Sandro Mabel, Leandro Vilela e Márcio Corrêa vitoriosos: tendências de pesquisas confirmadas

Resultados de 27 de outubro em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis foram próximos dos números apresentados por pesquisas sérias nos últimos dias.

Vitórias de Sandro Mabel (esq.) e Leandro Vilela (3º esq.) na Grande Goiânia fortalecem projetos futuros do governador Ronaldo Caiado (2º esq.) e vice-governador Daniel Vilela (dir.) – Fotos e imagens (inclusive a da home): Divulgação

 

Nas três cidades goianas em que houve realização de 2º turno no domingo 27 de outubro, as vitórias de Sandro Mabel (UB), em Goiânia; Leandro Vilela (MDB), Aparecida de Goiânia; e, Márcio Corrêa (UB), Anápolis, apresentaram normalidade, comparadas com os cenários das pesquisas de opinião pública sérias publicadas nos últimos dias.

As três localidades terão administradores inéditos no mandato 2025-2028. Nenhum deles exerceram mandatos executivos, atuando apenas no Poder Legislativo, inclusive na Câmara Federal.

Com índice de abstenção recorde em todo o Brasil, novamente o eleitorado nacional, inclusive o goiano, não se sentiu mobilizado para ir votar. O ato de não votar resulta em multa de menos de R$5. No maior município brasileiro – São Paulo, onde Ricardo Nunes (MDB) foi eleito com 59,35% dos votos válidos –, o índice de abstenção atingiu 31%.

 

Tranquilidade

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, conversou com jornalistas na sede do Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no edifício-sede do órgão, em Brasília-DF, na tarde-noite da data da eleição.

Ela disse que se reuniu com forças de segurança, na sala de situação, instalada no TSE, e que foi informada de que a votação em todo o País ocorreu sem intercorrências.

“Então, estamos, realmente, tendo um domingo democrático, um domingo de eleições sem nenhum tipo de dificuldade”, declarou a magistrada.

 

Goiânia: Sandro Mabel realiza sonho de 32 anos atrás

De Mabel, após apuração vitoriosa: “O sonho de transformar Goiânia e a fé em Deus foram os combustíveis que me moveram”.

Chapa Sandro Mabel/Tenente Cláudia: após 36 anos, prefeitável aliado do governador de Goiás alcança vitória para a Prefeitura da capital

 

32 anos após a primeira tentativa, Sandro Mabel se elegeu prefeito da capital Goiânia, pela coligação União por Goiânia (UB, Avante, MDB, Podemos, Agir, PRD, Republicanos) e que tem na vice, a Coronel Cláudia (Avante).

Sandro Mabel (UB) somou 353.518 votos (55,53% dos votos válidos, contra 283.054 (44,47%) de Fred Rodrigues (do PL e que havia ficado em primeiro no turno inicial).

Deputado estadual na legislatura 1991-1994, deputado federal por Goiás nas legislaturas 1995-1999, 2003-2007, 2007-2011 e 2011-2015, e natural de Ribeirão Preto-SP, Sandro Antônio Scodro completará 65 anos em 31 de dezembro, um dia antes da posse.

Ele é empresário-sócio da Gama Sucos e Alimentos (GSA) e foi proprietário da indústria Mabel até 2011, quando a vendeu para Pepsico. Eleito no ano 2019 presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, foi reeleito em 2022. Se licenciou da instituição no mês de junho – substituído por André Rocha –, para se candidatar à Prefeitura. Atuando na Fieg, integrou a diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi registrado o comparecimento de 677.881 eleitores (65,80%) às urnas, sendo 636.572 votos válidos. O total de votos em branco foi de 14.229 (2,10%) e os votos nulos contabilizaram 27.080 (3,99%). O índice de abstenção foi de 34,20% (352.393).

 

‘Fazer de Goiânia a melhor capital’

Em Rede social de Mabel, foi publicada a Nota:

O sonho de transformar Goiânia e a fé em Deus foram os combustíveis que me moveram nesses 210 dias de pré-campanha e campanha. Sempre com agendas cheias, discutindo, planejando e trabalhando muito para visitar cada canto da cidade, levando esperança às pessoas que querem uma gestão eficiente. Hoje comemoramos a vitória, e reforçamos nosso compromisso com cada cidadão, de trabalhar ainda mais para fazer de Goiânia a melhor capital do Brasil.

Conhecer a minha vice Coronel Cláudia foi um dos grandes presentes que ganhei ao assumir essa missão. Uma mulher experiente, de fibra, trabalhadora e que vai estar no comando da cidade ao meu lado, enfrentando os grandes desafios que nos esperam para fazer de Goiânia uma cidade melhor.

Agradeço ao governador Ronaldo Caiado (UB), que depositou em mim sua confiança para gerir essa cidade, e que estará comigo na missão de transformar Goiânia, assim como ele transformou Goiás. Obrigado, governador. Saiba que você vai ter um parceiro no comando da Prefeitura de Goiânia, garantindo que todos os projetos implantados por seu governo para melhorar a vida dos goianos sejam efetivados no município para melhorar a vida dos goianienses..

 

[Leia sobre as eleições em Aparecida de Goiânia na próxima submatéria

 

 

Aparecida de Goiânia: Leandro Vilela quer zelar com amor e respeito ao dinheiro público

Palavras do vitorioso Leandro Vilela: “Nosso lema será cuidar das pessoas e da cidade, com amor e respeito ao dinheiro público”.

Chapa majoritária composta por Leandro Vilela (3º esq.) e João Campos (esq.): venceu em Aparecida com 56.554 mil votos de frente

 

Pela coligação Para Aparecida seguir avançando (MDB, PL, PMB, Podemos, PP, PSD, Solidariedade e UB), o candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia Leandro Vilela (MDB) alcançou vitória com 132.230 votos (63,60% dos sufrágios válidos), contra 75.676 votos (36,40% válidos) do deputado federal Professor Alcides (PP).

O vice-prefeito eleito é João Campos (Podemos).

Na legislatura 1997-2000, Leandro foi vereador na goiana Jataí, terra natal. Depois se elegeu deputado federal nas legislaturas 2003-2007, 2007-2011 e 2011-2015, onde compôs, entre outras, as Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR); e, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).

O último cargo público do mesmo foi o de diretor de Operações do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), entre março de 2023 e junho de 2024.

Pecuarista, Leandro Vilela Velloso nasceu dia 7 de novembro de 1975 na goiana Jataí, é primo do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e sobrinho do falecido político Maguito Vilela, eleito prefeito de Goiânia quatro anos atrás e falecido em janeiro de 2021.

 

‘Cuidar das pessoas’

Em informações da Assessoria de Comunicação, Leandro Vilela votou por volta das 10h na Seção 350 da 132ª Zona Eleitoral, situada na sede da Escola Municipal de Ensino Integral Darcy Ribeiro, no setor Comendador Walmor, acompanhado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), do vice-governador Daniel Vilela (MDB), de Gustavo Mendanha (ex-prefeito local), do vice-prefeitável João Campos, Mayara Mendanha (esposa de Gustavo), e da médica Lana Bezerra.

Em coletiva de imprensa, Leandro destacou sua expectativa positiva para o resultado das eleições e reforçou o compromisso de cuidar da população. “Nossa expectativa é que possamos implantar em Aparecida o que os aparecidenses esperam de um novo governo. Nosso lema será cuidar das pessoas e da cidade, com amor e respeito ao dinheiro público. Fizemos uma campanha limpa, transparente e propositiva, resgatando o trabalho iniciado por Maguito e sequenciado por Gustavo Mendanha. E com a parceria do governador Ronaldo Caiado e de Daniel Vilela, traremos ainda mais resultados para a população”, afirmou.

 

[Informações sobre o pleito em Anápolis, na submatéria final

 

 

Anápolis: ‘Sentimento de grande responsabilidade’, diz Márcio Corrêa

“Vamos escrever uma nova página para Anápolis, de desenvolvimento e oportunidades para toda a população”, antecipa o prefeito eleito Márcio Corrêa.

Márcio Corrêa (centro) e doutor Walter Vosgrau (esq.): vitória com 58,56% dos votos válidos

 

Com 58,56% (106.263 votos), Márcio Corrêa (PL), coligação Anápolis do lado certo (PL, MDB, PRD, Novo, PSD, Avante), foi eleito prefeito de Anápolis, contra 41,44% (75.182) de Antônio Gomide (PT), repetindo o posicionamento do primeiro turno. O vice-prefeito eleito é doutor Walter Vosgrau (MDB), médico cirurgião cardiovascular.

Do total de 192.465 votos (65,76%), foram validados 181.445 (94,27%). Em branco, 4.173 (2,17%). Os nulos, 6.847 (3,56%). A abstenção geral, 100.195 votos (34,24%).

Correa é suplente de deputado federal por Goiás (59.829 votos arrebatados em 2022), foi empossado temporariamente dia 8 de agosto de 2023, e atuou até 6 de dezembro, no lugar do licenciado Célio Silveira (MDB).

Trata-se da segunda tentativa do agora vitorioso para comandar o Executivo anapolino. Em 2020, ao disputar o cargo, ficou em terceiro lugar, atrás de Gomide e do e reeleito Roberto Naves (Republicanos).

Natural de Anápolis, nascido em 31 de maio de 1980, Márcio Aurélio Corrêa é empresário. Antes, atuou 19 anos como cirurgião-dentista. No ensino médio, entre 2003 e 2004, foi professor da rede estadual de ensino, lecionando Biologia e Química.

 

Honrar compromissos

Durante entrevista coletiva após a apuração, Márcio Corrêa disse receber o resultado “com muita alegria e gratidão, mas também com um sentimento de grande responsabilidade. Anápolis é uma cidade maravilhosa, mas temos grandes desafios pela frente. Vamos honrar cada compromisso que assumimos durante a campanha, trabalhando diuturnamente para colocar Anápolis no patamar de desenvolvimento que ela merece”.

Frisando saber que chega o momento de unir a todos, cravou que encerrada a eleição, “agora vamos governar para todos, independentemente de ideologias. Nosso foco será a união em torno de um projeto de cidade. Vamos escrever uma nova página para Anápolis, de desenvolvimento e oportunidades para toda a população”.

Pontuando que avalia a decisão do eleitorado com responsabilidade, manifestou, agradecendo a votação: “Isso é um reflexo de que a população entendeu as nossas propostas. Fizemos um diagnóstico sério da cidade, ouvimos especialistas e trouxemos soluções reais. Quero também agradecer a Deus, à minha família e a todos que estiveram ao nosso lado durante essa caminhada, especialmente ao nosso time de coordenação e aos partidos aliados”.

Sobre o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, presente em Anápolis no decorrer da campanha, externou: “Agradeço ao presidente Bolsonaro por seu apoio incondicional. Agora, cabe a mim honrar os princípios e valores que defendemos”.

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!