‘Conferência Nacional de Cultura’ contará com 42 delegados goianos

Secult Goiás levará comitiva para Brasília dia 4 de março. Delegação é composta por representantes do segmento artístico-cultural de todas as regiões do Estado, eleitos pela própria classe

Conferência Estadual de Cultura de Goiás foi realizada dias 18 e 19 de dezembro de 2023 – Fotos, inclusive a da home: Kamilla Brandão

 

A 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que será realizada em Brasília de 4 a 8 de março, contará com a presença de 42 delegados goianos. A delegação sairá dia 4, às 9h, e terá como ponto de partida a sede do Teatro Goiânia. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) será responsável pelo transporte de ida e volta dos representantes. O Ministério da Cultura (MinC) arcará com hospedagem e alimentação dos delegados goianos.

Os eixos temáticos e prioridades para o segmento cultural goiano foram debatidos durante a Conferência Estadual de Cultura, realizada em dezembro. Na ocasião, foram eleitos os delegados do poder público com paridade entre as regiões de Goiás, ou seja, todas as regiões do Estado foram representadas. Já os delegados da sociedade civil foram eleitos de acordo com representações setoriais. Desta forma, todos os setores/linguagens artísticas que serão debatidos no evento também estão representados.

A delegação foi eleita a partir de eleições realizadas durante as Conferências Municipais de Cultura e depois de participarem ativamente nas discussões da etapa estadual, foram eleitos para representar o Estado.

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, as expectativas para o encontro nacional são as melhores possíveis para Goiás, pois a Unidade Federativa está engajado junto ao setor cultural com o pleno funcionamento dos mecanismos de fomento cultural. “Fizemos o dever de casa. Nossa Conferência Estadual reuniu fazedores de culturas de todas as regiões, que elegeram seus representantes após aprofundadas discussões em torno dos eixos temáticos. É muito importante termos esses momentos de trocas e construções”, afirma.

 

Observadores

Artistas e trabalhadores da cultura que queiram ser observadores da CNC têm até 25 para se inscrever, através desse formulário. Após a solicitação de inscrição, o proponente deve aguardar a confirmação por e-mail.

Todos os custos da participação dos observadores deverão ser arcados pelo próprio participante, ou seja, o governo do Estado ou o Ministério não irão arcar com transporte, alimentação e hospedagem dos observadores.

 

Tema

Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a Conferência será realizada na sede do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A expectativa do MinC é que o evento reúna mais de 3 mil pessoas ligadas às mais diversas categorias artísticas e culturais.

Na oportunidade, serão debatidas políticas públicas culturais e também definidas orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante a CNC vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão o Ministério pelos próximos dez anos.

 

(Informações: Secult – Governo de Goiás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!