Recuperação asfáltica de vias públicas soma R$16 milhões

Recapeamento de alta representatividade: primeira etapa marca o início de uma das maiores ações de infraestrutura urbana já realizadas em Uruaçu.

Parceria com o Governo de Goiás garante investimento da ordem de R$16 milhões para recuperação da malha viária urbana e melhorias na mobilidade – Fotos, inclusive da home: Foto: Secom/Prefeitura de Uruaçu

 

Programa executado em diferentes etapas. Aqui, obra na rua Coronel Aristides, no Centro – Foto: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Recuperação de vias públicas da Prefeitura/Goinfra: melhorias em ruas e avenidas de vários bairros. Na foto, o prefeito Machadinho, assessoria e vereadores visitam canteiro inicial da obra de pavimentação

 

Em andamento, sob coordenação da Prefeitura de Uruaçu, a primeira etapa do maior programa de recapeamento já realizado no Município representa investimento de cerca de R$16 milhões, mantendo o compromisso da gestão 2025-2028 com a melhoria da malha asfáltica urbana e da mobilidade para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Na primeira fase do benefício praticado sob parceria com o Governo de Goiás, os serviços incluem microrrevestimento asfáltico em importantes vias públicas, garantindo mais durabilidade ao pavimento, segurança, conforto no trânsito e condições de trafegabilidade mais amplas.

O programa Goiás em Movimento Municípios (GMM), iniciativa executada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), foi criado para garantir maior resistência do asfalto e reduzir problemas de décadas provocados pelo desgaste das ruas e avenidas, especialmente após o período chuvoso. Além de qualificar o tráfego urbano, o recapeamento contribui diretamente para a valorização dos bairros e maiores suportes.

Para etapas seguintes, a Prefeitura informa que vai avançar para outras regiões da cidade, conforme o cronograma técnico elaborado pelas equipes de engenharia e infraestrutura.

Em dados da Administração Machadinho (MDB), a parceria entre o Governo de Goiás e a Prefeitura transformou a cidade em verdadeiro canteiro de obras. A recuperação asfáltica avança por ruas e avenidas de todas as regiões, em investimento histórico para o Município, realizado com planejamento, responsabilidade e união.

‘Uruaçu não para e segue avançando rumo a uma infraestrutura cada vez melhor, valorizando cada bairro e trazendo mais qualidade de vida’, consta no esclarecimento.

 

Investimento mesclado

Confira a relação dos espaços contemplados, que, segundo o Executivo nortense, representa o sonho de milhares de uruaçuenses, que está se tornando realidade:

* Rua Americano do Brasil (onde as obras tiveram início)

* Rua Coronel Aristides

* Rua Dona Cândida

* Rua Isabel Fernandes de Carvalho

* Avenida Benedito Almeida Campo

* Avenida Getúlio Vargas

* Avenida Santana

* Avenida Transbrasiliana

* Avenida Pedro Ludovico

* Rua Jacinto da Silva Rocha Vidal (antiga Quintino Bocaiúva)

* Rua Goiás

* Rua Bahia

* Rua Leopoldo de Bulhões

* Avenida Tocantins

* Rua Adelino Fernandes de Carvalho

* Rua Acre

* Rua Francisco Fernandes

* Rua Palmas

* Rua Porto Nacional

* Rua Miracema do Norte

* Rua Rio Verde

* Avenida Galdino Moreira de Souza

* Rua Joaquim Fernandes

* Rua Anápolis

* Ao lado da Quadra 17

* Rua Ceres

* Rua Humberto de Campos

* Rua Oldrado da Silva Rocha Vieira

* Rua Ceará

* Avenida Araguaia

* Rua Alexandre Rose

* Rua Califórnia

* Rua Cristiane Rose

* Rua 2

* Avenida JK

* Rua 2.019

* Rua 2.001

* Rua 2.007

* Rua 2.014

* Rua 2.002

* Rua Antônio Moraes

* Rua MS-08

* Avenida Maria Sebastiana da Silva

* Avenida JK (anel rodoviário)

* Rua Antônio de Moraes

* Rua 2.020

* Rua 2.003

* Rua 2.004

* Rua 2.005

* Rua 2.006

* Rua Maria Sebastiana

* Rua RDI-08

 

Lançamento e drenagem

Para marcar o início dos trabalhos, o prefeito esteve na Americano do Brasil acompanhado de secretários municipais, vereadores e lideranças locais, apresentando detalhes do cronograma de execução e destacou a importância do investimento para o desenvolvimento da cidade.

Trata-se de uma das principais vias de Uruaçu, corredor estratégico de ligação até a sede do Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN). O local foi escolhido como ponto de partida devido a sua relevância para o tráfego urbano e ao grande fluxo diário de veículos e pedestres.

Para a Prefeitura, o plano de recapeamento foi elaborado com base em um amplo levantamento técnico realizado em diversos bairros e vias públicas. O estudo identificou os pontos mais críticos da malha viária, permitindo que os recursos sejam aplicados de forma estratégica e eficiente, garantindo maior durabilidade das intervenções e melhores condições de trafegabilidade aos usuários em geral.

Além do recapeamento asfáltico, a Prefeitura de Uruaçu também executa, com recursos próprios, amplo programa de recuperação e manutenção de bueiros em diferentes pontos. A iniciativa tem como objetivo melhorar o sistema de drenagem urbana, prevenir alagamentos e preservar o conjunto estrutural.

Machadinho acompanha de perto o andamento dos serviços, conversando com as equipes e vistoriando as frentes de trabalho. Avaliando que ‘as ações representam mais uma etapa do compromisso assumido com a modernização da infraestrutura urbana e com a construção de uma cidade cada vez mais organizada, segura e preparada para o futuro’, a Administração municipal manifesta: ‘Com investimentos estruturantes e planejamento técnico, a Prefeitura segue avançando na recuperação da cidade, promovendo melhorias que impactam diretamente o dia a dia da população e contribuem para o desenvolvimento sustentável’.

 

Regiões hospitalares

Em mais investimentos do segmento, o Executivo detalha sobre ‘mais segurança, organização e mobilidade para quem passa diariamente pela região hospitalar de Uruaçu’: ‘Por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a Prefeitura segue avançando com o trabalho de renovação da sinalização viária nas principais ruas e avenidas. Serviços foram realizados recentemente em espaços próximos aos hospitais Serra da Mesa, e Edmundo Fernandes, além da região que concentra sedes de laboratórios, clínicas, e de grande fluxo de veículos e pedestres’.

A gestão comunica ainda que ‘a ação inclui revitalização da sinalização horizontal, reforçando a segurança no trânsito, melhorando a orientação dos motoristas e garantindo mais tranquilidade para pacientes, profissionais da saúde e toda a população que circula pelo local diariamente. A Prefeitura de Uruaçu segue investindo em infraestrutura urbana, e mobilidade para construir uma cidade cada vez mais segura e organizada para todos’.

 

(Informações, sob adaptações: Secom/Prefeitura de Uruaçu. Com atualizações e com acréscimo de dados)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!