OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 449 (1º a 15/05/2025) – ‘Melhor trânsito nas cidades’

‘Recentes conteúdos publicados no JORNAL CIDADE apontam a relevância de se investir no trânsito’.

Toda união de forças em favor de um trânsito urbano mais ordenado nas cidades é fator essencial – Fotos (Arquivo): Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Toda união de forças em favor de um trânsito urbano mais ordenado nas cidades é fator essencial, haja vista que passa o tempo, as localidades se expandem territorialmente e através de cada população, em meio ao surgimento de espaços domiciliares, comerciais, de prestação de serviço e públicos. Recentes conteúdos publicados no JORNAL CIDADE apontam a relevância de se investir no trânsito.

“Estou muito animado com as melhorias no trânsito de Goiânia, proclamou Sandro Mabel (UB), prefeito da capital de Goiás no início de maio, que também narrou: “Estamos determinados a fazer o trânsito como um todo e, principalmente, o transporte coletivo andar, com ônibus modernos, frota renovada e velocidade para atrair as pessoas – inclusive com ônibus menores para circular nos bairros”.

Em Aparecida de Goiânia, o prefeito Leandro Vilela (MDB) determinou intervenções para integrarem plano de reestruturação viária, promovendo mais fluidez no trânsito, integração entre regiões e melhores condições de mobilidade urbana.

Em Anápolis, o prefeito Márcio Corrêa (PL) optou pela criação do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), desenvolvido pela Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT), com foco de cunho nacional abordando efusivamente o ato de salvar vidas. Na programação, dentro do Maio Amarelo, palestras em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, blitz educativa, atividades em unidades de ensino e entrega de material informativo aos condutores. “Nossa intenção é que a população aplique os conhecimentos em relação às regras de trânsito e que muitas vezes não são colocadas em prática, além de levar ao entendimento dos anapolinos que a mobilidade envolve todos nós. Por isso, precisamos colaborar com atitudes responsáveis e participar do desenvolvimento do PlanMob. Lembrando que a mobilidade envolve não só o condutor, mas também o pedestre, o ciclista, o usuário do transporte coletivo e transporte de cargas”, esclarece Igor Lino Siqueira, diretor de Trânsito e Transportes.

Já em Uruaçu, englobando participação da Prefeitura, do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), da Câmara Municipal, inclusive com iniciativas individuais de vereadores, e outras frentes, desde fevereiro reina a realidade da existência de intervenções no trânsito da cidade nortense, que tende passar por mais novidades.

Do Observatório Nacional de Segurança Viária, sobre o Maio Amarelo: ‘O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!