Willian Veloso viabiliza iniciativas em favor de mães atípicas

Vereador Willian Veloso institui Política Municipal de Proteção e Atenção às Mães Atípicas e ‘Semana Municipal das Mães Atípicas em Goiânia’.

Iniciativas do vereador valorizam mães atípicas – Foto, inclusive a da home: Comunicação

 

Mães atípicas são mulheres e/ou cuidadoras que são verdadeiras guerreiras, lidando com cuidados de crianças com deficiência, síndromes, transtornos, doenças raras, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno do déficit de atenção (TDA), dislexia, entre outros.

Devido a condição de mãe, em sua maioria, solo, essas mulheres são as que mais demandam políticas públicas para compensar a falta ou perda de vínculos familiares, sociais e profissionais.

Atento a esse clamor, Willian Veloso (PL), vereador por Goiânia, conseguiu transformar em lei política completa para cuidar também dessas mães tão resilientes, além de dias de conscientização que promova debate e divulgação científica sobre o tema da maternidade atípica.

 

Diretrizes

A Política Municipal de Proteção e Atenção às Mães Atípicas é providencial para atender essa demanda popular. Ela visa promover a assistência psicológica e psiquiátrica às mães de pessoas com deficiência, com foco especial naquelas de baixa renda, e a inclusão social das mães atípicas, combatendo a invisibilidade, o estigma enfrentados no cuidado de pessoas com deficiência.

Essa Política Municipal tem como diretrizes estimular a realização de campanhas de conscientização da população sobre a importância do apoio às mães atípicas, a capacitação e formação continuada de profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação para o atendimento de mães atípicas e a criação de grupos de apoio, presenciais e virtuais, que ofereçam acolhimento das mães atípicas e suas famílias.

A proposta também parte da premissa de que é de fundamental relevância a celebração de parcerias ou convênios com universidades e instituições de pesquisa para promover estudos e pesquisa sobre a saúde mental das mães atípicas e os impactos do cuidado de pessoas com deficiência em sua qualidade de vida, bem como, com órgãos públicos, mais organização da sociedade civil.

 

‘Semana’

Já a Semana Municipal das Mães Atípicas* será realizada, anualmente, na primeira semana de abril. A ideia é promover a assistência psicológica e psiquiátrica às mães de pessoas com deficiência, com foco especial naquelas de baixa renda e a inclusão social das mães atípicas, combatendo a invisibilidade, o estigma enfrentados no cuidado de pessoas com deficiência.

Os objetivos da iniciativa são incentivar a promoção de políticas públicas de proteção às mães atípicas, a realização de encontros, seminários, conferências e fóruns de debates, com temas de relevância social, que tenham como foco central a maternidade atípica e a realização de concursos, oficinas temáticas, cursos e afins que promovam a mãe atípica.

Além disso, ela integrará o Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiânia, passando a ser patrimônio cultural do povo goianiense na luta e defesa por cuidar das mães que cuidam desses goianinhos tão singulares.

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!