Câmara de Aparecida celebra ‘Dia Internacional da Mulher’ em grande estilo

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia celebra o ‘Dia Internacional da Mulher’ com grande programação, que teve início com café da manhã, seguido por sessão solene e, de forma inédita, a Casa promoveu durante todo o dia a ‘1ª Feira da Mulher Empreendedora’.

André Fortaleza: “A Câmara de Aparecida tem como princípio o respeito e a valorização dos direitos das mulheres” – Fotos, inclusive a da home: Marcelo Silva/Departamento de Comunicação

 

Presidente da Câmara agradeceu a oportunidade de realizar evento com aquele porte e destacou a parceria com os demais vereadores

 

 

 

 

O presidente da Câmara, vereador André Fortaleza (MDB), explicou que sua gestão sempre pautou pela valorização das mulheres e confessou que espera que essa primeira edição da Feira seja o pontapé inicial para vários outros eventos do mesmo porte.

“A Câmara de Aparecida tem como princípio o respeito e a valorização dos direitos das mulheres. O evento foi mais uma oportunidade para o fortalecimento da luta pelos direitos delas e para a promoção e defesa da igualdade. Aqui na Câmara acreditamos que a união de todos é a melhor forma de assegurar a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, justificou.

A Feira se realizou entre 9h e 16h, no estacionamento da sede do Legislativo, onde foram realizadas diversas atividades, sob atrações mescladas – venda de produtos –, roupas, tatuagens, bolsas, enxovais, semijoias, bijuterias, stand de corretora de imóveis, comidas, curso de maquiagem, cortes de cabelo, escova, depilação de sobrancelhas, dentre outros.

Além disso, foi oferecida assistência jurídica gratuita, em parceria com a Subseção da OAB Aparecida, que disponibilizou grupo de advogados. Já na atenção à saúde feminina, foram realizados, em parceria com o Senac, exames médicos gratuitos de sífilis, HIV, hepatite e aferição de pressão.

Para descontrair o ambiente, a novidade ainda contou com apresentação musical.

 

Sessão solene

Abrindo a solenidade, André Fortaleza agradeceu a oportunidade de realizar evento desse porte e, destacou a parceria com os demais vereadores e esclareceu que não se trata de evento político, mas uma forma de destacar a parceria com as mulheres da cidade. “Precisamos dessa parceria, de apoiá-las, sem nenhuma distinção, para que possamos ter uma Aparecida melhor e um mundo melhor”, discursou o presidente, que pontuou: pretende fazer outros eventos semelhantes.

Sobre representatividade, ele destacou que a Câmara nunca teve tantas mulheres em cargos de chefia como agora e também elogiou a atuação das servidoras da Casa.

Continuando, a presidente do Instituto Mulheres Combatentes, Paula Resende, falou do papel da instituição, que faz grande papel na defesa dos direitos das mulheres e aproveitou a oportunidade para exaltar o apoio fundamental que André concede ao grupo.

Paula Resende ainda falou o quanto é importante batalhar para quebrar o olhar de rivalidade que culturalmente é ensinado entre as mulheres. “É preciso mudarmos essa cultura. Começarmos a olhar uma para a outra com mais carinho”, discursou.

A sessão contou, da mesma forma, com palestra da psicóloga Thais Ribeiro de Sousa, tratando dos desafios da mulher no século 21. Ela começou falando dos inúmeros papéis que cada mulher exerce na sociedade e que isso tem feito com que muitas deixem de lado o cuidado próprio.

“Saiba sempre quem você é”, afirmou a profissional, destacou a necessidade de autocuidado primeiro para depois cuidar do outro. Também pontuou a necessidade de se cobrar menos, ao relatar que tem recebido pacientes que estão doentes por uma cobrança exagerada.

Na sequência, a vereadora Camila Rosa (PSD), em seu discurso, fez breve relato da luta histórica das mulheres, citando o episódio que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.

A parlamentar afirmou que a posição atual da mulher na sociedade não seria possível se não fosse a luta dessas mulheres de outrora. Entretanto, questionou que a participação feminina na política ainda não é satisfatória.

Sobre isso, citou o movimento Pula para 50, que busca participação igualitária na política. Finalizando, convidou a todas para participarem desses movimentos, que entrem nesse debate, em prol de uma política com equidade.

Outra representante das mulheres na Câmara de Aparecida, a vereadora Valéria Pettersen (MDB) começou propondo “não perder a doçura, apesar da luta”, e enalteceu a qualidade de “partilhar” que toda mulher possui, ao saber cuidar dos seus e ainda ajudar os outros. Valéria discorreu sobre a luta de cada mulher, mas também destacou que se tratava de um dia de festa, para celebrar a história de cada uma. “E a nossa luta é que esta Casa de Leis e o País não tenham apenas cotas, mas que de fato nós ocupemos as cadeiras, que tenhamos cada vez mais espaço”, afirmou.

Para finalizar a sessão e como homenagem às mulheres, a Escola de Música de Aparecida fez uma apresentação da música Maria, Maria, de Milton Nascimento e, vários buquês de rosas foram entregues às convidadas.

 

Homenagem

Durante a sessão solene, André Fortaleza fez a entrega do Título de cidadã Aparecidense para Maria Fernanda Bessa, do grupo Sallo.

Ao receber a honraria, Maria Fernanda se disse emocionada pela homenagem e falou da satisfação de ser mulher. Mineira, Maria Fernanda contou que foi acolhida por Goiás, em especial pela cidade de Aparecida de Goiânia.

 

(Informações: Departamento de Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!