Balanço do 2º trimestre mostra agilidade de Aparecida na vacinação contra Covid

Foram 41.878 doses injetadas em abril ante 77.911 em junho, crescimento de 86%, segundo dados da SMS. Um em cada cinco adultos da cidade está totalmente imunizado.

 

Segunda dose segue normalmente na cidade em seis postos… – Foto: Enio Medeiros/Comunicação

 

…Sem necessidade de agendamento – Foto: Claudivino Antunes/Comunicação

 

O número de vacinas contra Covid-19 aplicadas pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia cresceu 86% nos últimos três meses, passando de 41.878 doses injetadas em abril, para 77.911 em junho. É o que apontam dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) consultados na plataforma Covid-19 Vacinação Doses Aplicadas, do Ministério da Saúde (MS), que adquire e distribui as vacinas aos Municípios, através dos Governos estaduais.

Neste segundo trimestre, a média diária de doses ministradas subiu de 1.395 em abril, para 2.597 em junho. De acordo com a SMS, Aparecida já imunizou totalmente 20,87% da população maior de 18 anos. Um em cada cinco aparecidenses adultos recebeu as duas doses ou a dose única da vacina. Conforme dados populacionais do IBGE, Aparecida tem 422.666 habitantes aptos a receber a vacina.

Com 237.323 vacinas administradas como primeira dose, Aparecida já aplicou o imunizante em mais da metade (56%) da população adulta. Para o prefeito Gustavo Mendanha, os números refletem uma ampla adesão dos aparecidenses à campanha de vacinação.

“Nos últimos meses, o governo federal tem enviado um número maior de doses para Aparecida. E elas estão chegando com mais frequência, sendo distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde. Aqui em Aparecida, o nosso lema é ‘Vacina recebida, vacina aplicada’. Para isso, preparamos uma grande estrutura, que nos possibilita aplicar as vacinas tão logo elas cheguem”, afirma Gustavo Mendanha.

O gestor enaltece a adesão da população à campanha vacinal, explicando que quanto mais rápido as pessoas convocadas comparecem aos Postos de Vacinação, mais condições o Município tem de ampliar as faixas etárias. Com isso, a cidade vai aumentando a cobertura vacinal, e no menor tempo possível.

Conforme os dados repassados pela SMS ao Ministério da Saúde, Aparecida amplia sistematicamente o número de doses administradas mês a mês, desde janeiro, quando o Brasil começou a campanha de imunização. Em Aparecida, foram aplicadas 5.394 doses em janeiro; 15.740 em fevereiro; outras 31.915 doses em março; mais 41.878 em abril; 48.655 doses injetadas em maio; e, 77.911 vacinas em junho.

Superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro ressalta que, tirando a vacina de dose única, nos demais casos a imunização só fica completa com a segunda dose. “É muito importante ficar atento ao calendário da segunda dose, para não perder a data. E mesmo que esse prazo já tenho passado, a pessoa deve comparecer para tomar a segunda dose e completar o seu esquema vacinal”, reforça Daniela.

 

Atual público-alvo

Aparecida seguia, dia 31 de julho, imunizando o grupo acima de 30 anos, bem como gestantes, puérperas, profissionais de saúde e da Educação e pessoas com comorbidades ou deficiência que porventura ainda não foram imunizadas. Por enquanto, até chegarem novas doses ao Município, a vacinação ocorre apenas por agendamento.

Os interessados devem agendar pelo aplicativo Saúde Aparecida. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas para novos agendamentos são liberadas de segunda a sexta, após às 17h.

Ao agendar, a pessoa pode escolher receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização. Para vacinar, é preciso apresentar documento de identidade, Cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida.

“Assim que o estoque municipal for reforçado, nós voltaremos a vacinar também sem agendamento nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades”, informa Daniela.

 

Segunda dose

A SMS continua aplicando também a segunda dose. Quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, até às 17h. As UBS’s Andrade Reis, bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim também atendem das 8h às 17h, de segunda a sábado.

Para receber a segunda dose não é necessário agendar. Mas o morador precisa apresentar documento de identidade, CPF e Cartão de Vacinação. Se a dose dois for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida tem um estoque atual de 6.812 doses para a primeira aplicação e 31.827 para a segunda.

 

(Informações: Comunicação/Allan David)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!