Dividido em 12 semestres, curso de bacharelado em Medicina foi idealizado para ter início em 2025, com abertura inicial de 60 vagas. Seria o primeiro curso de Medicina no Norte goiano.
Durante a 95ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário da FESURV-Universidade de Rio Verde (Consuni), realizada em 8 de abril, foi aprovada, internamente, a abertura e o funcionamento do curso de Medicina na Universidade de Rio Verde (FESURV), Câmpus Universitário do município de Uruaçu – Estado de Goiás.
No propósito, as instalações do Câmpus e do curso envolvem o ano 2025, com 60 vagas semestrais iniciais e duração de seis anos.
Por meio da modalidade bacharelado, o curso tem funcionamento no turno integral, com carga total de 7.895 horas e integralização mínima de 12 semestres letivos.
O Conselho da instituição de ensino superior é presidido por Alberto Barella Netto. Além da sede (administrativa) Rio Verde, localizada no Sul de Goiás, a mesma, também chamada de UniRV, tem unidades em Goiânia e diferentes cidades do interior do Estado – Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Formosa, Goianésia e Luziânia.
Em média, o valor da mensalidade tende girar no valor de R$6 mil. O JORNAL CIDADE apurou que o reitor Barella apresentou um valor mensal que cada estudante deixa na cidade. Contatos, na matriz: (64) 3611-2200.
CEE vai avaliar propósito
Trata-se de decisão interna, resultado, principalmente do fato de Uruaçu ter se colocado novamente na condição de grande polo da saúde do Norte, algo que havia ocorrido nos anos 1980.
A aprovação ou não definitiva para o funcionamento do curso é de responsabilidade do Conselho Estadual de Educação (CEE), sediado em Goiânia. Um processo desenvolvido através de reunião, verificando a viabilidade da implementação, e publicação de Edital para o sistema educativo estadual, momento em que a idealização estaria permitida ser colocada em prática.
Desde o início de 2024, uma Comissão interna no CEE desenvolve atividades para a elaboração de Edital para abertura de cursos de Medicina, seguindo os princípios do sistema federal de ensino.
Em Goiás, atualmente são cinco as instituições de ensino superior no sistema estadual – quatro municipais (UniRV, Centro Universitário de Mineiros [Unifimes], Centro Universitário de Goiatuba [UniCerrado] e Faculdade de Anicuns [FEA]) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Como objetivos, a abertura de dois cursos, um na região Norte e outro na região de Iporá/da cidade de Goiás, com cuidado amplo para que ambos não se posicionem próximos a outros já implantados
Das instituições municipais, a UniRV é a maior universidade do Brasil e a que mais oferta cursos de Medicina, cobrando mensalidade no valor correspondente a 50% da cobrada por universidades particulares. Instituições municipais seguem regime próprio criado pela Constituição Federal de 1988, que permite a cobrança de mensalidades.
Com o Edital publicado, a UNIRV programou reunião e resolveu criar o curso em Uruaçu, que “apresenta excelente condição para receber o curso”, comenta uma fonte, completando que para Uruaçu, a abertura do curso público de Medicina é um salto na qualidade de vida da cidade.
(Jota Marcelo. Colaborou: Márcia Cristina. Com atualização)