Dia 21, José Camapum de Carvalho ministrará palestra no IFG Uruaçu

Uruaçuense com atuação profissional destacada na capital federal Brasília, José Camapum de Carvalho porta formação em Administração, Direito e Engenharia Civil e, na palestra de 21 de setembro abordará relevante temática aos acadêmicos do IFG.

Uruaçuense José Camapum de Carvalho: profissional renomado no Brasil e exterior – Fotos (Arquivo), inclusive a da home: Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

 

Palestra, com o título As estruturas de pavimento e as erosões no contexto dos solos tropicais, será ministrada dia 21 de setembro, 19h30, na sede do auditório do Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Outra oportunidade para o alunado adquirir novas experiências, com enriquecimentos nas aprendizagens de futuros profissionais de mercado que cresce cada vez mais dentro de Uruaçu – o da construção civil. Com isso e sob consistência maior, os hoje universitários contam com oportunidades reais para se inserirem em tal mercado.

A iniciativa de o IFG proporcionar palestras é uma tradição marcante de seus cursos. Quando se trata de um conhecedor profundo de diferentes assuntos, caso de José Camapum de Carvalho, melhor ainda.

 

Convite de Comissão

O convite para ministrar a palestra partiu da Comissão Organizadora da Semana da Engenharia Civil 2022 do IFG – Câmpus Uruaçu, em parceria com o Crea-GO Jovem, pertencente ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO).

Comentando se tratar de temas muito relevantes para a região e Brasil, o professor e pesquisador José Camapum de Carvalho adianta que fará breve uso da palavra expondo sua trajetória acadêmica e, abordará no âmbito das discussões a relevância de se educar a sociedade em sentido amplo construindo uma consciência socioambiental a partir dos primeiros anos do ensino fundamental.

Ilustrando esse processo, serão apresentados temas de cartilhas desenvolvidas com a participação do mesmo, voltadas para a popularização da ciência. O intuito é mostrar que problemas em princípio complexos do ponto de vista da engenharia, podem, via área educacional, com uso de abordagem simples e linguagem apropriada, alcançar toda a sociedade.

O palestrante doará publicações do seu acervo pessoal para a Biblioteca Marisa dos Santos Pereira Araújo, estruturando bem o espaço existente no interior do IFG Uruaçu. A doação compreenderá dissertações, teses, livros e anais de eventos.

 

Vasta experiência

José Camapum de Carvalho é formado Administração, Direito e Engenharia Civil, compondo a direção da Comissão de Solos não Saturados da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).

Com atuação profissional na área de Geotécnica, dia 1º de setembro aposentou-se como professor titular da Universidade de Brasília (após atuar nos segmentos ensino, pesquisa e extensão universitária), passando a atuar como pesquisador colaborador.

Nascido em 1954 e com diversos familiares residindo em Uruaçu em todos os tempos, milita também nas subáreas de Solos tropicais; Solos não saturados; Meio Ambiente; Erosões; Obras de Terra; Barragens; Fundações; Pavimentação; e, Direito Ambiental.

Em dados do palestrante, enviados ao JORNAL CIDADE, confira mais sobre o experientíssimo profissional:

-Trabalhos científicos publicados, incluindo capítulos de livro, publicações de artigos em eventos regionais, nacionais e estrangeiros, artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, em todos os casos podendo abranger públicos de diferentes Nações: mais de 500.

-Publicação e participação na organização de cartilhas e livros: 13. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de trabalhos buscando a popularização da ciência e tecnologia no domínio geoambiental, já tendo sido publicadas três cartilhas (1º a 5º Anos do ensino fundamental); três cartilhas (6º a 9º Anos do ensino fundamental); ensino médio e população em geral; e, três livros técnicos voltados para a comunidade acadêmica e profissionais atuando na área. Em 2015, participou da organização do livro da ABMS, Solos não saturados no contexto geotécnico. No ano 2019, foi um dos organizadores do livro publicado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Conversas entre meninas e engenheiras: semeando oportunidades para igualdade de gênero na ciência, com a segunda edição publicada em 2021. Todas essas publicações e outras estão disponíveis com livre acesso no site www.geotecnia.unb.br.

-Desde o início de sua carreira acadêmica, deu suporte para a Assessoria de Imprensa da UnB no esclarecimento da sociedade, por meio da imprensa sobre problemas ligados a engenharia e que a afetam em períodos críticos de chuva.

-Orientador de 100 Monografias de Conclusão de Curso de Graduação, Dissertações, Teses e atividades de Pós-Doutoramento.

-Solicitações de registro de patente: quatro.

-Em http://lattes.cnpq.br/2245433059787601, está disponível o Currículo Lattes do mesmo.

 

Leia artigo do palestrante – Autoridade, autoritarismo e liderança: qual a diferença? –, clicando aqui

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!