Programa foi lançado pelo Governo de Goiás simultaneamente em oito Municípios, através da Goinfra, na quarta 2 de fevereiro. Em Niquelândia, Rafael representou o presidente da Alego.
Com a iniciativa, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), disponibiliza maquinários, operadores e todo suprimento necessário para a execução de serviços de melhorias viárias em estradas municipais que ficam na zona rural. As primeiras cidades contempladas são Niquelândia, Campos Belos, Quirinópolis, Jataí, Pirenópolis, Caldas Novas, Faina e São Miguel do Araguaia, localidades onde ocorreram entregas simultâneas dos equipamentos ao longo do dia. A previsão é investir R$160 milhões do Tesouro Estadual na manutenção de estradas vicinais não pavimentadas nos próximos três anos.
Em Jataí e Quirinópolis, as solenidades foram comandadas pelo governador Ronaldo Caiado (Democratas), que também inaugurou a recuperação asfáltica de 83 quilômetros da GO-206, no trecho Quirinópolis-Gouvelândia-Inaciolândia, investimento que ultrapassou $20 milhões. Caiado participou, ainda, da cerimônia de posse do prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula, como presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sudoeste Goiano (Amesgo).
Em Niquelândia e Campos Belos, o presidente da Goinfra, Pedro Sales, fez a entrega das patrulhas aos Municípios. Outros representantes do Governo de Goiás participaram de todas as cerimônias de disponibilização do maquinário – em Faina, São Miguel do Araguaia, Caldas Novas e Pirenópolis.
Representando o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) em Niquelândia, Rafael Cascatinha comenta que a iniciativa contempla Municípios de todas as regiões, lembrando ele que o governador possui visão e atenção especiais para com o interior. “Interiorizando as ações, o nosso governador Ronaldo Caiado ajuda, em cada programa, vários Municípios de uma só vez!”, salientou ao JORNAL CIDADE o assessor parlamentar, que conhece bem todo o Norte goiano, pois é de Uruaçu. Em Niquelândia, o evento se realizou no pátio da sede da Prefeitura, na avenida Brasil, Centro.
“Foi com satisfação que estive em Niquelândia, representando o presidente Lissaeur, da mesma forma que estiveram o presidente da Goinfra, Pedro Sales e, o deputado Bruno Peixoto [MDB], líder do governador na Alego”, disse Rafael.
As patrulhas
Dentro do novo programa da Goinfra, o território do Estado foi dividido em quatro lotes ou regiões, que terão duas cidades-base e duas equipes de Patrulha Mecânica Regional disponíveis para atender aos Municípios que pertencem àquela localidade. As cidades-base são o ponto de chegada/partida das equipes, que se deslocam para a execução de obras em vias apontadas por cada prefeitura.
A primeira região abrange 63 Municípios (cidades-base são Araguapaz e Porangatu), segunda região contempla 28 (cidades-base são Teresina de Goiás e São João D’Aliança), terceira região atende a 72 (cidades-base são Mineiros e Rio Verde) e, a quarta região alcança 83 Municípios (cidades-base são Anápolis e Caldas Novas).
Cada patrulha é composta por operadores, 14 máquinas locadas pelo Estado, incluindo todo o serviço de manutenção dos equipamentos e combustível. São quatro caminhões caçamba basculante truck, dois caminhões caçamba basculante toco, dois motoniveladoras, um cavalo mecânico de dois eixos com prancha de três eixos, um rolo compactador pé de carneiro, uma escavadeira hidráulica, um caminhão truck pipa, um trator de pneus tração com grade aradora e uma pá carregadeira com retroescavadeira.
A partir dos convênios celebrados entre a Goinfra e a municipalidade, o Governo de Goiás executará os serviços nas vias vicinais indicadas pelas Prefeituras. Terminada a manutenção em uma cidade, as equipes seguem para a próxima a ser atendida naquela regional. Ao longo dos três anos do contrato celebrado pela Agência para o programa, os Municípios goianos receberão os maquinários do Estado rotineiramente.
(Informações [com Redação]: Comunicação Setorial da Goinfra)