Presidente do Tribunal de Justiça registrou boas-vindas e parabenizou o novo desembargador, destacando sua “trajetória exemplar e dedicação à magistratura”. A posse foi agendada para esta terça 25 de março.

Murilo Vieira de Faria: no cargo de desembargador, via critério de merecimento – Foto: Centro de Comunicação Social (CCS)
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) escolheu, durante sessão extraordinária realizada na segunda 24 de março, o juiz substituto em segundo grau Murilo Vieira de Faria para o cargo de desembargador, pelo critério de merecimento. O magistrado vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Zacarias Coelho Neto e atuará na 3ª Câmara Cível do Tribunal. A sessão foi presidida pelo chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Leandro Crispim.
Na ocasião, o presidente registrou as boas-vindas e parabenizou o novo desembargador, destacando sua “trajetória exemplar e dedicação à magistratura”. Leandro Crispim também ressaltou que esta foi a terceira vez que Murilo Vieira de Faria integrou a lista tríplice para o cargo de desembargador pelo critério de merecimento e, conforme previsto na Constituição Federal (CF), passou a ser naturalmente escolhido para o cargo. Crispim afirmou ainda a confiança de que “o novo membro do TJGO contribuirá significativamente para o fortalecimento da Justiça goiana”.
A posse foi agendada para a terça-feira 25 de março.
Trajetória
O novo desembargador é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO – 1993); possui mestrado em Responsabilidade Civil pela Universidade de Girona, na Espanha (2021/2023); MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getulio Vargas (FGV – 2009/2012); é especialista em Direito Processual Penal e Direito Penal pela Academia da Polícia Civil (1993/1995); e, especialista em Direito Público pela PUC-GO/Faculdade Serra da Mesa (FaSeM) (2003/2005).
No Judiciário goiano, atuou como diretor do Foro da comarca de Uruaçu (períodos entre 2000 e 2014); juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (2017/2019); juiz de entrância final titular do 4º Juizado Especial Cível da comarca de Goiânia (2015/2023); juiz em respondência na comarca de Goiânia (2013/2014); e, juiz eleitoral em zonas eleitorais nas comarcas de Barro Alto, Estrela do Norte, Niquelândia, Petrolina de Goiás, Piranhas e Uruaçu.
No Tribunal de Justiça, atuou ainda como juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), nas dependências da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG); como juiz coordenador da Comissão de Improbidade e Combate à Corrupção (Decreto nº 1.346/2019), da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (gestão fevereiro 2019/fevereiro 2021), dentre outras coordenações.
(Informações, sob adaptações: Centro de Comunicação Social [CCS])