Em 2019 e 2020, a Câmara Municipal da cidade nortense teve como presidente o vereador Taroba, que permanece em dia com a Casa de Leis, o TCM, TRE-GO e TSE. Ele é pré-candidato a prefeito de Uruaçu, nas eleições 2024.
Em recente análise, as contas da Câmara Municipal de Uruaçu de 2020 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), sem constatação de problemas nos números. O mesmo havia acontecido em relação ao exercício 2019.
O julgamento regular é mais uma prova favorável a então presidência de Antônio de Sousa Reis (Taroba), que comandou a Casa de Leis nos anos 2019 e 2020.
No jargão popular dos corredores públicos-políticos, Taroba presidiu a Câmara sem causar problemas para ele, a Casa de Leis, o contador e para o TCM.
O fato de o Tribunal de Contas dos Municípios aprovar na íntegra as contas da Câmara uruaçuense (na gestão Taroba) é conquista coletiva, especialmente para o agora ex-presidente. Em histórico infeliz, maioria absoluta dos então presidentes tem contas rejeitadas, realidade que resulta em transtornos, inclusive inegilibilidade.
Em dia com a Câmara, o TCM, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Taroba prossegue trabalhando e mantendo contatos públicos-populares, ajudando Uruaçu progredir, mesmo não se reelegendo na campanha 2020.
Lembrando que Uruaçu tem 13 vereadores, na classificação geral das urnas o mesmo alcançou o 11º lugar (327 votos/1,61%), ficando na suplência. Não se reelegeu devido quociente eleitoral, método pelo qual se distribuem as cadeiras legislativas pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras (cinco concorrentes se elegeram com votação menor que a dele). Se dependesse da vontade democrática do eleitorado, Taroba teria sido eleito.
Pré-candidato para 2024
Taroba foi eleito duas vezes e desempenhou as funções de vereador nas legislaturas 2013-2016 e 2017-2020. Jamais sofreu qualquer advertência ou punição na Câmara. Nas eleições 2022, atuará apoiando candidatos a deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República. Para as próximas eleições municipais, em 2024, ele é pré-candidato a prefeito (conjecturas, nesse sentido, estão em andamento) ou a vereador.
Baiano que no início da década de 1970 (ainda criança) empreendeu moradia em Uruaçu com a família, sob liderança da saudosa mãe Domingas de Souza Reis, Taroba é policial civil concursado há 31 anos, vive a expectativa da aposentadoria e, cursou História na Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Uruaçu; e, Educação Física, na mesma instituição (na vizinha Niquelândia). Também é pós-graduado em História e Cultura Afro-brasileira, pela Prominas.
Abaixo, toda a apreciação do TCM.
(Jota Marcelo. Com atualizações)