OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 380 (16 a 30/06/2022) – ‘HCN, uma conquista de todos‘

Está programada, para 1º de julho, a inauguração da Ala de Oncologia do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), sediado em Uruaçu e que serviu à população de Goiás no enfrentamento da Covid-19, retomando, em novembro último, seu perfil original (projetado antes da pandemia).

Antes mesmo de se tornar governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) afirmava que se dependesse do trabalho e esforço dele, a unidade funcionaria efetivamente, após término da obra civil física (do imóvel), algo que só foi possível dentro da gestão dele. Com perfeição, Caiado tem cumprido a missão por meio de sucessivos investimentos e, ao viabilizar o HCN em aspectos diversos – uma conquista de todos –, o governador atua em favor de estruturas material e humana, geração de empregos, fomento à economia. Muitos empregos, muita movimentação nas economias local e regional. Tudo volumoso e muita gente ainda não tem, na realidade, a noção de toda a positividade empreendida por Caiado.

Essa inauguração, via Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), passando a ter uma frente de atendimento à oncologia, é conquista ímpar. O governador, médico ortopedista, havia anunciado em 2021: “Teremos em Uruaçu, uma Ala do hospital para tratar pacientes com câncer. Tudo será instalado para atender a demanda clínica e cirúrgica, com estrutura de hemodiálise, centro cirúrgico, de UTIs, cirurgias de urgência e de rotina e, também de atendimento aos pacientes do ponto de vista clínico.”.

Secretário de Estado da Saúde até recentemente, Ismael Alexandrino destacou que foram identificados dois pontos críticos no serviço de saúde estadual, ao assumir a gestão: a oncologia e a cardiologia. “Conforme dados epidemiológicos, nos próximos 30 anos, essas duas patologias terão um maior quantitativo de óbitos, tanto em Goiás como no Brasil”, comentou, em dados da Pasta estadual e, no caso dos tratamentos de câncer, a decisão do Governo de Goiás foi descentralizar algumas unidades para esse atendimento, como o HCN, agora habilitado para oferecer esse serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!