SAÚDE DO CORAÇÃO

DR. JOÃO JOAQUIM DE OLIVEIRA

As doenças do colesterol e triglicérides

O grande ou único impacto do colesterol e triglicérides está na obstrução que eles causam aos nossos vasos vitais, as artérias de nossos órgãos vitais.

Por que o colesterol e triglicérides são tão nocivos? Porque eles depositam no interior das artérias, obstruindo-as da passagem do sangue oxigenado e nutritivo ao nosso organismo – Foto: EBC / Divulgação/Ebserh

 

Com as evidências atuais, pode-se falar do colesterol e triglicérides como doenças. Consideradas também comorbidades. Vamos lembrar, eles são gorduras (lipídeos) presentes em carnes, banhas (toucinhos, torresmos), óleos vegetais e frutas. As gorduras ou lipídios, quimicamente, são formados por cadeias de carbono. Quanto mais carbonos (saturação) mais nocivos são. Todas as gorduras/óleos de origem animal, e de cor vermelha são mais ricos em cadeias de carbonos (gorduras saturadas). Por isso são as que formam as placas de gordura no interior das artérias, com desfechos trágicos: derrame cerebral, infartos fatais, doenças de retina (cegueira por retinopatia), insuficiência renal crônica levando a tratamento com diálise ou transplante renal, invalidez e morte.

O grande ou único impacto do colesterol e triglicérides está na obstrução que eles causam aos nossos vasos vitais, as artérias de nossos órgãos vitais: artérias coronárias que nutrem o músculo cardíaco; as artérias e arteríolas cerebrais; as retinas; os rins; artérias da musculatura esquelética (pernas, por exemplo).

Nosso corpo dispõe de dois tipos de vasos sanguíneos: as veias que recolhem o sangue desoxigenado do corpo e o levam aos pulmões para serem reoxigenados (O2 atmosférico inspirado). E esse sangue volta ao coração e faz a oxigenação (via artérias) de todo o organismo. As artérias, portanto, são órgãos vitais, porque nutrem nosso corpo de oxigênio, glicose e outros nutrientes.

Por que o colesterol e triglicérides são tão nocivos? Porque eles depositam no interior das artérias, obstruindo-as da passagem do sangue oxigenado e nutritivo ao nosso organismo. Essas gorduras do mal formam o que se chama em Medicina de placas de gordura, fechando paulatinamente a passagem do sangue arterial. Uma pessoa ter placas de até 50% de obstrução é comum e normal com o envelhecimento. Além deste grau de obstrução (50%) corre-se sempre o risco de mais obstrução e eventos invalidantes ou morte: derrames, infartos, arritmias cardíacas, miocardiopatias, insuficiência cardíaca.

Existem duas causas de colesterol/triglicérides altos: uma forma genética/hereditária pouco frequente; e as formas adquiridas, a maioria dos casos. Os fatores ou comorbidades mais comuns são: alimentos ricos em gorduras e proteínas animais (carnes vermelhas), os vícios de álcool e tabagismo, o sedentarismo, a obesidade, o diabetes e hipertensão. E atenção! Estes citados fatores de risco, além de causas, se somam em gravidade porque predispõem às doenças cardiovasculares. Há assim um somatório de riscos de o portador ter um desfecho muito nocivo ou morte: infarto e derrame cerebral.

Recomenda-se que anualmente o indivíduo faça um check-up preventivo. Exames de sangue, constando de dosagem desses lipídeos/lipidograma, glicose em jejum (diabetes), função renal e hepática e dois exames básicos da cardiologia: um teste ergométrico ou ecodoppler e um ultrassom de carótidas (artérias do pescoço). Com estes exames de custo médio ou baixo, tem-se um diagnóstico muito confiável do risco do paciente, se muito baixo, baixo, moderado ou alto/muito alto para eventos cardiovasculares de alto impacto de invalidez ou morte.

A boa e ótima notícia é que feito o diagnóstico do estado do paciente, faz-se o tratamento preventivo e curativo dos eventos comentados no texto. O tratamento se faz com mudanças dos hábitos de vida, alimentação saudável, atividade física e medicamentos de uso temporário ou continuados. E lembremos ainda: colesterol e triglicérides elevados/acima de 200mg/dL ou 150mg/dL, nesta ordem, tornam o organismo um estado inflamatório. gorduras, placas de colesterol, obesidade são condições metabólicas em permanente estado inflamatório. O que facilita outras doenças. Prevenção é a melhor estratégia para essas doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!