Clínica de neurodesenvolvimento em Uruaçu

A Secretaria Municipal de Saúde e a Diocese de Uruaçu firmaram parceria no sentido de implantação de clínica que vai focar o neurodesenvolvimento. Obra da sede está em andamento.

Construção de uma clínica de neurodesenvolvimento em Uruaçu: iniciativa pioneira – Fotos, inclusive a da home: Divulgação

 

Doutor Josimar Nogueira (esq.) e bispo Giovani durante visitação ao canteiro da obra da futura sede: somatória de forças

 

 

Reunião com atenções voltadas para o empreendimento

 

Está em construção, na rua Leopoldo de Bulhões, esquina com a rua Coronel Aristides (uma quadra abaixo da praça da Matriz Sant’Ana), no Centro de Uruaçu, a sede de espaço revolucionário na saúde, realidade possível através da constituição de parceria entre a Pasta local da Saúde e a Diocese, um dos últimos compromissos praticados por Josimar Nogueira no órgão, do qual se desincompatibilizou visando se candidatar a vereador.

Com a existência da clínica de neurodesenvolvimento, muitas famílias da localidade do Norte goiano serão contempladas, recebendo essencial ajuda.

Destacando que no contexto do Mês de Conscientização do Autismo (abril), a Secretaria, sob liderança do então secretário doutor Josimar Nogueira, avança com projeto pioneiro na cidade – via parceria com a representação da Igreja Católica, liderada pelo bispo Giovani Carlos Caldas Barroca –, a estrutura da Prefeitura adianta que a previsão de inauguração está idealizada para o segundo semestre de 2024.

A clínica, de nome Neuro Crescer, foi projetada para oferecer serviços especializados de diagnóstico, terapia e acompanhamento para crianças com autismo e outras condições neurológicas. A iniciativa, concebida pelo agora ex-secretário Josimar, em colaboração com d. Giovani, “destaca-se como grande exemplo de cooperação entre o setor público e a comunidade religiosa para enfrentamento aos desafios de saúde”, comenta Josimar.

 

Envolvimentos

Ele manifesta que durante a fase da construção civil do espaço, “a comunidade acompanha de perto o progresso da obra, expressando otimismo e expectativa pela sua tão aguardada inauguração”. As denominadas Mães Atípicas, um grupo de apoio formado por mães de crianças com necessidades especiais, têm desempenhado importante papel ativo no processo, “fornecendo ‘feedback’ e apoio cotidiano à equipe responsável pela clínica”.

As duas frentes responsáveis esclarecem que a clínica representa ‘um passo importante na jornada de Uruaçu em direção a um sistema de saúde mais inclusivo e abrangente, onde todas as crianças possam receber o cuidado e a atenção de que precisam para prosperar’.

Em linhas gerais, uma clínica de neurodesenvolvimento representa referência no acompanhamento psicológico, neurológico, neuropsicológico de crianças e adolescentes, atuando ao nível da prevenção, avaliação, intervenção em dificuldades e patologias do foro neurológico e/ou psicológico.

Por meio de abordagem multidisciplinar, proporciona resposta personalizada à necessidade de cada criança ou adolescente e a sua família.

 

(Reportagem [Com informações da SMS e da Sociedade Brasileira de Pediatria {SBP}]: José Marcelo, estagiário do JORNAL CIDADE em convênio com a UniAraguaia [Goiânia-GO.])

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0331d pós 20h ‘Paulistão’: Santos derrota Palmeiras no jogo da ida

Gol na cabeçada de Otero deixa o ‘Peixe’ em vantagem na decisão do ‘Campeonato Paulista’. Jogo da volta será nas quatro linhas palmeirenses.

Venezuelano Otero, de cabeça: Santos 1 a 0 – Foto: Divulgação/Conexão Santista’

 

 

Quem afirmou ou afirma que o Campeonato Paulista/2024 já seria do Palmeiras, os deuses do futebol mostram que não é tão fácil assim e, prova disso, o time de Fábio Carille saiu vencedor no embate inicial da grande Finalíssima, neste domingo 31 de março, na Vila Belmiro, em Santos.

Chegando ao 16º gol (aos seis minutos do tempo complementar) em jogada aérea no ano (num total de 22 tentos), os santistas ficam em vantagem para a próxima partida, programada para domingo 7 de abril, 18h, no Allianz Parque, capital São Paulo.

 

(Reportagem: José Marcelo, estagiário do JORNAL CIDADE em convênio com a UniAraguaia [Goiânia-GO.])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!