CULTURA & EDUCAÇÃO

DIVERSOS

Fátima Gavioli apresenta ações do Novo Ensino Médio de Goiás em evento nacional

100% das unidades escolares do estado já operam dentro do novo modelo, que prevê carga horária total de 3 mil horas ao longo das três ‘Anos’ do ensino médio.

“Hoje posso dizer que, mesmo com a lei da Política Nacional do Ensino Médio, Goiás não foi impactado. Aqui já seguimos o caminho da implementação”, disse Fátima – Fotos: Comunicação

 

Enquanto a implantação do Novo Ensino Médio enfrenta desafios nas diversas regiões do Brasil, em Goiás a reforma já é realidade consolidada. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), implantou mudanças com planejamento, escuta da comunidade escolar e adaptação curricular conforme as diretrizes nacionais.

Durante o Encontro Anual Educação Já 2025, promovido pelo Todos pela Educação, em São Paulo, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou que Goiás saiu na frente na implementação da reforma do ensino médio e já havia incorporado mudanças antes mesmo da sanção da Lei 14.945/2024, que alterou pontos da reforma nacional.

“Hoje posso dizer que, mesmo com a lei da Política Nacional do Ensino Médio, Goiás não foi impactado. Aqui já seguimos o caminho da implementação”, afirmou Gavioli.

Todas as unidades escolares do estado já operam dentro do novo modelo, que prevê carga horária total de 3 mil horas ao longo das três Anos do ensino médio. A estrutura curricular foi organizada para atender às demandas dos estudantes, oferecendo itinerários formativos que permitem aprofundamento em áreas do conhecimento e qualificação profissional. “Faltou tempo para os estados se estruturarem, mas nós, em Goiás, já avançamos. O itinerário está no caminho certo. As trilhas aprofundam mais, e as disciplinas eletivas agregam conhecimento”, completou a secretária.

 

25 mil vagas

Goiás também se destaca pela oferta de mais de 25 mil vagas em cursos profissionalizantes, disciplinas eletivas e áreas de protagonismo estudantil. O modelo adotado pelo estado contempla todas as áreas do conhecimento e está alinhado à matriz curricular exigida para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), garantindo que os alunos estejam preparados para o ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho.

A secretária reforçou que, mesmo com os desafios da pandemia, o estado manteve um ritmo acelerado de adaptação e infraestrutura para garantir que os estudantes tivessem acesso ao ensino de qualidade.

“Precisamos de infraestrutura, professores formados e internet funcionando para que esse modelo dê certo”, destacou Gavioli durante o evento. A implementação do Novo Ensino Médio no estado reflete o compromisso do Governo de Goiás com a educação de qualidade, alinhando inovação e valorização da formação dos jovens goianos.

 

“Precisamos de infraestrutura, professores formados e internet funcionando para que esse modelo dê certo”, analisa a auxiliar do governador Ronaldo Caiado (UB)

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!