Recapeamento de alta representatividade: primeira etapa marca o início de uma das maiores ações de infraestrutura urbana já realizadas em Uruaçu.

Parceria com o Governo de Goiás garante investimento da ordem de R$16 milhões para recuperação da malha viária urbana e melhorias na mobilidade – Fotos, inclusive da home: Foto: Secom/Prefeitura de Uruaçu

Programa executado em diferentes etapas. Aqui, obra na rua Coronel Aristides, no Centro – Foto: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

Recuperação de vias públicas da Prefeitura/Goinfra: melhorias em ruas e avenidas de vários bairros. Na foto, o prefeito Machadinho, assessoria e vereadores visitam canteiro inicial da obra de pavimentação
Em andamento, sob coordenação da Prefeitura de Uruaçu, a primeira etapa do maior programa de recapeamento já realizado no Município representa investimento de cerca de R$16 milhões, mantendo o compromisso da gestão 2025-2028 com a melhoria da malha asfáltica urbana e da mobilidade para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Na primeira fase do benefício praticado sob parceria com o Governo de Goiás, os serviços incluem microrrevestimento asfáltico em importantes vias públicas, garantindo mais durabilidade ao pavimento, segurança, conforto no trânsito e condições de trafegabilidade mais amplas.
O programa Goiás em Movimento Municípios (GMM), iniciativa executada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), foi criado para garantir maior resistência do asfalto e reduzir problemas de décadas provocados pelo desgaste das ruas e avenidas, especialmente após o período chuvoso. Além de qualificar o tráfego urbano, o recapeamento contribui diretamente para a valorização dos bairros e maiores suportes.
Para etapas seguintes, a Prefeitura informa que vai avançar para outras regiões da cidade, conforme o cronograma técnico elaborado pelas equipes de engenharia e infraestrutura.
Em dados da Administração Machadinho (MDB), a parceria entre o Governo de Goiás e a Prefeitura transformou a cidade em verdadeiro canteiro de obras. A recuperação asfáltica avança por ruas e avenidas de todas as regiões, em investimento histórico para o Município, realizado com planejamento, responsabilidade e união.
‘Uruaçu não para e segue avançando rumo a uma infraestrutura cada vez melhor, valorizando cada bairro e trazendo mais qualidade de vida’, consta no esclarecimento.
Investimento mesclado
Confira a relação dos espaços contemplados, que, segundo o Executivo nortense, representa o sonho de milhares de uruaçuenses, que está se tornando realidade:
* Rua Americano do Brasil (onde as obras tiveram início)
* Rua Coronel Aristides
* Rua Dona Cândida
* Rua Isabel Fernandes de Carvalho
* Avenida Benedito Almeida Campo
* Avenida Getúlio Vargas
* Avenida Santana
* Avenida Transbrasiliana
* Avenida Pedro Ludovico
* Rua Jacinto da Silva Rocha Vidal (antiga Quintino Bocaiúva)
* Rua Goiás
* Rua Bahia
* Rua Leopoldo de Bulhões
* Avenida Tocantins
* Rua Adelino Fernandes de Carvalho
* Rua Acre
* Rua Francisco Fernandes
* Rua Palmas
* Rua Porto Nacional
* Rua Miracema do Norte
* Rua Rio Verde
* Avenida Galdino Moreira de Souza
* Rua Joaquim Fernandes
* Rua Anápolis
* Ao lado da Quadra 17
* Rua Ceres
* Rua Humberto de Campos
* Rua Oldrado da Silva Rocha Vieira
* Rua Ceará
* Avenida Araguaia
* Rua Alexandre Rose
* Rua Califórnia
* Rua Cristiane Rose
* Rua 2
* Avenida JK
* Rua 2.019
* Rua 2.001
* Rua 2.007
* Rua 2.014
* Rua 2.002
* Rua Antônio Moraes
* Rua MS-08
* Avenida Maria Sebastiana da Silva
* Avenida JK (anel rodoviário)
* Rua Antônio de Moraes
* Rua 2.020
* Rua 2.003
* Rua 2.004
* Rua 2.005
* Rua 2.006
* Rua Maria Sebastiana
* Rua RDI-08
Lançamento e drenagem
Para marcar o início dos trabalhos, o prefeito esteve na Americano do Brasil acompanhado de secretários municipais, vereadores e lideranças locais, apresentando detalhes do cronograma de execução e destacou a importância do investimento para o desenvolvimento da cidade.
Trata-se de uma das principais vias de Uruaçu, corredor estratégico de ligação até a sede do Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN). O local foi escolhido como ponto de partida devido a sua relevância para o tráfego urbano e ao grande fluxo diário de veículos e pedestres.
Para a Prefeitura, o plano de recapeamento foi elaborado com base em um amplo levantamento técnico realizado em diversos bairros e vias públicas. O estudo identificou os pontos mais críticos da malha viária, permitindo que os recursos sejam aplicados de forma estratégica e eficiente, garantindo maior durabilidade das intervenções e melhores condições de trafegabilidade aos usuários em geral.
Além do recapeamento asfáltico, a Prefeitura de Uruaçu também executa, com recursos próprios, amplo programa de recuperação e manutenção de bueiros em diferentes pontos. A iniciativa tem como objetivo melhorar o sistema de drenagem urbana, prevenir alagamentos e preservar o conjunto estrutural.
Machadinho acompanha de perto o andamento dos serviços, conversando com as equipes e vistoriando as frentes de trabalho. Avaliando que ‘as ações representam mais uma etapa do compromisso assumido com a modernização da infraestrutura urbana e com a construção de uma cidade cada vez mais organizada, segura e preparada para o futuro’, a Administração municipal manifesta: ‘Com investimentos estruturantes e planejamento técnico, a Prefeitura segue avançando na recuperação da cidade, promovendo melhorias que impactam diretamente o dia a dia da população e contribuem para o desenvolvimento sustentável’.
Regiões hospitalares
Em mais investimentos do segmento, o Executivo detalha sobre ‘mais segurança, organização e mobilidade para quem passa diariamente pela região hospitalar de Uruaçu’: ‘Por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a Prefeitura segue avançando com o trabalho de renovação da sinalização viária nas principais ruas e avenidas. Serviços foram realizados recentemente em espaços próximos aos hospitais Serra da Mesa, e Edmundo Fernandes, além da região que concentra sedes de laboratórios, clínicas, e de grande fluxo de veículos e pedestres’.
A gestão comunica ainda que ‘a ação inclui revitalização da sinalização horizontal, reforçando a segurança no trânsito, melhorando a orientação dos motoristas e garantindo mais tranquilidade para pacientes, profissionais da saúde e toda a população que circula pelo local diariamente. A Prefeitura de Uruaçu segue investindo em infraestrutura urbana, e mobilidade para construir uma cidade cada vez mais segura e organizada para todos’.
(Informações, sob adaptações: Secom/Prefeitura de Uruaçu. Com atualizações e com acréscimo de dados)


