Saneago informa que técnicos realizaram vistoria no ponto de captação e em todo o sistema de tratamento de água, não sendo encontrado nenhum indício de presença de óleo vegetal próximo às bombas, tampouco qualquer alteração nos parâmetros operacionais ou na qualidade da água tratada que pudesse caracterizar contaminação.

Saneago esclarece que a situação segue sob monitoramento contínuo e novas medidas serão adotadas prontamente, caso necessário – Imagem, inclusive da home: Comunicação/Saneago
A Saneago tranquiliza a população de Uruaçu quanto à qualidade da água tratada e distribuída pela Companhia na cidade. No domingo 19 de outubro, foi registrado derramamento de óleo vegetal no rio Passa Três, manancial de abastecimento do Município, proveniente de acidente na BR-153. No entanto, a captação de água bruta é realizada 100 metros acima do local do acidente, não havendo risco de contaminação.
Imediatamente após o ocorrido, equipes da Saneago estiveram no local e constataram que parte da carga estava vazando pela rodovia, alcançando o sistema de drenagem e, consequentemente, desaguando no ribeirão. Foi verificado que o ponto de derramamento do óleo está localizado à jusante (abaixo) da captação de água, sendo que o fluxo do rio é em sentido contrário ao ponto de captação, o que afasta o risco de contaminação do sistema.
Monitoramento contínuo
De qualquer forma, as equipes técnicas realizaram vistoria no ponto de captação e em todo o sistema de tratamento de água, não sendo encontrado nenhum indício de presença de óleo vegetal próximo às bombas, tampouco qualquer alteração nos parâmetros operacionais ou na qualidade da água tratada que pudesse caracterizar contaminação.
Sendo assim, o sistema de abastecimento segue em funcionamento normal, sem risco à saúde da população e com a qualidade da água totalmente preservada. A situação segue sob monitoramento contínuo e novas medidas serão adotadas prontamente, caso necessário.
(Informações, sob adaptações: Comunicação Secom)