Rafael Gouveia acompanhou entregas do PAA Leite em três instituições.

Rafael Gouveia: “O PAA é importante para garantir a segurança alimentar de quem precisa e fazer parte disso é recompensador” – Foto: Comunicação Setorial
O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, acompanhou na quinta 13 de março, as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos específico para a cadeia láctea (PAA Leite) em Goiânia. Foram doados mais de 2 mil litros de leite, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás (Cooperbelgo), para cinco instituições sociais cadastradas na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Para Rafael Gouveia, essas entregas são importantes para garantir que os goianos mais vulneráveis sejam atendidos por meio das ações do Governo de Goiás. “Eu quis acompanhar de perto algumas dessas entregas e é muito gratificante participar dessa etapa final do programa. Ver as doações sendo realizadas diretamente às instituições. O PAA é importante para garantir a segurança alimentar de quem precisa e fazer parte disso é recompensador”.
Em Goiânia, a previsão era de que fossem distribuídos, semanalmente, cerca de 2.080 litros de leite para cinco instituições, algo que tem se confirmado. As representações beneficiadas são o Instituto Espírita Batuíra, Hospital Espírita Eurípedes Barsanulfo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Abrigo de Idoso São Vicente e Santa Casa da Misericórdia.
Para a responsável técnica da Unidade de Alimentação da Santa Casa, Renata Lourenço, a parceria com a gestão estadual ajuda a oferecer serviço de excelência. “Com o leite recebido, a instituição economiza na compra do insumo e ainda oferece aos pacientes um produto de qualidade, rico em proteína. Estamos muito felizes com a doação de 600 litros de leite que vamos receber semanalmente”, contava nos bastidores do evento.
Renata explica ainda como o leite é utilizado na alimentação dos pacientes atendidos pela instituição. “Ele está presente tanto no desjejum, quanto na preparação de bolos, em dietas específicas, como líquida ou pastosa. O leite, no hospital, está em quase todo cardápio que é preparado para os pacientes. É um ingrediente que não pode faltar na cozinha”, afirma.
O PAA Leite é uma iniciativa do Governo de Goiás, realizada pela Emater Goiás, Secretaria de Agricultura do Estado (Seapa) e da OVG, que visa adquirir leite de organizações associativas ou Cooperativas de agricultores familiares. O alimento é distribuído para instituições sociais que assistem famílias em situação de vulnerabilidade social ou em estado de insegurança alimentar e nutricional.
Outra beneficiária que foi contemplada com a doação semanal de 550 litros do PAA Leite foi o Hospital Psiquiátrico Casa de Eurípedes Barsanulfo. Segundo a nutricionista da unidade, Cibele Ramos, a doação vai atender cerca de 230 pacientes, além de auxiliar na alimentação dos colaboradores da unidade.
“Estamos muito gratos por sermos um dos contemplados, porque somos instituição filantrópica e as doações são necessárias para continuarmos fazendo o nosso trabalho. O leite é um alimento vital e está presente no café da manhã, na preparação de bolos, quitandas e mingaus, entre outras”, explica.
Prorrogação PAA Leite
A previsão é que sejam distribuídos 1,14 milhão de litros de leite, beneficiando cerca de 17 mil famílias em vulnerabilidade social em todo o estado.
Ficou decidido que as entregas desta edição serão realizadas até final de março, entretanto, o prazo do PAA Leite foi prorrogado por mais 180 dias. Dessa maneira, as entregas serão feitas até 27 de setembro.
(Informações, sob adaptações: Comunicação Setorial da Emater Goiás)