‘EDITORIAL’ – Edição 436 (16 a 31/10/2024) – ‘Prefeitos, vereadores e as transições’
Transições, saídas e entradas com qualidade nos municípios.
Definidos os prefeitos dos municípios brasileiros nas eleições 2024 – o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz que 51 deles alcançaram vitórias através do segundo turno, dos quais 15 em capitais –, o momento é de voltar atenção máxima para a transição governamental, acontecimento que abre oportunidades para saídas e entradas qualificadas das/nas prefeituras.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM) e, no caso goiano, a Associação Goiana de Municípios (AGM) e a Federação Goiana de Municípios (FGM), recomendam sempre que os gestores em fim de mandato viabilizem diálogos, entendimentos, repasses de informações, com os que estão chegando, por meio de equipes de transição. A ABM lançou, com acesso gratuito, virtual, o caderno técnico Encerramento e Transição de Mandatos em Municípios Brasileiros.
Quando se trata de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, colocar em prática a pretensão de honrar isso e muito mais, o esforço mútuo da parte de todos deve reinar.
Quando a transição ocorre com normalidade (saídas, transições, entradas com qualidade; relacionamento institucional respeitoso, obediência ao ordenamento jurídico), ambas partes saem ganhando, em especial a população de cada localidade.
O setor público carece de eficiência contínua de resultados e necessita ampliar o trabalho com finalidade coletividade.
Ser prefeito (o responsável pela administração, pelas prioridades de investimento, do planejamento e execução de obras públicas com recursos arrecadados, via recolhimento de impostos e taxas), vice-prefeito (que número maior de vices possa, de fato, trabalhar, e não apenas receber salários), vereador não é só concorrer, ganhar, ser diplomado e assumir. A responsabilidade, diante dos colaboradores, da sociedade das representações, é sem fim.
O vereador representante da população na Câmaras Municipal deve fiscalizar o trabalho do Executivo, votar o orçamento público do município, analisar, criar e modificar leis versando sobre série de temas que diretamente impactam o cotidiano da população. Triste quando os parlamentares passam a maioria do tempo preocupados apenas com favores pessoais aos sujeitos que lhes procuram… Exames, medicamentos, pagamento de contas de energia, luz, fora outras causas. Que essas ajudas ocorram, mas a missão central não deve ser essa. Melhor ainda se empregos forem disponibilizados aos pedintes. Ainda tem gente que deseja trabalhar, para não ter que ficar só pedindo.
Em somatória de forças, que cada equipe Executivo-Legislativo se desdobre para empreenderem com êxito atividades nas mais variadas áreas.
- 07/06/2026 23:42:47 - ‘O fato novo na Paraíba: defensor fiel de Ronaldo Caiado mete o pé na porta’ e entra forte na corrida para o Senado’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 01/06/2026 01:15:42 - ‘Tarzan de Castro: a voz inquebrantável da resistência e o legado vivo de um homem cosmopolita’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 01/06/2026 00:44:01 - ‘A diplomacia da submissão: como o clã Bolsonaro alinhou-se aos EUA e comprometeu a soberania nacional’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 25/05/2026 19:06:50 - ‘O desafio do compliance entre a publicidade remuneratória e o direito antitruste’ – Mariana Piva Zadra David [Artigo
- 24/05/2026 08:03:45 - ‘Fenômeno do bolsonarismo: entre a alienação coletiva e o longo caminho da reconstrução nacional’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 23/05/2026 12:04:24 - ‘EDITORIAL’ – Edição 474 (16 a 31/05/2026) – ‘Algoritmos, aliciamento, demência...’
- 22/05/2026 09:12:08 - ‘Zacharias Calil: o médico que separa siameses e une ciência, ética e política, rumo ao Senado’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 17/05/2026 11:20:37 - ‘O porquê de o governador Daniel Vilela continuar governando Goiás’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 12/05/2026 21:01:40 - ‘EDITORIAL’ – Edição 473 (1º a 15/05/2026) – ‘Visão, câncer, algo além...’
- 12/05/2026 19:14:29 - “Anselmo Pereira, ‘Prefeito de Honra’: o arquiteto da Goiânia moderna e seu legado de 11 mandatos”
- 05/05/2026 23:58:15 - ‘Alego devolve R$550 milhões do duodécimo ao Tesouro Estadual para obras de infraestrutura’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 30/04/2026 00:16:31 - ‘EDITORIAL’ – Edição 472 (16 a 30/04/2026) – ‘Suas crianças. As telas. Os perigos!’
- Ver todo o histórico


