Entre os dias 19 e 23 de novembro, a sede do Passeio das Águas Shopping receberá palestrantes internacionais para debater o futuro de uma IA ética.

Com dezenas atrações, evento tem a parceria do Governo de Goiás – Foto, inclusive da home: Comunicação
Goiás se firma de vez como palco dos grandes debates sobre tecnologia no Brasil. Em parceria com a gestão estadual e a Secretária do Estado de Ciência, Tecnologia e inovação de Goiás, a Campus Party acaba de anunciar a quinta edição do evento, com uma novidade: o primeiro Congresso de Inteligência Artificial, que vai colocar especialistas, gestores públicos e a comunidade acadêmica em debate para discutir os rumos da IA na sociedade. Durante o evento, realizado no HUB Goiás, também foram confirmados os primeiros palestrantes, programas e conteúdos que movimentarão o espaço entre.
“A Campus Party é um evento importante de ativação de tudo o que Goiás tem feito em tecnologia e inovação, especialmente na área de Inteligência Artificial. O Estado é referência internacional na área, com o Centro de Excelência em IA (Ceia), que conta com o apoio do Governo de Goiás, além de todo o trabalho de formação de capital humano qualificado em tecnologia que temos feito. Tudo isso estará disponível para a população em um evento que reúne milhares de pessoas”, expõe José Frederico Lyra Netto, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás.
A principal novidade da versão deste ano será a realização do Congresso Internacional de IA by Etos, em parceria com a Secretária-Geral de Goiás (SGG). Depois de cinco edições do Fórum de Regulamentação da IA realizados em distintos Estados do Brasil, este ano a CPGoiás vai promover, de 20 a 22, encontro com diversos debates sobre o uso da Inteligência Artificial em todos os âmbitos da sociedade. Entre os nomes confirmados estão: Luc Ferry, o ex-ministro da Educação da França; Gabriele Mazzini, especialista global em IA; a advogada, professora e comentarista Gabriela Prioli; a jornalista e apresentadora Natuza Nery; o fundador do ITS Rio, Ronaldo Lemos; a cofundadora e CEO da Orby.co, Duda Franklin; e, Clóvis de Barros Filho, jornalista, filósofo e professor de Ética na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
“A realização do primeiro congresso de IA na Campus Party Goiás é simbólica e estratégica, pois o Estado foi pioneiro ao desenvolver a primeira lei sobre o uso de IA no Brasil, e nada mais justo que esse debate ganhe força aqui. Nosso objetivo, junto com o Governo, é transformar o evento em uma referência nacional nessa discussão, reunindo grandes nomes para pensarmos juntos os impactos e as oportunidades que a IA vai trazer para a sociedade”, destaca o presidente global da Campus Party, Francesco Farruggia.
Outro destaque da programação é a participação feminina entre as principais palestrantes, como Martha Gabriel. A autora do best-seller Você, Eu e os Robôs vai abordar o debate sobre educação 4.0 e o impacto humano da tecnologia no futuro do trabalho e da sociedade. Além dela, a CPGoiás5 contará com uma das pioneiras do cenário gamer feminino no YouTube Brasil, Malena Nunes; Carol Oliveira, a Tawna, referência em livestreams e eSports; Maria Luiza, a Moonkase, uma das maiores influenciadoras de games do País; e, Ana Bonassa e Laura Marise, do projeto Nunca Vi 1 Cientista, iniciativa que desmistifica temas complexos da ciência e combate a desinformação na internet com linguagem acessível, bem-humorada e rigor científico.
A CPGoiás5 também vai receber o professor e comunicador Gustavo Guanabara; o fundador do canal no YouTube Space Today, Sérgio Sacani; o criador do canal Ei Nerd, Peter Jordan; além de Muca Muriçoca, Gordox e Bruno Playhard. Ao todo, serão montados dez palcos e além de dois espaços workshops produzidos pela organização e pelas comunidades, além de uma arena de disrupção. O evento terá ainda a segunda edição da Olimpíadas de Inteligência Artificial, organizada em parceria com o Centro de Excelência de IA (Ceia).
“A Campus Party trouxe um grande legado para o Estado, que vai desde a criação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial [CEIA/UFG], passando pela implantação das Escolas do Futuro, dos Laboratórios Include e, mais recentemente, na aprovação da Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial, fruto de discussões realizadas durante as edições anteriores. A CPGoiás é, sem sombra de dúvidas, um marco para a inovação e tecnologia em Goiás”, destaca Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo do Estado de Goiás.
Área Open
O espaço aberto e gratuito da CPGoiás contará com atividades que vão permitir ao público vivenciar de perto o universo da tecnologia e da inovação. Oficinas, simuladores, exposições e experiências interativas vão transformar o ambiente em ponto de encontro que estimula o interesse em aprender e explorar novas possibilidades. Com destaque para a Sala do Futuro e as Oficinas do Instituto Tecnologia e Sociedade, Cappra Institute e Agents Brasil.
A área open contará com a Arena Drone, espaço onde o público poderá participar de workshops que ensinam a montar seu próprio equipamento e também pilotar os veículos aéreos. Além disso, a parte gratuita da Campus Party Goiás contará com a Campus Play, que receberá os tradicionais Campeonatos de eSports e também o Palco Games, com diversas palestras sobre o universo dos jogos eletrônicos.
Para as crianças, a CPGoiás terá à disposição o espaço da Campus Kids, organizado pelo Include. O ambiente contará com quatro Oficinas, nas quais elas poderão testar suas habilidades no Labirinto Elétrico, construir o criativo Robô RabiscoBot, programar o futuro em Jogos com Inteligência Artificial e aprender sobre energia limpa com o Cata-Vento Eólico. Uma programação interativa que combina ciência, arte e sustentabilidade, despertando a curiosidade e a imaginação.
Além disso, Goiás também receberá mais uma edição do Printer Chef, a competição gastronômica com alimentos impressos em impressoras 3D. Outra atração é o espaço da Robocore, com diversas atividades voltadas à robótica e um ambiente dedicado a jogos em realidade virtual e aumentada.
Programas confirmados
A edição cinco da Campus Party Goiás também contará com os principais programas. Destaca-se o Campus Future, voltado para estudantes do ensino fundamental, médio, técnico ou superior, além de recém-formados (até dois anos). Ele busca projetos criativos e com propósito, que proponham soluções reais para os desafios do mundo atual por meio da ciência, tecnologia ou inovação.
A CPGoiás também abre espaço para novos palestrantes com o programa Call 4 Talks, na qual os campuseiros podem compartilhar conteúdos para palestras e workshops durante os dias da Campus Party.
Outro programa confirmado é a Revista Científica Campus Party, que tem o objetivo de garantir espaço a textos científicos de qualidade, relevantes e que estejam na vanguarda de suas áreas para debates durante a Campus Party. Além disso, Goiás vai receber o programa Campus Startup, reunindo diversos empreendedores com projetos inovadores que buscam expandir seus negócios.
O programa de voluntariado também está confirmado, oferecendo aos participantes a oportunidade de colaborar com o evento e adquirir experiência profissional. Por fim, a Campus Party Goiás convida as comunidades e caravanas de todo o Brasil a participarem do evento. Esses dois programas são bastante especiais, pois trazem consigo o espírito da mesma.
Sobre a Campus Party
A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Inteligência Artificial, Robótica, Internet da Coisas, Drones&Pilotagem, eSports, Maker, impressão 3D & Eletrônica, Educação & Projetos Acadêmicos, e Empreendedorismo, Comunidades & Inovação.
O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo o mundo, e já produziu edições em Países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Itália, Canadá, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Uruguai e Singapura. No Brasil, está presente há mais de 15 anos.
(Informações, sob adaptações: Comunicação)