SOCIAL

MÁRCIA CRISTINA

DMD: campanha busca conscientizar sobre doença rara em meninos

Música e clipe alertam de forma leve e divertida para os sinais e sintomas da distrofia muscular de Duchenne. Iniciativa busca auxiliar no diagnóstico precoce, fundamental para a manutenção da qualidade de vida. Leia (e assista vídeo) importante informação disponibilizada pela Comunicação da PTC Therapeutics, em transcrição com adaptações:

 

De repente, o Detetive Gui sobe em seu tapete mágico, com seu gato, protegido pelo seu casaco, e sai, curioso, em busca de aventura sem deixar que nada o atrapalhe. Esse é o cenário da música Se eu cair vou levantar, que conta, com muita leveza, a história de um menino que tem distrofia muscular de Duchenne (DMD). O lançamento da campanha, que conta também com um clipe, estreou nesse 31 de março de 2022 no canal do YouTube do Palavra Cantada.

A música, criada pelo grupo musical em parceria com a biofarmacêutica global PTC Therapeutics tem com como objetivo informar a sociedade e os profissionais da saúde sobre a DMD, doença rara, progressiva e que afeta principalmente os meninos. O personagem, Detetive Gui, é portador da doença e conta em forma de música o seu dia a dia como paciente. Seu nome é uma homenagem ao médico Guillaume Duchenne, descobridor da doença.

Para Rogério Silva, vice-presidente e gerente geral da PTC, elaborar esse tipo de campanha de conscientização é fundamental. “As doenças raras precisam ser diagnosticadas rapidamente. Esse tipo de campanha leva a informação de forma divertida diretamente para pais, educadores e profissionais de saúde e ajudam no reconhecimento dos sinais e sintomas, auxiliando nesse processo”.

A distrofia muscular de Duchenne tem como principal sintoma a perda de massa muscular de forma progressiva, gerando fraqueza que altera o jeito de andar ou causa quedas frequentes. O diagnóstico precoce, no entanto, é capaz de proporcionar ótima qualidade de vida e de postergar os efeitos da doença.

Assista o vídeo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!