Editor-Chefe: Jota Marcelo

Uruaçu, Estado de Goiás, 18 de janeiro 2019

Enel Distribuição Goiás orienta sobre cuidados com a casa durante as férias

Desligar os eletrodomésticos e as lâmpadas pode evitar acidentes e gastos excessivos no consumo de energia elétrica – Foto: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE (Arquivo)

 

Quem costuma viajar no período de férias escolares precisa ficar atento a alguns cuidados ao deixar a casa desocupada. Um dos focos de atenção deve ser os possíveis acidentes com as instalações elétricas, além de gastos com a conta de energia que podem ser evitados. Para garantir uma viagem tranquila do início ao fim, a Enel Distribuição Goiás relembra algumas dicas.

Atenção redobrada com os eletrodomésticos. Os aparelhos elétricos continuam a consumir energia elétrica se ficarem no modo stand by. Para evitar o consumo desnecessário, recomenda-se desligar os aparelhos que não serão utilizados e tirá-los das tomadas. Esse hábito também evita eventuais queimas de aparelhos em razão de descargas elétricas, principalmente nesses meses de verão, quando ocorrem fortes chuvas. No caso de eletrodomésticos que precisam permanecer ligados, é recomendado que a potência seja diminuída. Geladeiras e freezers, por exemplo, como não serão abertos, manterão sua efetividade mesmo com sua potência reduzida.

 

Instalações

Não esqueça de apagar todas as luzes. Além do alto consumo de energia, as luzes acessas durante o dia dão evidências de que a casa está desocupada. A instalação de um temporizador é a solução para quem necessita mantê-las acesas durante a temporada longe de casa. O aparelho pode ser programado para acender e apagar luzes em horários específicos, escolhidos pelo morador. Outra opção é o sensor de escuro, que acende lâmpadas automaticamente quando começa a anoitecer.

Cuidado com as instalações elétricas. No caso de viagens mais longas, se possível, vale a pena verificar as instalações internas da residência antes de partir. Instalações antigas, com muitas emendas ou feitas com fios de telefone, causam desperdício de energia e podem até causar incêndios. Com pouca vigilância na casa, estes acidentes podem ter danos ainda maiores.

 

Enel

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 237 Municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336,87 mil quilômetros quadrados.

A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

 

(Informações, sob adaptações: Diretoria de Comunicação/Enel)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!