Deformidades da ortopedia
Quando se estuda as doenças ortopédicas e reumatológicas, é de bom alvitre que saibam todos que existem as que guardam influências genéticas, outras não. A maioria são adquiridas. E nesse rol das afecções adquiridas entram fatores diversos. Estilo de vida, hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade e postura. A postura de cada pessoa no seu dia a dia é determinante. O indivíduo vai como que tendo que aturar e ser aturado nessas deformações. São desvios da coluna mestra, a vertebral.
Assim, são deformidades posturais, porque a pessoa não tem uma postura condizente e conformadora ao seu tipo físico e biológico. Tome o exemplo da coluna vertebral, já referida. A coluna da pessoa se divide na inferior, média e superior; ou lombossacra, toracolombar e cervical. Ou se preferir: inferior, média e alta. Existem os desvios da coluna: para frente, para trás, de lado e até combinações desses desvios. Outras doenças deformantes e desviantes são as artrites e as artroses. Ah, como há gente torta e desviada com essas moléstias da sustentação corporal! São danos difíceis de cura.
Além dessas deformidades listadas, existem outras deformidades pessoais; agora na esfera da metafísica dos costumes. E aqui há que se buscar o auxílio de outros ramos do saber. Psicologia Social, Psicologia dos Costumes, Psicopatologia, Psiquiatria e Sociologia. E pensem (os leitores [a]) em dois determinantes nas causas dessas deformidades. Como quase tudo nos valores biopsicossociais, aqui, grosso modo, pode-se separar em duas heranças majores. Uma genética, quase imutável; e uma social familiar, substancial no que virá ser o indivíduo em sua retidão (coluna anatômica e reta) ou tortuosidade postural, já bem explicada acima, e as tortuosidades da moral, da ética e do caráter.
São duas bagagens de que nenhuma pessoa pode delas desvencilhar. Mais fácil se desprender do celular ou tablet para muitas pessoas adictas do que se livrar dessas duas heranças marcantes e incisivas no que vai ser o indivíduo; a genética e a educação domiciliar senso latu. A herança educacional, boa ou má, é tão determinante para o sujeito que em certos Países orientais e europeus, quando um menor de idade comete um crime, os pais também são indiciados e processados. Razões óbvias. Faltou a chamada educação de berço (a mais substancial) na construção moral e social do futuro cidadão.
Instigante e curioso como se veem em certas famílias, certos indivíduos que vão formando um clã de pessoas tortas. Primeiro, de fato, pelo motivo de ir paulatinamente criando essas condições dos chamados desvios; os descritos neste caput. De causas orgânicas/ortopédicas e reumatológicas. Porque vão agregando esses fatores mórbidos e funestos, que os tornam molestos. E há por aí em profusão.
E vêm de roldão, na esteira dessas orgânicas, as tortuosidades e anfractuosidades de conduta. Em Ciências/ Neurociências e Sociologia, já são descritas várias deformidades do caráter e da moral. Vide DSM-V, da sociedade americana de psiquiatria. As sociopatias, as condutopatias. Nesse cardápio de tipos sociais e físicos, entram os folgados, os trambiqueiros, os caloteiros, os dissimuladores, os impostores, os melindrados e melindradas, os monomaníacos, os ociosos e desocupados. Ah, e para finalizar, em alguns casos, seguindo a compliance do politicamente correto, nem é bom falar muito. Melindra certos tipos. Fui. Aqui no Nordeste; se falar com super sincericídio, alberga inimigos. De novo.
[João Dhoria Vijle – Crítico Social e Escritor
- 09/08/2025 18:13:16 - Deformidades da ortopedia
- 27/07/2025 21:23:30 - Má notícia das canetas de emagrecer
- 01/07/2025 07:29:49 - Filhos reborns
- 16/06/2025 20:19:30 - Maria fica ou vai com outras
- 11/06/2025 00:15:34 - O que nos revelam os rodízios de alimentação
- 31/05/2025 23:59:01 - Ser ou estar cara de pau
- 12/05/2025 22:03:06 - Os riscos da prescrição de remédios por não médicos
- 27/04/2025 13:19:30 - Os benefícios que traz qualquer atividade física
- 18/03/2025 20:32:24 - Os riscos de morte do uso de anabolizantes
- 08/03/2025 13:19:45 - 8 DE MARÇO. ‘DIA DA MULHER’
- 02/03/2025 17:50:13 - Instintos e gozos como ponto gravitacional
- 16/02/2025 21:39:53 - Exercício e coração
- Ver todo o histórico