Emedebista Machadinho alcança, juntamente com a vice Bia, o objetivo de conquistar o Poder Executivo da cidade nortense Uruaçu após três tentativas seguidas. Na Câmara, apenas cinco vereadores se reelegeram.
54,70%, 12.369 votos: a vitória da persistência. Assim pode ser definida a tão sonhada conquista eleitoral do empresário e político Machadinho, eleito em 6 de outubro para administrar o Município de Uruaçu no mandato 2025-2028, após vencer Oziris Ribeiro (UB, 43,09%, 9.743; confira Nota emitida por ele, sobre o resultado, no final) e Cristiano Solução (Novo, 2,21%, 499).
Um comparecimento de 22.611 votantes nas urnas, em se tratando de sufrágios válidos (95,52%). O pleito em Uruaçu atraiu o total de 23.671 eleitores, incluindo 371 em branco, 1,57% dos votos totais, mais 689 votos nulos (2,91%). A abstenção, alta, registrada somou 6.991 eleitores, 22,80% do total de aptos a votar.
‘Muito obrigado, Uruaçu! Essa vitória é de todos nós!’, está postado em Rede social de Machadinho.
O vitorioso, com 2.626 votos de vantagem, tem méritos próprios de todas das proporções e, entre outras particularidades que contribuíram favoravelmente para o êxito de Machadinho, da coligação O melhor de Uruaçu para você (MDB, PP, Agir), estão os fatos de o mesmo atuar de maneira propositiva ao longo de toda a pré-campanha e campanha; a fortíssima ligação da imagem dele com a imagem da agora vice-prefeita eleita Bia (PP), personagem política de Uruaçu mais querida pelo eleitorado de baixo e médio poderes aquisitivos (vereadora em segundo mandato, Bia tende ser prefeita, eleita futuramente!); a definição muito antecipada de Bia ser a vice; o apoio incondicional 24 horas/dia, inclusive emocional e orientativo, da esposa Márcia Pedrosa Machado; o apoio de amigos empresários ligados ao denominado grupo Só Colchões; o apoio do deputado estadual Lucas do Vale (MDB); o apoio do vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB; a chegada de novas lideranças a ala do prefeito eleito, exemplos dos ex-pré-candidatos/2024 a prefeito Mauri Lemes (presidente municipal do PP, ex-secretário municipal de Agricultura e Pecuária) e Taroba (MDB), ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, e de Marciell Lázaro, ex-secretário municipal da Habitação, e de Saúde; e, o trabalho da militância.
Destaca-se, ainda, a não participação – espontânea ou sob orientação da equipe de marketing –, de Machadinho em debates e em parte de entrevistas programadas por veículos de comunicação, iniciativas trocadas pelo importantíssimo corpo-a-corpo, estadas permanentes junto ao eleitorado falando sobre soluções, algo que opositores não praticaram com eficiência. Investir dinheiro exorbitante em equipes digitais e gabar de ter Redes sociais ou Aplicativos assim assado comprovadamente não é recomendado.
Soma-se a isso, a questão de Machadinho não ter caído no erro de ocupar tempo rebatendo ataques à campanha e questões pessoais dele, como, por exemplo, a exploração de casos tipo recente pedido de recuperação judicial de empresas do empresário, objetivando renegociar dívidas; e, particularidades familiares.
Machadinho teve habilidade de não desesperar perante série de muitas dificuldades que surgiram com o passar dos anos e meses. Para ficar em poucos exemplos: os não apoios do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), aceito, refletido, assimilado com respeito. Algo amenizado, com a decisão de o chefe de Estado não participar presencialmente de atividades da campanha em Uruaçu e, sim, somente gravando vídeos. Motivo? A falta de perspectivas de que Oziris pudesse, de fato, alavancar nas sérias e honestas pesquisas internas contratadas pelo Governo de Goiás.
Outros reveses: as perdas de então aliados, como o próprio Oziris Ribeiro, e doutor Rodrigo Fernandes (Avante), que exerce temporariamente o cargo de deputado estadual; e, o apoio de apenas dois dos 13 vereadores uruaçuenses, com a observação de que eram cerca de seis/sete aliados até meses atrás.
Mas, fazendo uso do diálogo, Machadinho e Bia jamais se desgrudaram do povo. Pelo contrário: se aproximaram ainda mais, sob motivação crescente e ciência de anseio por mudança que maioria farta do eleitorado vinha manifestando em particular e publicamente, ao mesmo tempo em que o clima no lado adversário se apresentava dia após dia excessivamente pesado, jargão usado popularmente! Povo, que tem o poder democrático na frente das teclas das urnas.
Forma de governar
Machadinho disse à reportagem do JORNAL CIDADE e em ocasiões diversas que idealizou governar Uruaçu, ao lado de Bia e do secretariado a ser montado, através da participação popular, com a população ganhando vez para se expressar, opinar, sugerir, recomendar, criticar o Poder Executivo sem o advento da perseguição.
“Nós vamos, sim, fazer uma gestão diferenciada, junto com as pessoas, sabendo ouvir, algo que sempre fizemos. Nós queremos proporcionar o melhor de Uruaçu para o ser humano. Falamos de vida, de pessoas, de respeito, consideração. Isso, sem perseguição ou ódio”, salienta o prefeito eleito, acrescentando que a Saúde Pública uruaçuense caminha para ser uma das melhores do Estado nos próximos quatro anos.
No quesito junção de forças, Machadinho esclareceu ao JC que não abre mão de firmar parcerias legais com o governo federal, o Governo de Goiás, o Congresso, a Assembleia Legislativa e representações privadas e do Terceiro Setor.
Conforme é de conhecimento público, Caiado tende se desincompatibilizar em abril de 2026 para concorrer à presidência da República, com Daniel Vilela assumindo o Governo de Goiás. Para o ano em referência, Vilela é pré-candidato a governador, apoiado 100% por Caiado.
Machadinho tem tudo planejado para selar parceiras com os dois, diga-se de passagem, começando a reivindicar benefícios para o Município antes mesmo de assumir a cadeira central da Prefeitura.
Em relação ao novo retrato da Câmara, Machadinho esclarece que ele e Bia vão dialogar com os 13 vereadores vitoriosos de 6 de outubro, visando unicamente o bem coletivo do Município, sem abrir espaço para negociatas prejudiciais aos dois órgãos e a comunidade.
2016 e 2020
Na primeira campanha que disputou (2016), Machadinho somou 8.073 votos (36,84%), ante 8.632 (39,39%) de Valmir Pedro (PSDB). 559 votos de diferença.
2020: durante nova disputa com o atual prefeito, Machadinho atingiu 9.701 votos (47,32%), ficando outra vez em segundo lugar; o adversário conseguiu 9.919 votos (48,38%). Diferença de 218 votos.
Candidato a deputado estadual em 2018, Machadinho agregou votos 10.063 votos, ficando na suplência, sem assumir mandato na Assembleia Legislativa de Goiás.
Histórico de trabalho
Trabalhando desde novo, Machadinho se tornou empresário em distintos ramos – com destaque para o desmatamento legalizado, agronegócio (agricultura e pecuária), transporte, a usina de concreto.
Nascido em Itumbiara dia 8 de outubro de 1957, o prefeito eleito Azarias Machado Neto é casado com Márcia Pedrosa Machado, tem os filhos Frederico, Mauro Neto e doutor Felipe (in memoriam).
[Mais informações, na submatéria
Bia, um novo fenômeno político
Prefeito eleito de Uruaçu, Machadinho (MDB) tem em Bia (PP), colega de chapa, um dos pontos primordiais para a vitória nas urnas em 6 de outubro.
Após atuar as legislaturas 2017-2020 e 2021-2024 na Câmara Municipal de Uruaçu, a vereadora Bia terá expediente de 1º de janeiro de 2025 em diante na sede da Prefeitura da cidade nortense, mais precisamente no espaço da Vice-Prefeitura, novidade com a qual a hoje vereadora não pretende um dia sequer se posicionar apenas na condição de figurante.
“Eu vou é trabalhar. O povo precisa! Temos muito o que fazer”, disse recentemente ao JORNAL CIDADE. Ou seja: ocupar o cargo por ocupar e receber salário por receber não é com ela, sinônimo de disposição e boa vontade quando o assunto é conversar e ajudar resolver demandas municipais e das famílias, detalhando: não quer nada para ela, apenas tem o propósito de trabalhar publicamente e coletivamente, sem perder tempo com picuinhas, mantendo a alta humildade e simplicidade de sempre.
Adiantando que visa atuar para proporcionar o de melhor em todos os segmentos do Poder Executivo, Bia tem em mente desenvolver trabalho forte e expansivo, dentro de Uruaçu, Goiânia e Brasília, constantemente conectada com Machadinho, sem jamais desrespeitar o colega que encabeçou a chapa e sem faltar com o respeito frente aos outros colegas de Prefeitura, da mesma forma, em relação ao povo em geral e as instituições.
Enxergando bem longe e um futuro promissor, Bia não esconde o desejo de crescer mais e mais politicamente, sendo, concomitantemente, vista como novo fenômeno da política de Uruaçu. “Trabalhadora, humilde, humana e querida demais por muita gente. É uma pessoa de bem, de uma humanidade impressionante e grande amiga que fiz na política. Todos nós gostamos muito da amiga Bia”, disse Machadinho ao periódico.
Ela e o pai vereadores
Duas vezes seguidas, a técnica de enfermagem Maria da Abadia Martins da Costa foi eleita vereadora – 2016 (655 votos; segunda mais votada) e 2020 (mais votada, contabilizando 956 votos).
Antes, o pai Idelmar Pedreiro havia atuado na Casa de Leis, na legislatura 2013-2016, após vitória dentro das eleições 2012, arregimentando 437 votos (oitavo eleito mais votado).
A mãe Divina Martins da Costa (Dona Divina) igualmente serve como fonte de inspiração para todos.
O esposo Zélio Horta Dias Filho é outro incentivador. Eles têm os filhos Alexandre Martins Horta Dias e Zélio Horta Dias Neto.
Unidos, ambos são bastante participativos e sabem valorizar as decisões políticas empreendidas pela vice-prefeita eleita, nascida em Uruaçu na data 31 de agosto de 1973.
Trecho, sob adaptações, da biografia oficial de Bia, profissional que dedicou anos ao trabalho no Hospital Serra da Mesa (Uruaçu), antes denominado Hospital Santana, experiência que lhe proporcionou entendimento profundo das necessidades de saúde da população em geral, um compromisso com o bem-estar comunitário que se estendeu para a atuação parlamentar e, agora, para o Executivo: ‘Além de sua vocação política e profissional, Bia é uma mulher de fé, com valores arraigados na religião católica, o que guia suas ações e decisões. Sua crença na importância da família, da comunidade e do serviço ao próximo reflete-se em cada projeto que apoia ou inicia, buscando sempre promover o bem comum e a justiça social. Bia continua seu compromisso incansável com o povo de Uruaçu. Com amor e dedicação, ela trabalha para garantir que sua cidade seja um lugar de oportunidades, saúde e prosperidade para todos, fazendo de sua trajetória um exemplo de liderança feminina, competência e compaixão na política local.’.
Nota de Oziris
Oziris Ribeiro emitiu Nota sobre o resultado. Confira!
Caros amigos, reconhecemos o resultado das urnas com humildade e respeito, sabendo que fizemos o melhor para apresentar um projeto sólido, comprometido com o desenvolvimento e o futuro da nossa Uruaçu. Mas, acima de tudo, o que levo comigo é o carinho imenso que recebi de cada um de vocês. O calor humano, as palavras de apoio e os abraços apertados que trocamos foram, sem dúvida, uma das maiores emoções que já vivi.
Essa jornada não teria sido possível sem a força e a parceria do nosso vice, Coronel Maxwell, que esteve ao meu lado em cada momento, compartilhando o sonho de uma cidade próspera e unida. Também não posso deixar de agradecer ao prefeito Valmir Pedro, que confiou em nós para continuar o seu legado, sempre focado no bem-estar da nossa gente.
Por fim, minha gratidão maior é a Deus, que nos guiou com Sua luz até aqui. Que Ele continue abençoando nossa cidade e nossos caminhos, e que Seu amor nos inspire a seguir lutando por dias melhores.
De coração, muito obrigado a todos. Seguimos juntos, sempre.
Com muita emoção e gratidão,
Oziris Ribeiro
Leia também:
–Candidaturas de Machadinho e Bia lançadas com proposituras
–Candidatura de Machadinho será lançada nesta quarta 3
–Câmara Municipal de Uruaçu terá renovação de 61%
(Jota Marcelo e Márcia Cristina. Com atualização)