Cerveja como fonte de renda: Ambev amplia compra da mandioca em Goiás

Raiz que era utilizada apenas para a produção de farinha, com baixa rentabilidade, é transformada pela companhia em ingrediente da cerveja regional Esmera e gera renda, emprego e dignidade a diversas famílias. Em parceria com Secretarias Estaduais da Agricultura e Retomada, projeto está sendo ampliadoa.

 

Iniciativa foi planejada para estimular o plantio de mandioca e, consequentemente, incentivar a economia local, gerando renda, emprego e dignidade às famílias de agricultores, sobretudo, no Norte do de Goiás – Foto: Divulgação Ambev

 

A presença da Ambev nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país vem sendo ampliada de maneira sustentável e pensada sob medida para que as cervejas lançadas por lá reflitam não só a cultura de cada região, mas que representem uma fonte de renda e emprego a pequenos produtores. Para que mais pessoas da região possam encontrar em um ingrediente cervejeiro o impulsionamento das suas vidas, nesta quinta 17 de junho, a companhia assina contrato futuro com agricultores de Goiás, por meio das Secretarias Estaduais da Agricultura e Retomada, para a compra de mandioca. O volume será utilizado na produção da cerveja Esmera.

A iniciativa foi planejada para estimular o plantio de mandioca e, consequentemente, incentivar a economia local, gerando renda, emprego e dignidade às famílias de agricultores, sobretudo, no Norte de Goiás. Na ocasião, a companhia anuncia também parceria com a Emater, que é a Agência Goiana de Assistência Ténica, para o projeto de multiplicação do cultivo dessa matéria-prima. O método é simples e de fácil acesso, induzindo o crescimento de brotos que, posteriormente, serão cortados e enraizados em água. O objetivo é assegurar uma maior quantidade de mudas de mandioca e sadias em um curto espaço de tempo.

 

Cerveja de mandioca

A criação da cerveja regional Esmera pela Ambev abriu novas possibilidades de cultivo e as famílias locais passaram a contar com a demanda constante de compra de mandioca. Feita por goianos e para goianos, ela só é vendida na própria região.

Antes, a raiz era utilizada apenas para a produção de farinha e, muitas vezes, seu custo não era rentável o suficiente para que os agricultores seguissem investindo no produto. Com isso, foi possível contribuir para gerar maior estabilidade e qualidade de vida às famílias envolvidas.

Em uma primeira etapa, o projeto da cerveja de mandioca impactou a vida de 750 pessoas, entre produtores, colhedores, ajudantes de carregamento e descarregamento e transportadores em mais de 19 municípios de Flores de Goiás, Itaberaí, Monte Alegre, Formosa, Paranaiguara, Caçu, Bela Vista, Sitio D’Abadia, Damianópolis, Campos Belos, Nova Crixás, Araguapaz, Niquelândia, Ipameri, Colinas do Sul, Posse, Itaguaçu, Cezarina e Porangatu.

 

Cervejaria inovadora

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em cinco pilares: água, agricultura, mudanças climáticas, economia circular e ecossistema de empreendedores. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

 

(Informações: Imprensa/Ambev)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!