Especialista avalia crescimento do empreendedorismo no Brasil e dá dicas sobre como começar um negócio

Para Andreia Aguiar Sousa, coordenadora do curso de Administração na Faculdade Anhanguera, planejamento é o passo inicial para qualquer jornada empreendedora.

 

Em 2022 o Brasil alcançou mais de 3,3 milhões de companhias abertas, número que resultou em um saldo positivo de 1,9 milhão de CNPJs. Os dados são do painel Mapa de Empresas, levantamento do governo federal. Além disso, as vendas on-line no Brasil tiveram o maior crescimento da América Latina no ano passado, conforme aponta a Retail X. A pesquisa mostra a movimentação de aproximadamente 49,2 bilhões de dólares em receita, fator que resultou no maior índice de tráfego digital para varejistas do território latino, com 84%. Em relação aos registros anteriores, houve aumento de 8,1 bilhões de dólares.

Segundo Andreia Aguiar Sousa, coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, este crescimento é um movimento natural fomentado principalmente pelo ambiente pós-pandemia. “Um novo cenário se implantou, a busca da população por novos produtos e serviços, oriunda de novas dinâmicas sociais, fazem com o que a abertura de novos modelos de negócios. Os mercados se readaptaram para serem competitivos em um novo ambiente de negócios, o que abre margem para novas funções, novos tipos de serviços e produtos”, analisa.

Empreendedorismo, na visão da especialista, exprime a capacidade visionária de o indivíduo enxergar lacunas no mercado e propor soluções. “Esse contexto exige a habilidade de quebrar paradigmas de negócios e apresentar novas soluções ao mercado. Empreender consiste, basicamente, em apresentar novas opções de resolução para antigos problemas, ou criar oportunidades de negócios que ainda não haviam sido exploradas. Entretanto, não consiste apenas de inspiração, pois trabalho e disciplina são essenciais para se colocar em prática essas novas ideias”, argumenta.

Para a docente, planejamento é o passo inicial para qualquer jornada empreendedora. Andreia Aguiar assinala que análises preliminares de riscos contribuem substancialmente com o aumento da probabilidade de sucesso do negócio. “Essas análises englobam, por exemplo: um levantamento minucioso de todos os custos para iniciar um novo negócio, manter um capital de giro condizente com o porte do negócio, analisar o mercado e verificar se realmente existe demanda reprimida para seu produto ou serviço, além de sempre observar se o produto proposto, possui, de fato, algum diferencial competitivo em relação ao mercado ou segmento onde deseja atuar”.

 

Dicas

Por fim, a especialista dá algumas dicas para quem quer começar um negócio. Confira:

-Identifique um segmento de mercado que você tenha alguma familiaridade e procure um nicho a ser explorado dentro dele;

-Identifique se possui algum diferencial competitivo, se não possuir, será apenas mais um entrando em um mercado que já possui pessoas com a vantagem da experiência no ramo, o que vai dificultar muito a jornada;

-Faça uma análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do seu negócio. Isso vai fornecer informações valiosas sobre a viabilidade do seu negócio;

-Não confie em “achismos”, superstições ou apenas na intuição. A intuição é importante, mas os dados é que são determinantes;

-Já inicie buscando a formalização do seu negócio.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!