Coletivo Gaffurina realiza 30ª edição do Movimento de Ocupação Cultural

Desde 2016, o MOC realizou três dezenas de edições, ocupando espaços variados, com muita música e outras joias misturas culturais.

Entre os atrativos do MOC: bandas Casulo Fantasma… – Fotos (inclusive a da home): Divulgação

 

…Os Hermetistas…

 

…e, W.C.

 

Dia 3 de outubro, em Uruaçu, o Coletivo Gaffurina realizou de forma independente o 30º Movimento de Ocupação Cultural (MOC), marcando sua primeira edição online. O evento contou com a participação das bandas que são pilares do atrativo: Casulo Fantasma, Os Hermetistas e W.C..

A iniciativa promove música, poesia e artes visuais de artistas locais, além de atividades com skate, apoiando destacadamente os skatistas Filipe Maciel e Lucas Fernandes. Ocupados, em parceria com as iniciativas públicas e privadas, diversos são os espaços utilizados – Centro Popular de Abastecimento e Lazer de Uruaçu (Cepalur – Feira Coberta), Museu Dom Prada Carreira, avenida Coronel Gaspar, Pousada Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Câmpus/Unidade Universitária de Uruaçu da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quintal de Ideias, entre outros.

O MOC teve início em 2016 como ensaio coletivo entre bandas independentes, e cada uma providenciava seu equipamento. Juntos, a participação geral promovia organização dividindo o tempo de apresentação de forma ordenada. No segundo ano, as artes visuais foram integradas, com obras de Stella Cardozo. Posteriormente, a poesia também passou a fazer parte, com destaque para autores como Sinvaline Pinheiro, Shannon de Souza, Zeca Barroso, Gabriel Andrade, Leandro Nunes, Jota Marcelo, Maria Aparecida Oliveira (MAOM), Rodrigo Kramer, Meire Carvalho, Carzem, Lucas Barros, Marcos Paulo Paes, Mariano Correia Peres, Ezecson Fernandes de Sá, Robson Lousa, Ítalo Campus, Itaney Campus, Josiane Adorno e outros.

 

Pandemia

Em 2020 e 2021, o MOC teve pausa forçada, por conta da pandemia da Covid-19, retornando em 2022 como projeto de extensão do IFG Uruaçu. Com isso, o evento continuou a promover a cena underground, destacando bandas – Casulo Fantasma, Os Hermetistas e W.C. –, além de novos artistas visuais, a exemplo de Lucas Venícius e Wellington Ferreira, e outros talentos consolidados na cena local, entre eles Calazans, Rhauder Prado e Tal Carlos.

Em 2023, o Sarau da Jezebel foi a atração de encerramento das atividades do Movimento, quando houve três ações. Veio 2024 e o evento lançou sua primeira ação online, destacando bandas de rock autoral uruaçuenses.

Formação das bandas:

  • Casulo Fantasma: Larissa Kramer (voz), Rodrigo Kramer (baixo), Pedro Rosa (guitarra) e Jullyanno Morais (bateria).
  • Os Hermetistas: Gabriel Andrade (voz), Leandro Nunes (baixo), Marcos Paulo Paes (guitarra), Pedro Rosa (guitarra) e Lucas Barros (bateria).
  • W.C.: João Paulo e Pedro Henrique Godoi (vozes), Leandro Nunes (baixo) e Pedro Rosa (bateria).

O MOC também destaca o apoio técnico e artístico de Wendel Max e Richard Faria, reconhecendo sua contribuição para a cultura local. Os produtores do MOC esperam poder realizar novas edições anualmente, mantendo o evento ativo, relevante para a cena cultural de Uruaçu.

Saiba mais/assista clicando aqui!

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação. Com Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!