Prefeito diplomado da capital Goiânia define novo secretariado para integrar a gestão 2025-2028. Confira nomes.
Sandro Mabel (UB), prefeito diplomado de Goiânia, tornou público 100% o quadro de auxiliares na tarde de 30 de dezembro, durante evento agregado ao que marcou a despedida dele da presidência da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), cargo repassado para André Rocha.
Dois dias antes, o futuro prefeito havia publicado vídeo, dizendo que após “quatro dias, incluindo o ‘Natal’, nossa equipe trabalhou e fechamos todo o secretariado que irá mudar a nossa Goiânia para melhor. Que venha o dia 1º de janeiro e vamos em frente. A equipe está ficando boa. Estamos com a estrutura de todas as secretarias definidas”.
Mabel, aniversariante de 31 de dezembro (agora são 66 anos), que será empossado na data inicial de 2025, dialogou muito para definir os secretários municipais para composição da equipe governamental da prefeitura a partir das primeiras horas de janeiro, quando também a vice-prefeita diplomada Coronel Cláudia Lira (Avante) e os 37 vereadores diplomados serão empossados.
Os 39 eleitos cumprirão agenda de solenidades em diferentes locais. No caso dos representantes do Poder Executivo, incluindo transmissão oficial dos cargos e credenciamento de posse. A solenidade de posse está agendada para 14h, na sede do Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus II da Universidade Federal de Goiás (UFG). Também, os vereadores. O dito credenciamento da posse será registrado na sede da Câmara Municipal, no mesmo dia.
Já transmissão do cargo do atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade), para o sucessor Sandro Mabel foi marcada 17h, na sede da prefeitura.
A sessão solene da Câmara Municipal que elegerá a mesa diretora 2025-2026 ocorrerá no plenário da Casa de Leis, por volta das 17h30/18h, com candidatura única do atual presidente Romário Policarpo (PRD).
Os assessores
Em linhas gerais, entre esses 26 auxiliares do escalão central da administração Sandro Mabel estão nomes novatos e outros já de experiências anteriores com atuação em uma prefeitura. Os mesmos tomarão posse em 2 de janeiro, 9h, na sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Confira a relação dos nomes da equipe:
Administração (Semad) – Celso Dellalibera
Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia – Gustavo Toledo da Silva Lima
Agência do Meio Ambiente (Amma) – Zilma Percussor Campos Peixoto
Articulação Institucional e Captação – Vanderlei Toledo Júnior
Casa Civil – Gabriela Machado Tejota
Chefia de Gabinete – Thiago Ferreira
Comunicação – Djan Hennemann
Controladoria-Geral – Juliano Gomes Bezerra
Cultura – Uugton Batista
Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – Diogo Luiz Franco de Freitas
Educação – Giselle Faria
Engenharia de Trânsito – Tarcísio Abreu
Esportes e Lazer – Luiz Alberto Sardinha Bites
Fazenda – Valdivino de Oliveira
Gestão de Negócios e Parcerias – Lukas Kitão (vereador reeleito pelo UB, após a posse se licenciará. Primeiro suplente, Paulo Magalhães, do mesmo partido, assumirá a vaga na Câmara)
Governo – Sabrina Garcez
Habitação e Regularização Fundiária – Juliano Santana
Infraestrutura (Seinfra) – Francisco Elísio Lacerda
Inovação e Transformação Digital – Fábio Christino
Planejamento e Urbanismo Estratégico (Seplanh) – Ana Carolina de Souza Almeida
Procuradoria-Geral (PGM) – Wandir Allan de Oliveira
Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos – Eerizânia Freitas
Saúde – Luiz Gaspar Pellizzer
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Coronel Cléber Aparecido dos Santos
Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia (GoiâniaPrev) – Carolina Alves Luiz Pereira
Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS) – Paulo Henrique Rodrigues Silva (Paulo Henrique da Farmácia)
(Jota Marcelo e Márcia Cristina. Com atualizações)