Universidade de Rio Verde aprova criação de curso de Medicina em Uruaçu

Dividido em 12 semestres, curso de bacharelado em Medicina foi idealizado para ter início em 2025, com abertura inicial de 60 vagas. Seria o primeiro curso de Medicina no Norte goiano.

Procedimento interno da instituição visando implantação do curso de Medicina em Uruaçu – Imagens, inclusive da home: Divulgação

 

Durante a 95ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário da FESURV-Universidade de Rio Verde (Consuni), realizada em 8 de abril, foi aprovada, internamente, a abertura e o funcionamento do curso de Medicina na Universidade de Rio Verde (FESURV), Câmpus Universitário do município de Uruaçu – Estado de Goiás.

No propósito, as instalações do Câmpus e do curso envolvem o ano 2025, com 60 vagas semestrais iniciais e duração de seis anos.

Por meio da modalidade bacharelado, o curso tem funcionamento no turno integral, com carga total de 7.895 horas e integralização mínima de 12 semestres letivos.

O Conselho da instituição de ensino superior é presidido por Alberto Barella Netto. Além da sede (administrativa) Rio Verde, localizada no Sul de Goiás, a mesma, também chamada de UniRV, tem unidades em Goiânia e diferentes cidades do interior do Estado – Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Formosa, Goianésia e Luziânia.

Em média, o valor da mensalidade tende girar no valor de R$6 mil. O JORNAL CIDADE apurou que o reitor Barella apresentou um valor mensal que cada estudante deixa na cidade. Contatos, na matriz: (64) 3611-2200.

 

CEE vai avaliar propósito

Trata-se de decisão interna, resultado, principalmente do fato de Uruaçu ter se colocado novamente na condição de grande polo da saúde do Norte, algo que havia ocorrido nos anos 1980.

A aprovação ou não definitiva para o funcionamento do curso é de responsabilidade do Conselho Estadual de Educação (CEE), sediado em Goiânia. Um processo desenvolvido através de reunião, verificando a viabilidade da implementação, e publicação de Edital para o sistema educativo estadual, momento em que a idealização estaria permitida ser colocada em prática.

Desde o início de 2024, uma Comissão interna no CEE desenvolve atividades para a elaboração de Edital para abertura de cursos de Medicina, seguindo os princípios do sistema federal de ensino.

Em Goiás, atualmente são cinco as instituições de ensino superior no sistema estadual – quatro municipais (UniRV, Centro Universitário de Mineiros [Unifimes], Centro Universitário de Goiatuba [UniCerrado] e Faculdade de Anicuns [FEA]) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Como objetivos, a abertura de dois cursos, um na região Norte e outro na região de Iporá/da cidade de Goiás, com cuidado amplo para que ambos não se posicionem próximos a outros já implantados

Das instituições municipais, a UniRV é a maior universidade do Brasil e a que mais oferta cursos de Medicina, cobrando mensalidade no valor correspondente a 50% da cobrada por universidades particulares. Instituições municipais seguem regime próprio criado pela Constituição Federal de 1988, que permite a cobrança de mensalidades.

Com o Edital publicado, a UNIRV programou reunião e resolveu criar o curso em Uruaçu, que “apresenta excelente condição para receber o curso”, comenta uma fonte, completando que para Uruaçu, a abertura do curso público de Medicina é um salto na qualidade de vida da cidade.

 

(Jota Marcelo. Colaborou: Márcia Cristina. Com atualização)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!