OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 284 (16 a 30/06/2018) – ‘Turismo nos Municípios’

Uruaçu (com ilustração da praça Cristo Rei, construída pela Prefeitura e, inaugurada em junho): potencial turístico elevado (com contrapartida justa do governo federal seria ainda mais; o Município carece desse apoio) e reduto com espaços aprazíveis nas zonas urbana e rural – Foto: Marcello Dantas – @levedeviagem, www.facebook.com/levedeviagem

‘Atualizada categorização do Mapa do Turismo. Municípios merecem mais’

 

O governo federal atualizou a categorização do chamado Mapa do Turismo Brasileiro com os Estados. Só que os Municípios merecem atenção maior, bem maior do Ministério do Turismo. Jeito para isso é possível, face as muitas oportunidades quando o assunto é finança, algumas delas proporcionadas pela própria municipalidade, geradora de rendas, repassadas para Brasília.

Do próprio órgão, em fevereiro: ‘O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais. A atualização do instrumento revelou um crescimento da atuação do turismo em 358 municípios. O estudo também revelou queda no desempenho de alguns municípios, seja pela redução do seu fluxo turístico ou pelo encolhimento da mão-de-obra ou infraestrutura ligada ao setor.’.

Cada cidade do Brasil tem o que oferecer de positivo, nem que seja apenas uma, duas, três opções turísticas, o que já basta para atrair turistas consumidores do comércio local e usuários da prestação de serviço local, geralmente pagando à vista pelos consumos. Isso é motivo para conquistas, economicamente comentando.

O governo federal precisa, urgente, viabilizar melhor a atuação de cada Unidade federativa e de todos os Municípios, pois as dificuldades são infinitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!