Bosque dos Buritis recebeu inauguração de trilha em homenagem a Bariani Ortêncio, compositor e escritor que popularizou cultura goianiense.

Com foco em sustentabilidade, Prefeitura de Goiânia inicia plano de integração de parques – Fotos: Alex Malheiros/Secom – Prefeitura de Goiânia

Trilha Waldomiro Bariani Ortêncio, homenageando o escritor e compositor radicado em Goiânia, foi inaugurada no Bosque dos Buritis
A Agenda Goiânia Mais Verde, estratégia ampla de infraestrutura ambiental lançada na sexta 12 de junho, pelo prefeito Sandro Mabel (UB), tem como uma de suas metas transformar Goiânia na maior trilha urbana do Brasil. Uma das ações implementadas para cumprir esse objetivo é a distribuição de nove trilhas ecológicas com caráter temático por parques, com extensão total de dez quilômetros.
As nove trilhas ecológicas serão criadas nos parques Areião, Vaca Brava, Lago das Rosas, Bosque dos Buritis, Botafogo, Flamboyant e Jardim Botânico, com temas que vão de povos tradicionais e sustentabilidade urbana a Art Déco e as riquezas do cerrado. A primeira delas, Trilha Waldomiro Bariani Ortêncio, em homenagem ao escritor e compositor radicado em Goiânia, foi inaugurada na referida data, no Bosque dos Buritis.
Contatos
Presidente do Instituto Bariani Ortêncio, Beto Selva agradeceu a honraria. “É um grande prazer receber essa justa homenagem em nome do Bariani. Homenagem merecida, pois Bariani sempre foi usuário do parque. Ele criou a Associação dos Amigos do Bosque dos Buritis e sempre caminhou por essas trilhas, abraçando as árvores e ‘conversando’ com os passarinhos. Nessas caminhadas, inclusive, criou alguns dos personagens de seus livros ao longo dos 50 anos que frequentou o parque”.
O escritor que popularizou a cultura goiana no Brasil recebeu placa em sua memória, e a trilha batizada com seu nome foi sinalizada com placas que mostram sua relação com o meio ambiente. “Por tudo isso, agradecemos muito ao prefeito, e acho que Bariani estaria muito satisfeito, feliz por saber que um dos principais parques do Centro da cidade tem sua memória”.
Agenda
As trilhas são parte do projeto Goiânia Mais Verde, maior estratégia de infraestrutura verde urbana da história da capital de Goiás. A agenda é resposta concreta aos desafios das mudanças climáticas, e visa a ampliação da arborização, melhoria da drenagem e integração dos parques, das microbacias e de eixos urbanos, em estratégia que vai elevar a qualidade de vida dos habitantes da localidade.
A primeira etapa do projeto prevê a implantação de 100 jardins de chuva, estruturas que auxiliam na infiltração da água no solo. Além da implantação de 16 quilômetros de corredores verdes para conectar parques. Também serão instalados 2 mil pares de lixeiras ecológicas, 500 bancos, 230 Pontos de Entrega Voluntária de recicláveis (PEVs) e infraestrutura para mobilidade sustentável ao longo dos corredores.
(Informações: Secom – Prefeitura de Goiânia)


