Morre, aos 84 anos, Waldir Gonçalves de Araújo

Mais conhecido por Waldir do Posto Marinheiro, o empresário solidificou raízes em Uruaçu e completaria 85 anos em 18 de agosto próximo.

Waldir Gonçalves de Araújo: empresário tradicional do interior goiano – Foto, inclusive da home: Secom/Prefeitura

 

Em 2018, ao ser homenageado pela prefeitura de Uruaçu com a Comenda Coronel Gaspar Fernandes de Carvalho, ladeado por Valmir Pedro (dir.) e doutor Juarez Lourindo, então prefeito e vice-prefeito – Foto: Secom/Prefeitura

 

Com colegas maçônicos (centro, em pé) – Foto: Aplicativo

Natural da baiana Ibitiara, Waldir Gonçalves de Araújo se constituiu em um dos mais tradicionais empresários do interior de Goiás, estado escolhido para residir e atuar, definitivamente, no ano de 1977. Antes, os pais moraram em Uruaçu, implantando e administrando a antiga Casa Ideal, que marcou época na cena comercial da cidade nortense.

Sinônimos de qualidade, as marcas Posto Marinheiro e Churrascaria Marinheiro, localizadas entre Campinorte e Uruaçu (sentido Goiânia), são conhecidas por usuários da rodovia BR-153 de praticamente todo o Brasil, e por outras milhares de pessoas.

Naquele ano, adquiriu o Posto Marinheiro em sociedade com o cunhado Paulo Ribeiro Sobrinho (in memoriam), gerando permanentes dezenas de empregos e ajudando na formação profissional de grande número de colaboradores. Com o tempo, o posto de combustíveis foi alugado para o grupo empresarial Rede de Postos Marajó, sob condições de aluguel – negócio vigente –, com Senhor Waldir atuando em outras opções. Ele também empreendia através do agronegócio.

Waldir estava com Alzheimer há quase uma década, e em informações da família, se encontrava relativamente bem. Na tarde do domingo 19 de janeiro, ao comer um bolo/biscoito, passou por episódio de engasgo, resultando em dificuldade respiratória. Nos primeiros socorros, após tentativa de desengasgar e não conseguir, a família o levou para a sede do Hospital Edmundo Fernandes, onde chegou desacordado. Houve reanimação e logo após foi entubado. O paciente, que ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sofreu uma parada cardíaca, com o óbito ocorrendo às 5h30 da segunda 20.

 

Família

Waldir integrava a Loja Maçônica 4 de Julho (sediada em Uruaçu), onde era grau 33, honorário recebido dentro da hierarquia da maçonaria.

Atencioso, bondoso, compreensivo, carismático, Waldir Gonçalves de Araújo deixa a esposa Maria Ribeiro de Araújo (Dona Maria Ribeiro) e os filhos Paulo Henrique Ribeiro de Araújo, proprietário do Petro Posto (Uruaçu), e Vandeli Teixeira.

O velório foi agendado para a partir das 13h, no salão da Pax, Uruaçu. O sepultamento, às 18h, no cemitério Santana.

 

(Jota Marcelo. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!