Neste 25 de março, a Secretaria Municipal de Saúde publicou ‘Nota’ liberando o uso de máscaras. Entre os motivos para a tomada de decisão, está a cobertura vacinal em Uruaçu, de 87% de primeira dose, 76% com a segunda dose e 27% com a dose de reforço.
A Secretaria Municipal de Saúde uruaçuense publicou Nota Técnica, via Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Covid-19), estrutura da mesma Pasta, de recomendação que libera o uso de máscaras de proteção facial em locais abertos e fechados.
Nas considerações para a tomada de decisão – englobando o novo coronavírus –, a SMS, informa, entre outras situações: a redução de média móvel de casos positivos e óbitos no Estado de Goiás; a redução de casos em Uruaçu, de acordo com o Informe Epidemiológico número 03/2022; a cobertura vacinal em Uruaçu, de 87% de primeira dose, 76% com a segunda dose e 27% com a dose de reforço; a taxa de ocupação de leitos para assistência de pacientes, de 44% UTI SUS Estadual (Unidade de Terapia Intensiva [UTI] Sistema Único de Saúde [SUS]) e 30% Enfermaria SUS Estadual; e, a discussão e deliberação do COE estadual, referente às evidências e indicadores para flexibilização do uso de máscaras em locais abertos.
Em 11 de março, a Secretaria de Estado da Saúde havia liberado o uso em locais abertos sem aglomerações, nos Municípios que tenham a cobertura vacinal com esquema primário maior ou igual a 75% na população de cinco anos e mais. Para a análise desse percentual, são considerados, informa a SES, os dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.
Alinhamento nos cuidados
Da mesma forma que a Pasta estadual, o órgão uruaçuense destaca que o uso de máscaras de proteção individual deve continuar sendo incentivado para pessoas com idade maior que 60 anos, imunodeprimidas, gestantes, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, mesmo em locais abertos e sem aglomeração.
O Governo de Goiás recomendou, na ocasião, a permanência do uso de máscaras em ambientes coletivos fechados, como, por exemplo, transporte público, aeroportos, rodoviárias, unidades de ensino e em ambientes abertos com aglomeração, com as recomendações podendo ser modificadas, de acordo com o cenário epidemiológico.
Boletim
A Secretaria Municipal de Saúde de Uruaçu publicou Boletim Covid-19 atualizado no mesmo 25 de março, conforme consta dados abaixo, noticiados mais cedo pelo JORNAL CIDADE.
Com procedimentos idênticos, outros Municípios goianos agiram e estão agindo da mesma forma, inclusive a capital Goiânia. O mesmo ocorre no âmbito nacional, em todos os Estados e no Distrito Federal.
(Márcia Cristina)