OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 315 (1º a 15/10/2019) – ‘Obras públicas: problema do Brasil’

Mesmo com a adversidade aqui destacada representando transtornos, fica a impressão de que os governos em geral não levam a causa a sério, quando o tema aglutina obras públicas.

Em Uruaçu, no Norte goiano, em Goiás, no Brasil, existem obras paradas por todos os lugares, em todas as cidades, sob morosidade prejudicial ao cidadão, aos próprios órgãos das estruturas municipais, estaduais e federais.

Falta de melhor planejamento, de atenção especial para com a destinação e aplicação dos recursos, não responsabilidade maior, não cuidado lógico, não economia adequada, não eficiência, não pontualidade e outros erros é o visto nesses casos, fora outras falhas.

Na data 15 de outubro, hora e vez do lançamento do livro Obras Paradas: Entrave para o Desenvolvimento do Brasil, recheado de resultados do trabalho do deputado federal Zé Silva (SD-MG) como relator da Comissão Externa das Obras Inacabadas, da Câmara dos Deputados. Idealização interessante e que serve de referência nacional sobre a causa.

Do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), na segunda semana de outubro: “O que eu tenho falado para os ministros é de terminar as obras. Aí podem falar: ‘Ah, começou com Dilma [Rousseff], com o [Michel] Temer [ex-presidentes].’. Mas, se a gente não for atrás vai virar só ‘esqueleto’”.

Levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), atesta que os esqueletos correspondem a 14 mil obras paralisadas em todo o País, 37,5% dos empreendimentos analisados pelo órgão. Juntas, correspondem, por um quinto de todo o montante inicialmente previsto em investimentos da ordem de R$725,4 bilhões.

É preciso mudar. As obras precisam ser concluídas. Mudem, senhores detentores de cargos!

 

Obras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão paradas em Uruaçu. Pena! – Fotos (07/2019): Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!