Objetivo do vereador Fábio Vasconcelos (Solidariedade) ocorreu através de chapa única. “Iremos marchar juntos, pelo bem do nosso Município”, discursou o parlamentar na tribuna, após a conquista.
Vereador em segundo mandato, Fábio Rocha Vasconcelos não teve concorrente, alcançando o propósito de se eleger presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, hoje comandada por Francisco Carlos de Carvalho (Chiquinho), que conduziu a sessão da eleição, transcorrida na manhã deste 16 de novembro.
O ato público aconteceu dentro da normalidade, ao contrário de algumas edições passadas, quando exaltados ânimos foram vistos no plenário Vereador Antônio de Freitas Carvalho do Edifício Vereador José Fernandes Neto, localizado no Centro da cidade nortense.
Classificando como momentos sublimes a eleição e o êxito alcançado, Fábio Vasconcelos disse, como mensagem oficial aos demais 12 pares da Câmara: “Iremos marchar juntos, pelo bem do nosso Município. Honrado com a confiança dos meus colegas, meu compromisso é com o bem do nosso povo”, assinalando também que não poderia “esquecer do meu saudoso pai”, Mozart Vasconcelos, presidente da Casa de Leis (1981/1982). Ele também foi prefeito, no mandato 2 de fevereiro de 1983-31 de janeiro de 1989.
Citou também o irmão Saulo Vasconcelos, vereador na legislatura 2001-2004; o primo Edeguimar Vasconcelos, vereador na legislatura 1997-2000; e, os tios Dércio Vasconcelos (vereador na legislatura 1989-1992) e Wilson Vasconcelos, atuante em parte da legislatura 2005-2008 (junho a dezembro/2008), após assumir vaga de Lourencinho, que renunciou para se dedicar ao pleito eleitoral daquele ano, quando foi eleito prefeito.
Vereadores que usaram a palavra na referida sessão registraram parabéns aos integrantes da futura direção do órgão.
Composição
A posse administrativa dos novos integrantes da mesa diretora ocorre naturalmente quando o relógio marcar o primeiro segundo do dia 1º de janeiro de 2023. A tendência é que a sessão ordinária pioneira do novo ano, em fevereiro, terá momento especial reservado para a posse comemorativa.
A composição da mesa diretora do ano vindouro assim ficou constituída:
Presidente: Fábio Vasconcelos (Solidariedade)
Vice-presidente: Michel Mindlin (UB)
Primeiro secretário: Paulo Cantor (PSD)
Segundo secretário: Chiquinho (sem partido)
Primeiro suplente: Célia Bueno (sem partido)
Segundo suplente: Edimar Elias (Republicanos)
Os demais sete parlamentares do Legislativo uruaçuense são Domingas Quilombola (Solidariedade), Elói dos Santos (UB), Edivaldo França (Republicanos), Gordin Eventos (Cidadania), Jhonatha Fernandes (Podemos), Rony Piettro (UB) e, Bia (Cidadania – que não participou do pleito).
(Jota Marcelo. Com atualizações)