para melhorar a infraestrutura e logística de Goiás, especialmente a ampliação de Ferrovias. O senador também apontou a preocupação em sanear as contas públicas do Estado, motivo de alerta em relatório do Tesouro Nacional e Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO).  Além disso, Caiado afirmou que um governante precisa ter como característica o foco no cidadão.

“O governante tem que ser um cidadão que tem amor ao próximo, que tenha compaixão do povo, que tenha como foco principal o cidadão. É fundamental que o governante tenha sensibilidade de estar conectado o cérebro com o coração para poder governar bem o nosso Estado de Goiás. Acredito, vamos vencer e vamos governar e vamos dar dignidade ao nosso povo. Acreditem”, disse, ao encerrar sua participação no debate.

 

Propostas para a saúde

Em dois momentos, Caiado falou sobre suas propostas para a saúde. Ele anunciou que construirá 17 Policlínicas. “Vamos regionalizar a saúde em nosso Estado de Goiás porque o nosso foco é o cidadão goiano. Vamos construir 17 Policlínicas no Estado capazes de fazer vários exames com diagnósticos e a triagem direcionada para que possam ser atendidos. Vou dar dignidade ao cidadão para ele não viver uma situação hoje em que a única opção que tem é depender de uma regulação num centro, que é Goiânia, Anápolis ou Aparecida [de Goiânia]”, explicou. O democrata ainda se comprometeu com a construção de dois Hospitais especializados.

“Nós vamos ter referência também em dois Hospitais que serão construídos por nós: o Hospital do Coração – “Hoje nós sabemos que problemas no coração matam mais do que acidente de trânsito” – e, o Hospital do Câncer. Esses serão dois grandes balizadores também, duas grandes referências para nós termos aqui qualidade em saúde”, assinalou. Caiado reiterou seu trabalho para levar médicos ao interior e para zerar a fila de 55 mil goianos que aguardam uma cirurgia eletiva.

Ao responder a pergunta de um internauta sobre educação, o governadoriável exaltou a importância da valorização do professor. “Na educação, [o objetivo] é resgatar o salário. Não existe como a professora hoje, ou o professor, ter dignidade de tratamento e condições de trabalhar com um salário irrisório e desrespeitoso como o que recebe nos dias de hoje”, ressaltou.

 

Na CBN: Hospitais Regionais e médicos especialistas para o interior

Permitir que a população de todas as regiões do Estado tenha acesso à saúde de qualidade é o principal compromisso de Ronaldo Caiado com a área. Em entrevista na manhã de 29 de agosto à rádio CBN (Goiânia), o democrata se comprometeu a tirar do papel a proposta de regionalização da saúde e buscar alternativas para levar médicos especialistas às regiões mais carentes de Goiás.

“O nosso primeiro passo em relação à saúde é a regionalização. Algo que o atual governo prometeu e nunca cumpriu. Vamos ter Hospitais Regionais com estruturas capazes de receber pacientes em Estado grave e realizar ali os primeiros procedimentos, inclusive cirurgias. Veja a situação pela qual passa o goiano. Para ter acesso a um leito de UTI [Unidade de Tratamento Intensivo], quem mora em Campos Belos tem de viajar 700 quilômetros até Goiânia”, lamentou.

Segundo consta no plano de governo, a ideia é fazer funcionar, com excelência, as casas de saúde regionais existentes e minimizar os vazios assistenciais identificados nas regiões goianas para serviços de média e alta complexidade, por meio da ampliação da gestão regional e do aperfeiçoamento e ampliação da rede via parcerias com o terceiro setor. Além disso, serão priorizadas a eficiência e a equidade nas ações e serviços prestados, humanizando e melhorando a qualidade do atendimento.

Para que a população tenha acesso à saúde de boa qualidade, o senador Ronaldo Caiado propõe incentivar a ida de médicos para o interior. Hoje 67% de médicos moram na capital. Os especialistas são 66,8% e os generalistas são 33,2% dos médicos que atendem em Goiânia. As regiões mais distantes e menos desenvolvidas de Goiás sofrem com a falta desses profissionais.

“Vamos ter a coragem de apresentar um projeto de lei na Assembleia [Legislativa do Estado de Goiás] para que os médicos especialistas tenham um complemento salarial como incentivo a ir para interior. Além disso, vamos criar as Policlínicas regionais que poderão avançar rapidamente na triagem de pacientes, especialmente os crônicos”, contou.

Outra iniciativa que já fez o compromisso de implantar é a utilização de unidades móveis que possam realizar exames complexos como mamografia e ressonância magnética. “Nas regiões de maior carência vamos levar essas unidades móveis para fazer com que os exames sejam realizados. A saúde é hoje a preocupação da maioria da população”, afirmou.

Leia mais na submatéria.

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação/Ronaldo Caiado)

 

 

Infraestrutura maior, sem cobrança de mais impostos

No debate de 30 de agosto – que contou com a presença de outros disputantes –, o governadoriável Ronaldo Caiado (Democratas) foi também questionado sobre sua atuação na área de infraestrutura. Neste caso, a pergunta adveio do site Diário de Goiás. Ele lembrou sua luta no Congresso para que fosse aprovada Medida Provisória (MP) permitindo direito de passagem na Ferrovia Norte-Sul (FNS), que significa a permissão para que mais de uma empresa transporte produtos em determinado trecho.

“Eu tenho atuado muito em relação a esse tema. Nós aprovamos um projeto de lei no Congresso Nacional que veio da Câmara dos Deputados, dando à Ferrovia Norte-Sul [o eixo entre Palmas e Anápolis] uma prerrogativa que antes não deixava que tivesse o direito de passagem. Para explicar a vocês: não tem direito de passagem esse eixo intermediário que ficava sem o Porto de Itaqui [MA] e sem o Porto de Santos [SP]; ficava na mão de apenas duas empresas, da VLI [VLI Multimodal S.A.] e, da ALL [América Latina Logística; fundida, em 2015, com a Rumo Logística {concessionária liderada pela Cosan}, surge a Rumo]. O que que nós fizemos? Nós apresentamos uma emenda e aprovamos o direito de passagem. É a preocupação que eu tenho”, contou.

O senador garantiu que dará todo apoio para a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste [FICO], que entra pelo Estado do Tocantins, passa por Campinorte e segue até o Norte do País. Na sua opinião, essa linha férrea dará mais competitividade à região de Anápolis. “Ali será um dos grandes eixos modais que teremos no nosso Estado e que terá, da minha parte, todo o apoio. Porque eu vejo a grande recuperação do Estado de Goiás e o desenvolvimento, principalmente da região Norte do Estado, no momento em que adequarmos as Ferrovias com as rodovias que já existem e, com isso, a oportunidade de cada vez mais tornar Goiás um Estado competitivo no cenário nacional.

 

Contas públicas

O candidato da coligação A mudança é agora destacou a preocupação que o futuro governador deverá ter com o saneamento das contas públicas e citou relatório recente do Tesouro Nacional sobre o tema. Caiado lembrou a atual situação do País, que tem 14 milhões de desempregados após 13 anos de PT no poder. Os petistas, naturalmente, discordam da afirmação.

“O que me preocupa neste momento é o relatório que a gente acaba de receber agora do Tesouro Nacional, que mostra Goiás numa situação dramática. É lamentável vermos como o Tesouro Nacional relata as contas públicas de Goiás. E o Tribunal de Contas do Estado de Goiás [TCE-GO] faz ainda algumas determinações muito graves, dizendo que, de acordo com a receita, provavelmente o Governo de Goiás terá dificuldade de poder cumprir as suas metas, comprometendo até a condição de pagamento de seus próprios funcionários”, mencionou.

O senador mostrou-se preocupado com o tempo gasto pelos candidatos para fazer ataques ao invés de apresentar propostas. “Esse espaço é criado para nós apresentarmos propostas”, alertou. Caiado lembrou também a todo o seu trabalho como médico: “Política social eu faço sempre. Sou médico, sou cirurgião, não sou de boca [pra fora]. Eu opero doente carente”, pontuou.

 

Sem impostos

Quando é comentado o ato de ampliar a infraestrutura de uma gestão, pergunta-se a origem dos recursos para tal. Na entrevista de Ronaldo Caiado para a CBN dia 29 de agosto, o mesmo alertou para o fato de seu plano de governo não prever qualquer tipo de aumento de impostos. “Já temos muitas taxas e impostos e cabe ao governante direcioná-los. E será para a mobilidade urbana. Onde fala no plano que terá aumento? Não há nenhuma linha”, reiterou.

O plano do democrata menciona formas de arrecadação já existentes que devem ser usadas como novas fontes de financiamento da mobilidade urbana. Não se trata, portanto, da criação ou majoração de impostos, mas do aproveitamento das receitas já existentes para melhorar a infraestrutura urbana de transporte. A proposta é que sejam também estabelecidas parcerias público-privadas (PPPs) e que o Estado não transfira simplesmente os custos do transporte público ao usuário.

Questionado sobre os incentivos fiscais, Caiado reafirmou em seu plano de governo o compromisso com a manutenção deles e o planejamento de ações a partir deste modelo com foco na geração de emprego e renda. A ideia do democrata é aperfeiçoar a política de incentivos à produção em Goiás, em especial aquelas que implicam em renúncias fiscais e em isenções tributárias. “Proponho que incentivos cheguem também a regiões mais carentes. Vamos redirecionar para que essas regiões tenham também industrialização”, explicou.

A emissora do Grupo Jaime Câmara (GJC) também entrevistou outros governadoriáveis.

 

Caiado é defensor da passagem ampliada na Ferrovia Norte-Sul, com mais empresas utilizando a linha férrea – Foto (Arquivo): Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação/Ronaldo Caiado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!