‘Mais uma vez é Natal’ – Rodrigo Kramer
Laços de afeto, moldam o meu Natal,
Famílias, amigos e mais gente especial.
Risadas, histórias que brotam da infância.
Contadas, no agora que amanhã será lembrança.
Mais uma vez é Natal
Enche a casa ganha asas
Com pouco já vira festa
O amor é que interessa
Mais uma vez é Natal
Enche a casa ganha asas
Com pouco já vira festa
O amor é que interessa
Laços de afeto, moldam o meu Natal,
Famílias, amigos e mais gente especial.
Risadas, histórias que brotam da infância.
Contadas, no agora que amanhã será lembrança.
Mais uma vez é Natal
Enche a casa ganha asas
Com pouco já vira festa
O amor é que interessa
Mais uma vez é Natal
Enche a casa ganha asas
Com pouco já vira festa
O amor é que interessa
Rodrigo Kramer é o compositor da canção do Sarau da Jezebel (sediado em Uruaçu, Norte de Goiás), que lançou a faixa Mais uma vez é Natal, integrante da coletânea Natal – a primeira de um conjunto de nove músicas disponibilizadas entre 7 e 24 de dezembro de 2025, em celebração ao período natalino. As músicas, todas autorais e com uma estética voltada ao rock, foram gravadas no estúdio do Coletivo Gaffurina (Ponto de Cultura). Formação do Sarau: Larissa Kramer (vocal), Raul Kramer (bateria) e Rodrigo Kramer (baixo). Com as participações especiais dos artistas PcDs Valentina Kramer e Leon Kramer, que aparecem em todos os vídeos de Natal. Valentina e Leon, no entanto, só têm condições de participar dos eventos do Sarau da Jezebel quando se consegue as condições mínimas de assistência sensibilizada e acessibilidade. Assista o clip clicando aqui (abaixo, outras informações)!
Versatilidade cultural do autor da canção
Rodrigo Kramer é um fazedor de cultura em Uruaçu, atuando como produtor, músico, escritor e articulador cultural. Há mais de uma década, dedica-se a fortalecer a cena artística local por meio de projetos, formações e ações que ampliam o acesso às artes. É um dos fundadores do Coletivo Gaffurina, ao lado de Larissa Kramer e Wendel Max, e idealizador de iniciativas como o Movimento de Ocupação Cultural. Integra a Casulo Fantasma, banda de rock atuante na região Norte de Goiás, é autor do livro Historinhas Impessoais Cheias de Meias Verdades e participou ativamente da implementação do Sistema Municipal de Cultura, tendo presidido o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Uruaçu entre 2016 e 2018.
Ele é idealizador do Sarau da Jezebel, projeto lítero-musical que circula por escolas, colégios, universidades e Editais. O mesmo une música, poesia e performance em ações voltadas à democratização da arte. Também criou o Conversas, série de entrevistas com artistas e escritores de Uruaçu que muito contribuíram para construção cultural do Município, que atuam na cultura há mais de 30 anos. Produtor e artista, Rodrigo Kramer atua para que a arte exista, circule e transforme pessoas.
Ponto de Cultura
O Coletivo Gaffurina busca o título de Ponto de Cultura desde 2020. Inicialmente, concentrava suas ações em Festivais e produções musicais, utilizando a literatura e as artes visuais como linguagens que enriqueciam seus projetos.
Porém, com o tempo tornou-se evidente que apenas produzir cultura não era suficiente para conquistar essa certificação. Era necessário desenvolver ações formativas, atividades voltadas ao público infantil e iniciativas que valorizassem a cultura popular do Município localizado na região Norte de Goiás, incluindo mestres e artistas que contribuíram e contribuem significativamente para a identidade cultural local.
Diante disso, o Coletivo ampliou seu campo de atuação e estabeleceu parcerias importantes com a Escola Municipal Quilombola Professora Lastênia Fernandes de Carvalho e com o Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Uruaçu. Por meio dessas instituições, realizou formações, apresentações e atividades culturais para crianças, tendo o Sarau da Jezebel para Crianças como uma das principais ferramentas de aproximação e democratização do acesso à arte.
Em 2024, o Coletivo Gaffurina também deu início ao podcast Conversas, entrevistando artistas e escritores icônicos, como Sinvaline Pinheiro, Maria Aparecida dos Santos (Cida Santos) e Mariano Peres, todos com mais de 60 anos e portadores de trajetórias que enriquecem a ancestralidade e a memória cultural de Uruaçu.
Essa expansão das ações consolidou uma mudança de foco dentro do Gaffurina e, como resultado, o mesmo foi reconhecido diversas vezes: em 2024, recebeu do Município o título de Ponto de Cultura, por meio do Edital 02/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) local. Dentro de 2025, foi premiado no Edital Cultura Viva 01/2025, do Estado de Goiás, como coletivo informal Ponto de Cultura. Mais recentemente, recebeu também a Certificação de Ponto de Cultura concedida pelo Ministério da Cultura (MinC), reconhecimento que, além da alegria da conquista, traz a responsabilidade de seguir avançando com ações ainda mais sólidas.
Em síntese, essa é a trajetória do Coletivo Gaffurina na conquista do título de Ponto de Cultura – percurso que se fundamenta em mais de uma década de atuação contínua e organizada desde 2012.
Abaixo, imagens marcantes. Confira!

Mostra Stella Cardozo no Sarau da Jezebel realizado em junho de 2025 na sede do Ateliê Quilombola João Borges Vieira (Uruaçu) – Fotos e imagem: Coletivo Gaffurina

Podcast Conversas, com a artista plástica Cida Santos. Disponível no YouTube

Festival Gaffurina 2025, sendo a banda de Uruaçu Os Hermetistas sendo uma das atrações (com playlist no canal do Coletivo, contendo todas as bandas que passaram pelo evento). Assista aqui!

Oficina de literatura com o escritor Rodrigo Kramer, na Escola Professora Lastênia Fernandes de Carvalho, em abril de 2025

Outubro de 2025: entrevista com doutor Mariano Peres (escritor, poeta, advogado) (3º esq.), para o Conversas. Acompanhando e prestigiando, o escritor Carlos Henrique Alves do Rêgo (Carzem) (dir.). Produção a ser lançada no final de 2025 ou início de 2026. O JORNAL CIDADE vai anunciar antecipadamente, para que todos possam assistir, compartilhar, indicar

Sarau da Jezebel para Crianças, realizado, na Escola Lastênia Fernandes de Carvalho. Era maio de 2025

Sarau da Jezebel + Casulo Fantasma no lançamento do EP Dia dos namorados, do Sarau da Jezebel. Vocal: Larissa Kramer. Guitarra: Pedro Rosa. Baixo: Rodrigo Kramer. Bateria: Jullyanno Morais. Músicas do EP disponíveis aqui!

Lançamento do livro Historinhas Impessoais, Cheias de Meias Verdades, do escritor Rodrigo Kramer, realizado no Ateliê Quilombola em junho de 2025. Assista aqui!

Relembrando: o conjunto de nove músicas estão sendo disponibilizadas (entre 7 e 24 de dezembro de 2025), em celebração ao período natalino. Todas elas, autorais e com uma estética voltada ao rock, foram gravadas no estúdio do Coletivo Gaffurina (Ponto de Cultura), sediado em Uruaçu, Norte goiano. Clicando aqui, o leitor internauta pode assistir, ouvir, conferir, indicar, compartilhar, comentar todas elas!
Confira muito mais, clicando em Coletivo Gaffurina, Sarau da Jezebel, Rodrigo Kramer e Larissa Kramer.
(Jota Marcelo e Márcia Cristina. Com informações do Coletivo Gaffurina, do Sarau de Jezebel, de Rodrigo Kramer e Larissa Kramer)
- 13/12/2025 23:39:17 - ‘Mais uma vez é Natal’ – Rodrigo Kramer
- 13/12/2025 23:36:39 - ‘Olhos negros’ – Tunai
- 06/12/2025 15:23:23 - ‘Fabiano Chagas’ – JORNAL CIDADE (vários trabalhos)
- 31/10/2025 23:15:44 - ‘3 letras’ – Lucianno Filho, Kamylle Viola, Jéssica Pego e Davi Fernandes
- 31/10/2025 23:10:20 - ‘Veludo marrom’ – Liniker
- 15/10/2025 19:17:10 - ‘Estércio Marquez Cunha’ – JORNAL CIDADE (vários trabalhos)
- 15/10/2025 19:08:08 - ‘Adeus estrada dos tijolos amarelos’ – Elton John e Bernard John Taupin
- 08/10/2025 14:19:22 - Novo secretário de Cultura, Divino Galvão defende diálogo
- 20/09/2025 15:01:14 - Livro histórico nasce de união no ambiente escolar
- 17/09/2025 23:36:35 - ‘ACORDAR’ – Maria Loussa
- 17/09/2025 23:30:51 - ‘Sem parar’ – Fernando Deluqui e Luiz Schiavon
- 15/09/2025 20:25:30 - CORA E CURAU – ChicosBandRabiscando
- Ver todo o histórico


