Academia Uruaçuense de Letras ganha sede em Museu

Entidade cultural presidida por Carzem recebe apoio da Prefeitura de Uruaçu para instalação de sede própria. Sala no interior do Museu Dom Prada Carrera é referência dos escritores desde 4 de julho. Presidência busca outras conquistas para a Academia.

 

Academia Uruaçuense de Letras: sala no interior do Museu Dom Prada Carrera. Na cerimônia de entrega, doutor Juarez Lourindo (esq.), vice-prefeito; Valmir Pedro, prefeito; Carzem, presidente da AUL; Nilde Alves, secretária municipal da Cultura; e, vereador Taroba, presidente da Câmara – Fotos: Divulgação/Prefeitura e AUL

 

Academia jamais havia contado com espaço físico. Abaixo, Galeria dos Presidentes

 

Trabalho do presidente Carzem tem estruturado a AUL, que tem condições de se tornar ainda mais expressiva. Basta apoios internos (começando pelos membros) e externos

Carzem recebendo a Comenda Coronel Gaspar, em 4 de julho. Entregando, secretária da cultura, Nilde Alves

 

Padre Crésio Rodrigues: o mesmo aconteceu com ele, que também é escritor

 

Ezecson Fernandes (esq.) e doutor Mariano Peres: unificação de entidades debatida três anos atrás – Foto: Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

 

Presidida por Carlos Henrique Alves do Rêgo (Carzem), a Academia Uruaçuense de Letras ganhou, no regime de cessão, a primeira sede física em toda a sua história.

Em ato que integrou os eventos alusivos ao aniversário do Município, celebrado na data 4 de julho, o Executivo cedeu oficialmente o espaço (uma sala), localizado no interior do Museu Dom Prada Carrera, Centro da cidade do Norte goiano.

“Quando a cidade comemorava o seu 89º aniversário, ainda que de forma tímida quanto à presença dos munícipes devido a pandemia de Covid 19, mas nem por isso menor do que, tradicionalmente, se espera em todo 4 de julho em Uruaçu, tivemos a visitação à sala da AUL, no prédio do Museu, e, um café da manhã. Uma inauguração simbólica, visto que tanto o Museu quanto a Academia já existem.” As colocações são de Carzem.

O prefeito Valmir Pedro (PSDB) e Nilde Alves, secretária municipal da Cultura, haviam dialogado com o presidente, visando tornar realidade essa estruturação.

“Sinto-me muito feliz por estar colhendo os primeiros frutos da Academia: ter uma sala, uma sede”, narra Carzem, que aceitou o desafio de presidir uma entidade totalmente inativa até recentemente.

Ele tem conseguido arrebatar (e envolver, no bom sentido) novos integrantes; lançou campanha para arrecadação padronizada de livros para o acervo da AUL; criou grupo no aplicativo WhatsApp para publicações e debates culturais; promoveu Saraus; constituiu conversações permanentes com a Pasta da Cultura local; projetou lançar um livro com poesias de confrades; mantém olhar especial voltado para possíveis parcerias legais com governos de todas as instâncias; busca recursos para estruturar a Academia; se dedicou para com o fator sede própria; entre outras iniciativas.

Que, diante da iniciativa pública, privada, do Terceiro Setor, com calma e entendimentos, a Academia possa mirar firmemente no propósito de conseguir (escriturado) em futuro próximo, um imóvel por completo para instalar sua representação. Merece demais!

Ao mesmo tempo, desde o início do trabalho presidencial, Carzem lida com questões administrativas, contábeis, fiscais, jurídicas, para regularizar a situação burocrática da AUL, que, incrível, deixou de ter CNPJ ao longo de anos. Um problema que foi se arrastando, face a falta de determinação de alguns, com agravante esquisito: o livro de ata da entidade (e seus acontecimentos pioneiros) teria desaparecido… Se é que, de fato, algum dia existiu… Ou, se é que desapareceu mesmo!

 

Recursos

A Academia Uruaçuense de Letras tem direito aos benefícios da Lei Aldir Branc, implementada pelo governo federal, via repasse de recursos para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios – Instrumento de extrema importância para proteção de parcela significativa de agentes culturais em todo o País, além da fomentação do setor cultural em si. Para obter o recurso, se torna necessária a regularidade da AUL.

Quando do fechamento da reportagem, Carzem dedicava atenção, após expor, sugerir aos membros e para outras pessoas, no sentido de viabilizar a fusão com a Academia Uruaçuense de Letras e Artes Poetisa Izaura Charles Dantas (que se encontra legalizada), fundada pelo escritor Ezecson Fernandes de Sá, falecido em 2019.

Ezecson, que antes participou da AUL e, que em 2017 concordou com essa junção, ladeado pelo então presidente da coirmã, doutor Mariano Peres. Porém, nada fora oficializado.

 

Comendas

Na data natalícia de emancipação político-administrativa, ocorreu solenidade de entrega das Comendas Marisa dos Santos e Coronel Gaspar, no formato virtual, com repasses feitos nas residências dos homenageados.

Lembrando palavras do prefeito – “Destinam-se a homenagear personalidades com relevantes serviços prestados à sociedade uruaçuense” –, Carzem destaca: “O que, para mim, só aumenta a minha responsabilidade enquanto filho e cidadão de Uruaçu”.

“Recebi a Comenda Coronel Gaspar, maior honraria do Poder Executivo Municipal de Uruaçu! Acredito que os mais de 18 anos atuando no jornalismo, a minha participação no Conselho Municipal de Cultura, os três Saraus pela Academia que realizamos e, por último, a minha gestão à frente da AUL desde 2017, alicerçaram este êxito!”, externa o presidente da entidade, que emenda: “Seria falso se dissesse que não estou feliz pela Comenda. Ela, nesse contexto [englobando a AUL e a atuação do mesmo], foi a ‘cereja do bolo’”.

“O dia 4 de julho de 2020 foi um dia ímpar na história da Academia Uruaçuense de Letras, não pela minha homenagem que, é à parte, mas por termos ganhado uma sede, um endereço, ainda que cedida. Gratidão ao prefeito Valmir Pedro, à Professora Nilde, que abrigou a nossa Academia! E, gratidão a eles e aos demais membros da equipe de escolha de homenageados”.

Doutor Mariano Peres e Padre Crésio Rodrigues, também pares da AUL, igualmente foram homenageados em 2020 com a Comenda Coronel Gaspar.

 

(Jota Marcelo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!