Evento cultural, que tem patrocínio do Programa Goyazes, será realizado entre os dias 8 e 17 de setembro na sede do Teatro da Cia Novo Ato, na capital Goiânia.
O Festival de Teatro Ocupa Novo Ato (Festona) chega ao setor Crimeia Leste neste final de semana. O evento, que é realizado pela Cia de Teatro Novo Ato, será encenado de 8 a 17 de setembro e conta com 15 apresentações teatrais, divididas em sete regionais, cinco nacionais e três internacionais com artistas oriundos do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Portugal e da Argentina. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes e da Companhia Hidroelétrica São Patrício (Chesp).
Além das apresentações cênicas, serão oferecidas durante o Festival 11 Oficinas, um Sarau de poesia, dois shows, performances, intervenções artísticas e debates. O objetivo é promover as artes cênicas, a difusão da cultura e formação de público, bem como o intercâmbio entre os artistas de várias localidades. “Estamos focados na formação artístico-cultural, contribuindo assim para uma agenda cultural da capital goiana de forma efetiva e democrática”, frisa a teatróloga Marília Ribeiro, coordenadora-geral do Festival.
Para participar das Oficinas é necessário fazer inscrição através do link do acontecimento, clicando aqui. No mesmo endereço eletrônico, é possível reservar os ingressos dos espetáculos. Todas as atividades são gratuitas, mas é necessário doar 1 quilo de alimento não perecível.
Sarau
Durante o Festival, também será realizada a 11ª edição do Sarau da A Toca Coletivo. Este evento dá início a plataforma #entocados do Ponto de Cultura que está instalado também no Crimeia Leste e terá como atrações os poetas crimeienses Léo Pereira, o Terrorista da Palavra; Luiz Fafau da Hocus Pocus; e, o poeta, compositor e cantor Gilmaré que, além de apresentar seus poemas, fará o show de encerramento da abertura.
O projeto #entocados também tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Programa Goyazes e patrocínio da Equatorial Energia. O Sarau será conduzido pelo jornalista e produtor cultural Carlos Pereira e terá ainda a participação do ator Marcos Maria Branquinho com intervenções poéticas e performáticas.
Durante todo o projeto, que se estenderá por 12 meses, serão realizados mais cinco Saraus contando os movimentos de ruptura poética e literária em Goiânia, Goiás, no Brasil e no mundo. Serão convidados coletivos culturais atuais e estudiosos de movimentos literários. Durante os Saraus haverá encenação e interpretação de poemas das diversas épocas literárias.
“Além dos Saraus, cursos, Oficinas e diversas outras atividades culturais, nas áreas de música, circo, cinema, literatura e do resgate dos jornais do bairro, que sempre teve uma atividade cultural muito forte, serão realizadas ações de forma virtual e presencial, ao contrário do primeiro #entocados, feito em 2022, somente de forma virtual devido à pandemia de Covid-19’, explica a produtora cultural Débora Resendes.
(Informações: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás)