OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 457 (1º a 15/09/2025) – ‘Matança no trânsito’

‘Sem parar de matar, o trânsito tem essa realidade triste em função de uma série de fatores, com erros advindos de motoristas e pedestres, além de autoridades’.

Primordial que os motoristas, os pedestres e as autoridades se esforcem ao máximo em favor de um trânsito melhor! – Foto (Arquivo): Getty Images / Assessoria de Imprensa

 

Um dos temas mais abordados neste espaço do Editorial do JORNAL CIDADE envolve o trânsito em geral do Brasil, e do exterior – urbano e rodoviário. Sem parar de matar, o trânsito tem essa realidade triste em função de uma série de fatores, com erros advindos de motoristas e pedestres, além de autoridades municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

Constatações, sob adaptações, de pouco mais de dois anos atrás, infelizmente, certamente idênticos aos dias atuais: O País registrou mais de um milhão de acidentes de trânsito em 2022, segundo dados consolidados naquele ano, o que resultou em mais de 33,8 mil mortes, uma média de noventa e duas mortes diárias. “Praticamente, temos um óbito a cada 15 minutos e um ferido e um sequelado a cada dois minutos. Para cada óbito no trânsito, é uma média até dez feridos ou sequelados em relação aos sinistros que acontecem”, destaca doutor Ricardo Hegele, vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), na publicação Acidentes de trânsito no Brasil registram mais de 92 mortes por dia, estima Abramet..

Do mesmo médico, sobre educação, fiscalização e punição: Para o especialista, é importante avançar na educação no trânsito, começando pela educação de base, mas também é preciso fiscalização e punição. “Temos que ter mais condições de fiscalizar e fazê-la de forma efetiva. E a punição para os crimes e infrações de trânsito devem ser efetivas. Deve haver a sensação de punibilidade quando acontecer uma transgressão. Hoje o que nós temos no Brasil é uma sensação de impunidade”..

Impunidade vista em ocasiões variadas, ao longo das horas dos sete dias de cada semana, em tudo quanto é lugar.

Informações da Comunicação Setorial do Detran Goiás: o Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás e a Polícia Civil (PC), inaugurou oficialmente, em julho, a Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (Dict) na sede da autarquia na Cidade Jardim, na capital Goiânia. ‘A obra é mais um passo rumo à instalação da primeira Cidade de Trânsito do País, um complexo que reunirá todos os órgãos de trânsito, agilizando os trabalhos de investigação e fiscalização e oferecendo maior comodidade aos usuários’, com o esclarecimento: ‘Além dos crimes de menor potencial ofensivo, conforme o titular, delegado Paulo Ludovico Evangelista da Rocha, o foco da delegacia é apurar homicídios, lesões corporais provocadas por sinistros de trânsito e os rachas – disputas automotivas não autorizadas.’.

É primordial que os motoristas, os pedestres e as autoridades se esforcem ao máximo em favor de um trânsito melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!