AGENDA POLÍTICA

JOTA MARCELO

Wilson Piazza participa de ‘Audiência’ na Câmara dos Deputados.

O tricampeão da Copa do Mundo de 1970 Wilson Piazza, presidente da Federação das Associações de Atletas Profissionais (FAAP), participará, nesta quarta 29 de setembro, às 14h, de Audiência Pública na Câmara dos Deputados, para defender o sistema de assistência complementar socioeducacional para atletas profissionais, ex-atletas e aos em formação, que foi extinto com a revogação do artigo 57, da Lei Pelé (9.615/98), em janeiro deste ano.

A Audiência será realizada no Plenário 14 da Casa de Leis, tendo como presidente da Comissão, a deputada federal Celina Leão (PP-DF). Piazza estará acompanhado do ídolo mineiro Dirceu Lopes e de integrantes do Sistema FAAP.

Segundo Piazza, em sua fala no acontecimento, pretende demonstrar a injustiça causada pela revogação do artigo, que jogou por terra o trabalho de quase 50 anos e que já realizou mais de um milhão de atendimentos.

O artigo 57 normatizava a fonte de recursos para o atendimento a atletas e ex-atletas profissionais, com a concessão de bolsas de estudo, auxílio alimentação, medicamentos, funeral, assistência previdenciária a partir do pagamento de parcelas ao INSS para que o ex-atleta consiga se aposentar, tratamento de doenças crônicas como hepatite C, que acomete a maioria dos atletas com atuação nas décadas de 60, 70 e 80, além de programas de capacitação que proporcionam carteira provisionada para que o ex-atleta possa atuar de imediato na profissão.

Para Piazza este é o momento de corrigir a injustiça, com a aprovação das emendas números 1 e 4 ao projeto de lei 1.153/19, oriundo do Senado e que está em Comissão Especial, da Câmara. “Esperamos que os parlamentares se sensibilizem, pois diferente do que parece, a maioria dos atletas finaliza a carreira sem dinheiro e sem capacitação para recomeçar no mercado de trabalho, tendo a FAAP a única instituição que presta apoio. Por isso, é necessário reaver as fontes de recursos para dar continuidade aos atendimentos”, comenta o dirigente da FAAP.

 

(Informações, sob adaptações: Dida Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!