Com 13 clubes, ‘3ª Divisão’ goiana começa em 3 de setembro

Na1ª Fase’, haverá jogos dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se os dois primeiros colocados de cada chave. Uruaçu disputará a competição que garante o campeão e o vice para a ‘Divisão de Acesso’ do próximo ano.

Professor Anderson Dutra (2º esq./ao fundo), superintendente municipal de Esporte uruaçuense, ao participar do Conselho Técnico da competição – Foto: Comunicação/Federação

 

Com 13 clubes na disputa, a 3ª Divisão do Campeonato Goiano começa em 3 setembro e define dois times que sobem à Divisão de Acesso de 2023. O número de participantes é recorde, o mesmo de 2019. A competição terá quatro grupos na 1ª Fase.

Realizado em 28 de junho, o Conselho Técnico da competição estipulou a fórmula de disputa e os grupos (três com quatro clubes e um, com três).

Grupo A: Independente de Rio Verde, Mineiros, Rioverdense e Santa Helena

Grupo B: ABD de Santo Antônio de Goiás, Guanabara City e Trindade

Grupo C: Centro Oeste, União Inhumas e Uruaçu

Grupo D: América de Morrinhos, Bela Vista e Royal de Luziânia

Segundo a Federação Goiana de Futebol (FGF), os grupos foram definidos respeitando ao máximo a regionalização.

Entre os 13 participantes, disputaram a 3ª Divisão no ano passado: ABD, América, Bela Vista, Guanabara City, Independente, Mineiros, Rioverdense, Santa Helena e União Inhumas.

Os três estreantes são Centro Oeste (de Senador Canedo), Royal (de Luziânia) e Uruaçu, que voltou a ter atividades profissionais, o que não ocorria desde 1992.

O Novo Horizonte, de Ipameri, que foi o único rebaixado na Divisão de Acesso do ano passado, está suspenso por dois anos porque desistiu do Campeonato antes do início, em 2021.

 

Fórmula de disputa

1ª Fase: jogos dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se os dois primeiros colocados de cada chave.

Quartas de Final: definidas no cruzamento 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º a partir da classificação geral da Fase inicial, disputadas em jogos de ida e volta. 1º, 2º, 3º e 4º colocados jogam a partida de volta como mandante.

Semifinais: cruzamento 1º x 4º e 2º x 3º a partir da classificação geral dos classificados englobando 1ª Fase, mais Quartas. Fase disputada em jogos de ida e volta, com o primeiro e segundo colocados jogando a partida de volta como mandante.

Final: os dois finalistas garantem o acesso. A final será disputada em jogos de ida e volta. O time de melhor campanha ao longo de todo o Campeonato joga a partida de volta como mandante.

Igualdade de pontos e gols nas Fases mata-mata levam a decisão para os pênaltis.

 

Datas

1ª Fase: 3 de setembro a 12 de outubro

Quartas: 16 e 23 de outubro

Semifinais: 2 e 6 de novembro

Final: 13 e 20 de novembro

 

(Transcrito, com adaptações, do jornal O Popularwww.opopular.com.br [Goiânia-GO])

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!