Em sua terceira edição, ação usará teatro e material explicativo para buscar conscientização pelo fim do assédio e violência sexual.
A Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) realiza, na semana de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a terceira edição da campanha Deixe a mulher em paz na Ceasa Goiás. Serão desenvolvidas ações das 8h às 11h na terça-feira 7 – apresentações teatrais – e, às 9h de quarta-feira 8 – distribuição de brindes e material explicativo. No entreposto de Goiânia, cerca 25 % dos trabalhadores são mulheres, porém, apesar do número expressivo, o público feminino ainda sofre constrangimento, principalmente em relação ao assédio verbal (o “fiu-fiu”) e ao olhar invasivo (intrusive staring).
Com base nessa realidade, foi criado material gráfico para orientar a mulher sobre como agir quando o “elogio” extrapola os limites aceitáveis. Os panfletos orientam, ainda, sobre como e quem procurar em caso de importunação sexual e moral. Esse ano, em específico, a Ceasa Goiás adotou uma estratégia mais chamativa para abordar o tema: a contratação de atores para captar a atenção dos homens e mulheres sobre a questão do assédio e violência contra a mulher. Com isso, busca-se que o assediador/agressor se veja no papel desempenhado pelo ator e busque uma mudança comportamental.
Contratação cultural
Para criar os esquetes teatrais, a Ceasa contratou a companhia teatral da atriz Juliana Helena Alves, que na terça 7, apresentará pequenas histórias sobre a temática violência e assédio à mulher, a serem representadas em vários pontos do mercado da Ceasa Goiás.
No dia 8 de março, às 9h, a mulher trabalhadora da Ceasa Goiás será contemplada com brindes, distribuição de material gráfico com alertas sobre a violência e, ainda, vai receber absorventes higiênicos por meio do Programa Dignidade Menstrual, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS). O objetivo, segundo o presidente da empresa, Jadir Lopes de Oliveira, é levar à mulher a certeza de que na Ceasa Goiás ela pode ficar tranquila, transitar sem medo, se sentir importante e atendida em suas necessidades.
(Informações: Assessoria de Imprensa da Ceasa Goiás)