‘Simpósio’ debate atuação do Legislativo e seu contato com a sociedade

Promovido pela Escola do Legislativo de Uruaçu-GO, inaugurada na mesma data, iniciativa propôs fomentar fundamentais debates sobre a interação entre o Poder Legislativo e a sociedade. ‘Com 232 inscritos, reafirmamos a importância do conhecimento e da participação cidadã. Agora, seguimos com a emissão dos certificados’, comunica a organização.

Simpósio foi oportunidade única para participantes se envolverem com temas debatidos, fortalecimento da educação política e melhor entendimento do funcionamento do Legislativo, esclarece a Escola. À direita/fila inicial, Fábio Vasconcelos (presidente da Câmara), ladeado pela esposa Márcia Regiane – Fotos, inclusive as duas da home: Divulgação

 

Promoção da educação cidadã e fortalecimento de princípios democráticos locais estão entre as metas da Escola do Legislativo de Uruaçu-GO. No evento, diferentes palestras

 

Advogado Demóstenes Torres (esq.), um dos palestrantes; Fábio Vasconcelos; e, Maria Amélia

 

Luciano Bordiga levando a mensagem dele durante o Simpósio

 

Tema do Simpósio foi O Diálogo entre o Poder Legislativo e a Sociedade

 

Maria Amélia, com o advogado Rodrigo Fernandes (esq.) e Daniel Catelli. Procuradora-geral da Câmara Municipal de Uruaçu, ela é entusiasta quando o assunto engloba a criação da Escola Legislativo de Uruaçu-GO, além de ter se notabilizado em relação a idealização e realização do Simpósio

 

Escola homenageou e agradeceu especialistas, a exemplo de Henrique Ziller (dir.), com Luciano Bordiga entregando a honraria

 

Fábio Vasconcelos homenageando Petrônio Pires de Paula

 

Durão (esq.), Demóstenes Torres e Rafael Miguel. Porangatu presente! – Foto: Luiz Felipe/Divulgação

 

Nove dos 13 vereadores por Uruaçu participaram. Aqui, com o advogado Demóstenes Torres, Rones Maia (esq.), Diogo Carvalho e Jhonatha Fernandes

 

Vereadores uruaçuenses Josimar Nogueira (esq.), Fábio Vasconcelos e Luizim Pauferro nos bastidores do Simpósio, que consolida Escola do Legislativo como iniciativa primordial para o fortalecimento da política local

 

Com o tema O Diálogo entre o Poder Legislativo e a Sociedade, Uruaçu sediou em 20 de março o 1º Simpósio da Câmara Municipal de Uruaçu, realizado no plenário da Câmara Municipal.

O evento destacou a importância da interação entre o Poder Legislativo e a sociedade, em ampla programação que ofereceu também palestras e debates sobre temas fundamentais – competência legislativa municipal, governança, integridade na administração pública, controle externo e participação social. ‘Essa iniciativa reforça o compromisso de promover conhecimento, fortalecer o diálogo institucional e aproximar a população das decisões políticas que impactam nosso município’, informou a Escola, que transmitiu ao vivo as atividades, via YouTube e Facebook.

Foi selada parceria com a Faculdade Serra da Mesa (FaSeM) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), que disponibilizaram salas exclusivas aos alunos para participarem em tempo real.

Destacando que o Simpósio ‘foi um sucesso’, ‘com 232 inscritos, reafirmamos a importância do conhecimento e da participação cidadã. Agora, seguimos com a emissão dos certificados. Agradecemos a todos que fizeram parte desse momento histórico!’, a organização manifesta agradecimento: ‘A colaboração de todos reafirma o compromisso da Escola do Legislativo com a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o exercício pleno da cidadania.’.

O Legislativo municipal brasileiro tem ganhado força. Joveny Magalhães de Sá (PL), vereadora de Uruaçu, é símbolo de luta pela criação da Procuradoria da Mulher em Uruaçu, algo visto também – por parte de distintos parlamentares vizinhos, a exemplo da vereadora Gilvânia Márcia (PSSB), em Minaçu, outra cidade do Norte goiano. Porangatu, da mesma forma reduto da região, marcou presença com o presidente da Câmara, Durão (PSDB), e o colega Rafael Miguel (Republicanos).

 

Participação

Entre os presentes, Demóstenes Torres, advogado que palestrou. Igualmente, Daniel Catelli, procurador federal; Petrônio Pires de Paula, auditor de controle externo do Tribunal de Constas dos Municípios (TCM-GO); Henrique Moraes Ziller, auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU); Mariana Barbosa Cirne, procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente, com atuação na Advocacia-Geral da União (AGU); João Trindade Cavalcante Filho, consultor legislativo do Senado; outros especialistas; Rafael Martins de Oliveira, representando Bruno Peixoto (UB), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego); e, vereadores da região.

Também, envolvendo autoridades locais: Paulo Paiva, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Uruaçu. Além de Joveny, Fábio Vasconcelos (PSDB), presidente da Câmara uruaçuense, e os vereadores Diogo Carvalho (PDT), Josimar Nogueira (PSDB), Jhonatha Fernandes (PSB), Luizim Pauferro (PSD), Michel Mindlin (UB), Paulo Cantor (PDT); e, Rones Maia (UB). Maria Amélia, procuradora-geral; Luciano Bordiga, controlador-geral do órgão e acadêmico; e, outros servidores da Casa de Leis. Jovino Júnior, procurador-geral do Município anfitrião. Afonso Antonio Gonçalves Filho, promotor de Justiça. Representantes da segurança pública. Doutor Rodrigo Fernandes, suplente de deputado estadual. Outros advogados. Universitários. Lideranças de variados segmentos. E, populares.

 

Escola

Em dados da representação, a Escola do Legislativo de Uruaçu-GO é ‘um espaço dedicado ao aprendizado, à capacitação e ao fortalecimento da cidadania. Nossa missão é promover conhecimento sobre o processo legislativo e formar cidadãos mais conscientes e participativos.’.

A Escola está à disposição de todo cidadão, toda cidadã.

 

(Jota Marcelo e Márcia Cristina. Com informações da Escola. Sob atualizações)

error: Conteúdo Protegido!!