SAÚDE DO CORAÇÃO

DR. JOÃO JOAQUIM DE OLIVEIRA

NÁ ENXÊRGA

– Se na rapidez que eu te falar de Aspásia, me amofinar de novo, vou levar tal cantilena para te denunciar ao Péricles. Tu és uma novel que não entendes de proxenetismo cultural. Eram essas as maneiras e meneios de se portar Dona Sabina, quando de sua imersão na leitura de suas predileções. Aspásia era apenas uma de suas autoras.

 

– Eu te apoquentar? Deixe-me aqui na quietude e ataraxia de minha enxerga. Não sou de atapetar ou alcatifar ninguém, menos tu. Olha quem está na sombra daquele caramanchão. Quanto de verde se vê no Teu zimbório. Abóboras caiam em minha cachola. Fujo de caçoleta. Alto lá!

 

– Sabina, nesse instante lembrou que ambas vinham de assistir ao TE Deum. Laudamus, laudamos, laudamus. Fui baldada nessa assertiva. E assim a imprequei foi por modo que ando em frenesi com certo gamenho de que tenho que curar. Venhas comigo, vamos assentar neste cepo de jacarandá.

 

– Sentar-se nesse tronco de tão grande árvore? Para quê?

 

– Dileta amiga, não me tenhas como um logogrifo. Este chão é apenas pasmatório, onde sentam produtivos e ociosos.

 

– Vamos então passear por esses vergéis e gravatás. Colheremos piteiras. O que sobrar guardemos no celeiro junto com outras fêveras.

 

-Belo balsado, não havia vindo aqui há dias. Estás ouvindo um som de copola? Quem toca é uma rosa desmaiada em suas donairosas partituras. As manhãs aqui são sempre brumosas e saudosas.

 

– Esse teu vestido é de excelente cassa! Munifico tecido. A gente merece não vestir com roupas inapreciáveis. Percebe como a vizinha tem uma voz argentina?

 

– Verdade. Ela também cria andaluzas de cadiz? Ou é outra raça de galinhas?

 

– Sabe que não sei. Ela tem essas penosas de muito tempo.

 

– Ouviu? Que sardônica e estrepitosa gargalhada!

 

– É o marido da vizinha. Parece um alegre bobo. E por cima ainda gosta de requestar moças das cercanias. Ele é cheio de chocarrices.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!