Avenida Galdino Moreira – De depósito de lixo a uma bonita via pública

“Nenhum gestor teve ousadia de reconstruir a avenida Galdino”. Palavras do prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB). A agora remodelada via pública, que liga regiões longínquas da cidade, serviu vergonhosamente como ponto de despejo de lixo e carniça por muitos anos, com o seu uso totalmente inadequado.

 

Solenidade administrativa e cultural selou a reinauguração da avenida Galdino Moreira, uma das mais expressivas obras da gestão Valmir Pedro – Fotos: ASCOM/Prefeitura

 

O prefeito, outras autoridades e, familiares descerram a placa da inauguração: um marco na gestão 2017-2020

 

Prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro, ao dialogar com os presentes na solenidade

 

Evento popular, com importante reinauguração de via pública

 

Nilva Moreira, filha de Galdino Moreira, faz uso da palavra durante o evento de reinauguração

 

Dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho fez o show da reinauguração…

 

…Humor e alegria de forma gratuita para o público

 

Hospital Regional: mesmo sem ainda funcionar, marco maior da avenida e razão para mudanças positivas significativas na região – Foto (Arquivo): Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

 

Trânsito na avenida está em condições normais e liberado…

 

…Isso, após quase 30 anos danificada, com muitas irregularidades…

 

…A Galdino Moreira tem possibilidade de se tornar um dos locais mais bonitos de Uruaçu

 

Na avenida Galdino Moreira, duzentas palmeiras plantadas pela Prefeitura. Para satisfação de Valmir Pedro e da população

 

Em outros tempos, avenida Galdino Moreira apresentava situação desastrosa (fotos acima e abaixo) – Fotos (Arquivo): Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Oficialmente, a Prefeitura de Uruaçu fez a entrega da denominada (e bonita) nova avenida Galdino Moreira, que agora tem trânsito com condições normais e está liberada para utilização. Isso, após quase três décadas (apesar de a Prefeitura usar o termo quase 20 anos) apresentado problemas dos mais diversos, quase 100% danificada e intransitável.

Galdino Moreira foi o pai de Luiz Lourenço Moreira, prefeito uruaçuense 1989-1992. Vulgo Luiz Pauferro, ele construiu a avenida, em tempos da também arrojada edificação do imóvel que abrigou a Prefeitura e a Câmara Municipal (na rua Formosa, vila Sant’Ana), até ser doado em 2008 ao Ministério da Educação, para funcionamento do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Nilva Moreira representou a família no acontecimento transcorrido nas imediações da obra do Hospital Estadual Geral e Maternidade de Uruaçu Maria Pires Perillo (Hemu) e, que agrupou autoridades (exemplo do vice-prefeito doutor Juarez Lourindo [PSB], de vereadores e secretários municipais), personalidades, lideranças de segmentos variados, familiares do homenageado e populares. Em informações da Prefeitura, Nilva ‘agradeceu nossa Administração pela ousadia em reconstruir essa avenida tão importante para Uruaçu. Ela se emocionou ao agradecer a nossa equipe de governo por manter na avenida o nome de seu pai.’.

No discurso central da noite, o prefeito Valmir Pedro (PSDB) detalhou particularidades do empreendimento, listou outros investimentos e comentou pretensões de entregar novas obras estruturantes, atualmente em andamento.

 

Antes, reduto de carniça e vergonha

Localidade coalhada de crateras, mato alto, a avenida serviu, durante anos, também como depósito de muito lixo e carniça das mais variadas espécies. Mais que uma via pública onde a população sentia medo e nojo de passar, ela se encontra diferente hoje, toda revitalizada e melhorada.

Ganhando pavimentação asfáltica, meio-fio, obras de artes, mais plantação de duzentas palmeiras, a avenida que contorna a cidade na parte Leste, foi inaugurada na noite de 29 de novembro, com a dupla de humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho se apresentando, o que é garantia de bastante humor para o público. O deputado federal Lucas Vergilio (SD) e a ex-deputada estadual Eliane Pinheiro doaram o show. Ele, representado pelo secretário parlamentar Mário Simonsen Alves Faquim e, ela, presente, com ambos levando mensagens do alto do palanque.

Os investimentos na obra foram de cerca de R$500 mil, através de recursos próprios da Administração Valmir Pedro, que trabalhou habilmente para conseguir recursos para as melhorias de antes, envolvendo outro trecho da via pública, que tem tudo para se tornar um dos redutos públicos mais belos da cidade nortense. “Nenhum gestor teve ousadia de reconstruir a avenida Galdino”, discursou Valmir Pedro em recente evento, praticamente repetindo tal realidade na inauguração.

 

Hospital na avenida

Abrigando o Hemu, a avenida Galdino Moreira agrupa pontos residenciais, comerciais e de prestação de serviços. Com o fator Hospital, os poucos lotes vagos restantes tendem ser rapidamente ocupados por edificações de ambas opções, especialmente de ligação com a unidade de saúde. É o chamado cluster comercial – aglomeração. Um empreendimento maior atrai outros menores.

Praticamente em frente ao Hospital, é erguida a sede de uma clínica de hemodiálise, conforme o JORNAL CIDADE publicou em abril no site e em edição impressa.

Levantamento feito pelo JC tempos atrás apurou que outras clínicas, além de pontos variados (laboratório, farmácia, restaurante, lanchonete, hotel, quitinete), serão instalados.

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!