Covid-19 – Morre o pediatra e dermatologista Vercilei José dos Santos

Uruaçu segue de luto! Vercilei José dos Santos (doutor Vercilei), mais um profissional da saúde que tem a vida perdida para o novo coronavírus. Ele atuava há mais quatro décadas na medicina e detinha o carisma de muitos.

 

Doutor Vercilei: perda fatal na área médica uruaçuense – Fotos (inclusive a da página principal): Marcos Antônio

 

Tempos tristes… Em mais uma perda para Uruaçu, morreu nas primeiras horas de 31 de maio de 2021, por complicações da Covid-19, o médico pediatra e dermatologista Vercilei José dos Santos, um dos profissionais mais qualificados da área médica do interior goiano, natural de Piracanjuba-GO, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), versátil, experiente, proprietário da Clínica da Criança, servidor público, empreendedor em frentes distintas e gerador de emprego e renda.

Doutor Vercilei, que completaria 70 anos dia 5 de julho próximo e estava internado na capital Goiânia após sintomas e tratamento inicial em Uruaçu, havia tomado as duas doses da vacina. Segundo o Ministério da Saúde (MS), há casos de pessoas que, mesmo completamente imunizadas, contraem Covid-19 e morrem por causa da doença. Ao que tudo indica, ele não conseguiu desenvolver as defesas adequadas. Ou seja: não houve criação de anticorpos de imunidade e combate ao novo coronavírus. Anos atrás, ele havia feito transplante de fígado em Belo Horizonte-MG.

 

Homenagens

Do médico José de Oliveira e Silva (doutor José), ao JORNAL CIDADE: “Fiquei muito triste, grande homem. Iluminado médico. Ilustre colega”. Em texto enviado posteriormente dele, consta: ‘Acaba de ser sepultado o nosso querido Dr. Vercilei, que foi retirado de nosso convívio pelo vírus Sars-CoV-2. Cruelmente foi banido em pleno exercício da profissão médica. Belo profissional, excelente amigo, exemplar pai. Tudo isso não fez a diferença para o vírus. A sua partida nos deixa muito triste e, nos mostra a total impotência sobre a doença. Todos nós estamos suscetíveis ao mesmo fim. Vamos nos cuidar e cuidar de quem amamos!’.

De Sebastião Eloi dos Santos, ex-prefeito da vizinha Campinorte: ‘Escrevo este triste post inspirado em Carlos Drummond de Andrade, que jogou ao vento a carta que fez a Cora Coralina, mas diferentemente da mensagem do sábio poeta que fez a ela um elogio à vida, tenho hoje essa triste notícia da morte do meu amigo particular, Dr. Vercilei. Esse homem uruaçuense de raiz que amou essa cidade de todo coração, amou também seus filhos, dando a eles o mesmo amor que José deu a Cristo, amou sua família, amou a todos que estiveram com ele em seu consultório ou onde quer que ele estivesse. Para ele, era indiferente de onde vinham as pessoas. Meus três filhos, hoje adultos, passaram por ele, um baita pediatra, como cliente do banco BEG, onde fui gerente em Uruaçu, um exímio correntista, honesto, solvente com seus negócios. Seu nome fica no livro da história desta cidade e da minha cidade de Campinorte-GO. Vai morar com Deus amigo, te vejo no juiz final!’.

Dezenas de iniciativas públicas, privadas, do Terceiro Setor e pessoais expressaram sentimentos pela passagem do médico, que também militou na política uruaçuense. No início de 2001, assumiu a Pasta da Saúde uruaçuense, em época de passos iniciais de Marisa Araújo na Prefeitura. Praticamente todos os secretários municipais da cidade nortense respeitaram as ponderações do médico, um conselheiro, orientador. Crítico corretamente, verdadeiro e realista nas colocações, não buscava poupar ninguém (para o bem dos próprios interlocutores). Doutor Vercilei tinha o dom da palavra, se expressava muito bem, falava demais através de poucas palavras. Catedrático, foi professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Uruaçu!

Nome aglutinador e de dá broncas dentro do hoje MDB, chegou a se lançar candidato a vereador em passado um pouco distante e, por último estava filiado no Podemos, presidido localmente pela amiga Professora Eunice, para quem doutor Vercilei – de atuação conceituada por mais de 40 anos em Uruaçu e na região –, era exemplo de colaborador público. Texto dela: Se foi Dr. Vercilei. / Agora ele está brilhando junto ao Deus Pai Todo-Poderoso / O mundo fica com menos brilho / Menos alegre / Este guerreiro deixou sua história / Em cada família de Uruaçu / Foi um grande médico, amigo e companheiro de luta / Descanse em paz nos braços de Nosso Senhor Jesus Cristo, meu amigo...

 

Sepultamento

Era final de tarde-início de noite do 31 de maio quando ele foi sepultado, com a 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar, situada em Uruaçu, prestando honras fúnebres, conforme informe da 11ª CIBM, comandada por Ary Bernardo Dutra dos Santos (Major BM Ary Dutra):

‘…A viatura ABT-46 (caminhão de combate a incêndio) participou do cortejo pelas Avenidas de Uruaçu realizando o transporte das coroas de flores e estando junto ao comboio de viaturas que era formado ainda pela Polícia Militar e pelo SAMU.

Médico renomado que deixou um legado de dedicação à saúde pública, Dr. Vercilei também foi bombeiro militar e policial militar. Tendo sido declarado Aspirante a Oficial no ano de 1972 serviu nas fileiras da PMGO e do CBMGO que, àquela época, eram corporações unificadas. Dr. Vercilei sempre se referia com orgulho a este período e hoje compôs nossa guarnição de combate a incêndio pela última vez.

Em gratidão a seus relevantes serviços prestados e a seu nobre ofício que por mais de 40 anos em Uruaçu partilhou do mesmo sentimento dos bombeiros militares de “Dedicação em Salvar Vidas”, a 11ª CIBM expressa os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos ao bravo bombeiro militar da reserva.’.

Ser muito admirado, igualmente recebeu o reconhecimento da gestão Valmir Pedro (2021-2024), que decretou luto oficial de três dias no Município.

Doutor Vercilei deixa a esposa Helvia Nolasco dos Santos, dois filhos, quatro netos e mais uma neta que está para nascer.

 

Doutor Vercilei: falecimento de um profissional que salvou muitas vidas, através da pediatria e da dermatologia – Foto: Márcia Cristina

 

(Jota Marcelo. Com atualizações)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!