Um dos mais municipalistas governadores goianos, o educado e atencioso Ary Valadão gostava de visitar as cidades interioranas, destinando emendas, verbas, viabilizando e inaugurando obras.
Morreu nesta segunda-feira 9 de agosto de 2021 na capital Goiânia, Ary Ribeiro Valadão, governador de Goiás na década de 1970. Segundo informações, de causas naturais – e estaria tratando de pneumonia, em casa –, aos 102 anos e, Comunicado foi expedido por familiares e amigos.
Advogado criminalista, pecuarista e industrial, foi indicado governador de Goiás pelo então presidente da República Ernesto Geisel e, administrou o Estado no período 1979 a 1983. Antes havia sido prefeito da cidade natal, Anicuns-GO., duas vezes (1947-1951 e 1955-1959); deputado estadual entre 1959 e 1967; deputado federal de 1967 a 1979; e, pelo Tocantins, deputado federal (1989-1991), além de ocupar cargos estaduais em distintos períodos.
A esposa Maria Valadão foi deputada federal na legislatura 1990-1994.
Um dos mais municipalistas governadores goianos, Ary Valadão gostava de visitar o interior, viabilizando e inaugurando, sem burocracia, obras estruturantes. Exemplo disso, o estádio Serra Grande, em Uruaçu e que posteriormente passou a ter o nome dele.
Mirando menos desigualdade econômica regional, trabalhou muito em favor do desenvolvimento das regiões Norte (que sedia Uruaçu) e Nordeste do Estado, ainda não dividido com o Tocantins.
Com o projeto Rio Formoso, em Formoso do Araguaia (ainda reduto goiano), chamou atenção internacional, com a implantação de sistema irrigado e produção em alta escala, propiciando a mecanização, via cooperativismo.
Também dedicou tempo para os projetos Frutas Nobres; Alto Paraíso; e, Caju – existentes com sucesso e insucesso, com teorias e práticas.
Comunicado
Em 1990, sem a popularidade anterior, disputou o Governo de Goiás, pleito vencido por Iris Rezende Machado. Ocupou, por um ano, o cargo de secretário estadual de Justiça, na gestão Irapuan Costa Júnior (1975-1979)
Abaixo, o Comunicado:
É com muito pesar que comunico-lhes a passagem, nesta manhã, do ex Governador Ari Valadão, pai das nossas amigas Lúcia e Liliam. Meus sentimentos as amigas queridas e a D. Maria! Não há palavras capazes de amenizar a dor de todos vocês neste momento tão difícil..
(Jota Marcelo. Com atualizações)