Mais conhecido por Waldir do Posto Marinheiro, o empresário solidificou raízes em Uruaçu e completaria 85 anos em 18 de agosto próximo.
Natural da baiana Ibitiara, Waldir Gonçalves de Araújo se constituiu em um dos mais tradicionais empresários do interior de Goiás, estado escolhido para residir e atuar, definitivamente, no ano de 1977. Antes, os pais moraram em Uruaçu, implantando e administrando a antiga Casa Ideal, que marcou época na cena comercial da cidade nortense.
Sinônimos de qualidade, as marcas Posto Marinheiro e Churrascaria Marinheiro, localizadas entre Campinorte e Uruaçu (sentido Goiânia), são conhecidas por usuários da rodovia BR-153 de praticamente todo o Brasil, e por outras milhares de pessoas.
Naquele ano, adquiriu o Posto Marinheiro em sociedade com o cunhado Paulo Ribeiro Sobrinho (in memoriam), gerando permanentes dezenas de empregos e ajudando na formação profissional de grande número de colaboradores. Com o tempo, o posto de combustíveis foi alugado para o grupo empresarial Rede de Postos Marajó, sob condições de aluguel – negócio vigente –, com Senhor Waldir atuando em outras opções. Ele também empreendia através do agronegócio.
Waldir estava com Alzheimer há quase uma década, e em informações da família, se encontrava relativamente bem. Na tarde do domingo 19 de janeiro, ao comer um bolo/biscoito, passou por episódio de engasgo, resultando em dificuldade respiratória. Nos primeiros socorros, após tentativa de desengasgar e não conseguir, a família o levou para a sede do Hospital Edmundo Fernandes, onde chegou desacordado. Houve reanimação e logo após foi entubado. O paciente, que ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sofreu uma parada cardíaca, com o óbito ocorrendo às 5h30 da segunda 20.
Família
Waldir integrava a Loja Maçônica 4 de Julho (sediada em Uruaçu), onde era grau 33, honorário recebido dentro da hierarquia da maçonaria.
Atencioso, bondoso, compreensivo, carismático, Waldir Gonçalves de Araújo deixa a esposa Maria Ribeiro de Araújo (Dona Maria Ribeiro) e os filhos Paulo Henrique Ribeiro de Araújo, proprietário do Petro Posto (Uruaçu), e Vandeli Teixeira.
O velório foi agendado para a partir das 13h, no salão da Pax, Uruaçu. O sepultamento, às 18h, no cemitério Santana.
(Jota Marcelo. Com atualizações)